Compartilhe

Mais de 80 escolas da rede pública municipal e estadual de Itajaí, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas participarão da 5ª Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, na próxima quinta-feira, 19, a partir das 9h, na EEB Elfrida Cristino da Silva, no Bairro São Vicente, em, Itajaí.

O evento reunirá trabalhos desenvolvidos por alunos de 11 a 14 anos sobre o tema central “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas” e cada escola, por meio de um delegado, um suplente e um representante nomeados, deverá defender o projeto perante outros jovens.

Conforme a coordenadora da etapa regional, Raquel Orsi, o objetivo é fazer com que os próprios alunos elejam os melhores trabalhos. “Será um dia inteiro para avaliação e escolha dos projetos, que serão apresentados em vídeos, slides ou banners. A dinâmica é muito democrática e todas as escolas competem em situação de igualdade, já que seguem as regras estipuladas nacionalmente”, explica a coordenadora. Os projetos devem tratar de problemas e soluções para questões da comunidade local e que possam ser colocados em prática, como recuperação de mata ciliar, captação da água da chuva, entre outras abordagens.

Os cinco melhores trabalhos serão levados à estadual, entre os dias 7 e 9 de maio, em Laguna. A etapa nacional será nos dias 15 e 19 de junho, em Brasília, com a participação de apenas um projeto de Santa Catarina. “Vamos torcer para que uma escola da nossa região alcance a última etapa”, observa Raquel.

Desde 2017, a Gerência Regional de Educação incentiva a participação das escolas no evento. Para chegar a um projeto, é preciso dedicação de alunos e professores em pesquisas de livros e publicações sobre o tema, entrevistas com pessoas experientes da comunidade local, de órgãos públicos, de agências de saneamento e tratamento de água, secretarias e universidades. “É uma oportunidade para que a escola pense coletivamente em prol de um bem tão precioso como é a água, com projetos que poderão virar realidade”, analisa a coordenadora.

Assessoria de Comunicação
Silvia Letícia Daleffe
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
Fone: (47) 3398-5950/14