Compartilhe

Servidora do MEC palestra em Ibirama sobre modelo de educação da Finlândia
Fotos: Helena Marquardt/ADR Ibirama

Conhecida por sua excelência em educação, a Finlândia foi tema de uma palestra ministrada pela servidora do Ministério da Educação Joelma Kremer para diretores de escolas estaduais e municipais na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama nesta segunda-feira, 7.  O objetivo da capacitação é inspirar os gestores com a história do país nórdico que transformou a sua realidade e hoje é referência em todo o mundo no que diz respeito ao ensino.

Joelma ressalta que o modelo finlandês é relativamente simples e vários aspectos podem ser incorporados à rotina brasileira. “Uma das coisas que eles fazem com muita propriedade é, por exemplo, contextualizar sempre os assuntos que estão sendo trabalhados com a realidade do estudante e isso é uma coisa muito simples que podemos fazer. Outra questão é sempre aliar a prática porque é ela que dá sentido ao conhecimento teórico.”

Servidora do MEC palestra em Ibirama sobre modelo de educação da Finlândia

A servidora do MEC revelou ainda que outro segredo do sucesso é a capacitação dos professores para que eles estimulem a independência dos alunos. “Lá a gente fala que o processo de aprendizagem é centrado no estudante e isso envolve que o papel do professor seja mais de um tutor do que propriamente de direcionador das atividades, que são amplamente desenvolvidas e partem da iniciativa dos alunos, sempre dentro de um planejamento prévio do professor que não perde a importância nem reduz seu nível de trabalho.”

A diretora do Centro de Educação Infantil, Moisés Amaral, Dolíria Konell, foi uma das profissionais que prestigiaram o evento e destaca que o modelo finlandês é inovador e também pode ser adotado pelos profissionais brasileiros. “Temos bastante garra e competência para chegar lá e o que precisamos é essa motivação para buscarmos novos desafios e dar mais autonomia para os nossos alunos”, falou.

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama

 

Próximos eventos