Compartilhe

Inauguração da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama é marcada pela emoção
Fotos: Helena Marquardt/ADR Ibirama

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Jamir Marcelo Schmidt, participou nesta quarta-feira, 17, da inauguração da sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama. A cerimônia, que foi marcada pela emoção, foi realizada no jardim da casa histórica no Centro da cidade que será ocupada pelas voluntárias.

Em seu discurso, Schmidt lembrou a história de uma jovem apiúnense, de apenas 29 anos, que perdeu a batalha contra o câncer, mas declarou ter certeza que muitas vidas serão preservadas graças ao trabalho da Rede em Ibirama. “Essas mulheres fazem um trabalho maravilhoso e o Governo do Estado quer ser parceiro no que for preciso. Acompanhei de perto a luta dessa jovem, as idas a Florianópolis para buscar tratamento e a volta com os efeitos colaterais da quimioterapia. Mas ela fazia esse percurso sempre com alegria e mesmo quando o médico disse que não poderia fazer mais nada por ela, ela não perdeu a fé. Espero que essas voluntárias tenham a mesma força de vontade e determinação para começar essa caminhada em Ibirama.”

Inauguração da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama é marcada pela emoção

A presidente da RFCC de Ibirama, Cintia Catafesta Francisco, agradeceu o empenho de todos que contribuíram de alguma forma para que o sonho da fundação e inauguração da sede saísse do papel, e lembrou o trabalho das voluntárias. “Obrigada a cada uma doou um pouco do seu tempo. Quem for ajudado ganha muito, mas nós que estamos ajudando ganharemos muito mais.”

A vice-presidente da Rede, Tayana Marchetti Meirelles, ressaltou que para ela a entidade tem um significado especial. “É um motivo de muito orgulho abraçar essas causa e ajudar as pessoas que passam pela doença. Como tive câncer senti na pele o que é isso e espero poder colaborar pelo menos um pouquinho com cada pessoa que enfrentará essa batalha."

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, também se emocionou ao lembrar a mãe que faleceu vítima de câncer e disse estar feliz em poder ceder o imóvel histórico para uma causa tão importante. “Tenho certeza que ele será preservado ainda mais e agora com uma utilidade para a rede que vem trabalhar com a prevenção e apoio as famílias que estão passando por um tratamento de câncer. MInha mãe estaria muito feliz de ver este momento.”

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do município (CDL), Anicanor Jacinto lembrou que os lojistas também apoiaram a causa e enfeitaram as vitrines com a cor rosa. “O comércio sempre abraça as boas causas e é parceiro mobilizando toda a cidade para dar ainda mais força”, comentou.

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina, Sônia Maria Rieg Fischer, também prestigiou o evento e ressaltou que todas as mulheres do município ganham com a fundação da RFCC em Ibirama. “Fico muito honrada em estar aqui sabendo das atividades que elas farão, juntamente com o Poder Público, empresários e outras entidades. É bonito ver isso, ver toda a cidade envolvida e por isso estou muito emocionada. Essas mulheres realmente são fantásticas.”

Helena Marquardt
Fone: (47) 3357-8909 / 98434-4810
E-mail: imprensa@iir.sdr.sc.gov.br