Compartilhe


Fotos: ADR Itajaí

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli,  o secretário executivo de Itajaí, Fredolino Alfredo Bento, e o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, inauguraram nesta sexta-feira, 13, o  Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Itajaí, instalado na Rua Vereador José Carlos Mendonça, Bairro Ressacada, nos fundos da Câmara Municipal de Vereadores. 

Para o secretário regional, o Cigerd concretiza a presença da Defesa Civil na região. "Além de ser um local de trabalho, tem algo simbólico que representa o compromisso do Governo do Estado com a segurança da população. Essa é mais uma etapa vencida, que se soma aos investimentos feitos na construção de barragens, na implantação de sistemas de monitoramento por radares, o que nos dá um conforto maior para viver na Foz do Rio Itajaí-Açu sabendo que estamos mais preparados para lidar com as adversidades", declarou o secretário.

Segundo Moratelli, a entrega do projeto resultará em respostas mais rápidas para a população. “Todas as ações de defesa civil serão interligadas com outras secretarias e centros instalados em Florianópolis e em outras regiões do Estado”, observa.

O Cigerd atenderá os nove municípios pertencentes à região da ADR Itajaí, mais Luis Alves e Ilhota, com ações de segurança pública, saúde ou sanidade animal.  O coordenador regional da Defesa Civil, Eliezer Cardoso, explica que o Cigerd será um ponto de referência para os trabalhos de profissionais da área, para ações desde treinamentos, planejamentos e atuação em situações de crises. "A região tem histórico de enchentes e no momento em que o fato acontece é necessário ter uma base para concentração dos serviços de resposta à população. O local é seguro, com gerador próprio de energia e estará em operação mesmo em casos de crises extremas", observa. 

A estrutura possui cerca de 160 metros quadrados, construída com nove módulos de ferro galvanizado e contou com investimento de R$ 853 mil pelo Governo do Estado. O terreno foi doado pela Prefeitura de Itajaí.

O evento contou com a presença do ex-secretário regional e atual procurador jurídico da Prefeitura de Itajaí, Gaspar Laus, do comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Ananias, do tenente Daniel, da Marinha do Brasil, do coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Carmos Dias, do secretário municipal da Segurança Pública de Navegantes, Jhonny Coelho, entre outras autoridades. 

Ao todo 20 centros estão sendo instalados em Santa Catarina com o mesmo modelo de Itajaí.

Mais informações para a imprensa
Silvia Daleffe
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
E-mail: sdritajai@gmail.com
Fone: (47) 3398-5950 e (47) 99903-3836
Site: sc.gov.br/regionais/itajai