Compartilhe

O Governo do Estado inaugura na sexta-feira (18), às 14h, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Florianópolis, que englobará diversos órgãos para ação em desastres no Estado. A cerimônia será transmitida por videoconferência pelos centros regionais, sendo um deles em Itajaí, na Rua Vereador José Carlos Mendonça, nos fundos da Câmara Municipal de Vereadores, e poderá ser acompanhada por qualquer cidadão interessado.

O Cigerd já é referência internacional e faz parte do sistema de proteção e defesa civil implantado recentemente em Santa Catarina. A estrutura vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres. “O Centro é uma estrutura moderna, que com certeza trará muito mais proteção a todos os catarinenses, repassando informações mais precisas à população e agindo mais rapidamente para ajudar possíveis vítimas”, afirmou o governador na visita que fez na semana passada.

A intenção da Defesa Civil é integrar os setores governamentais para o gerenciamento de crise e dar resposta mais rápida em situações de risco, conforme o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

Integração com as regiões

O Cigerd é autossuficiente e foi preparado para manter a comunicação com as 20 regionais da Defesa Civil, mesmo em situações muito adversas. Os centros foram distribuídos pelo Estado com base no planejamento que levou em conta localização geográfica, população e recorrência de fenômenos da natureza. Cada um possui 160 m² em uma estrutura feita de aço galvanizado.

No projeto foram utilizadas as maiores referências em gestão de crises e desastres do mundo adaptados às características e necessidades de Santa Catarina. No Cigerd foram investidos R$ 44 milhões, provenientes do Pacto por Santa Catarina e do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil.

O Centro fica junto ao prédio da Defesa Civil, na Avenida Governador Ivo Silveira. 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Defesa Civil SC

Silvia Letícia Daleffe

Assessoria de Comunicação

Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
Fone: (47) 3398 5950/14