Compartilhe

A secretária adjunta de Estado da Educação, Elza Moretto, visitou nesta quinta-feira, 30, o canteiro de obras da Udesc e a EEB Higino João Pio, em Balneário Camboriú, na programação do Dia de Ação de Governo, iniciativa do governador Raimundo Colombo para envolvimento dos secretários setoriais com as demandas locais. A ação ocorre paralelamente em outras regiões com a participação de secretários de diversas pastas.

Localizado no Bairro Nova Esperança, o campus da Udesc possui área total de 50 mil m². O primeiro bloco, que atenderá alunos do curso de Engenharia de Petróleo, conta com 2.400 m² de área construída. A obra teve um investimento de R$ 5 milhões.

De acordo com o diretor administrativo da Udesc BC, Alexander Ricardo Martins, o projeto adotou o conceito de green building, construção onde se busca o aproveitamento de recursos naturais. O prédio aproveita a luz natural, terá painéis solares e faz uso inteligente de água nos banheiros, inclusive com abastecimento por água da chuva. Os aparelhos de ar condicionado estão instalados no teto do prédio, melhorando a estética do projeto e com acesso mais rápido na hora da manutenção. As redes elétrica e de lógica foram instaladas em eletrodutos, evitando quebrar paredes em caso de manutenção e expansão. Todas as salas e laboratórios estão equipados com câmeras de segurança e ar condicionado.

Na visita, coordenada pela diretora do campus, Maria Ester Menegasso, e acompanhada pela gerente regional da Educação, Cleonice Berejuk, foi apresentado que o mobiliário para as salas de aula e laboratórios estão em processo final de montagem para abertura do prédio no ano letivo 2018, que iniciará em fevereiro.

O terreno conta com uma grande área de mata nativa, que será preservada. “Catalogamos os tipos de árvores e até mesmo animais que vivem no entorno do prédio.  Será viabilizado um lago e quiosques para que os alunos possam ter um contato maior com o ambiente”, explica o diretor. Também está definida a construção de uma praça para a comunidade do Bairro Nova Esperança.

Na sequência, a comitiva visitou a nova escola do Bairro das Nações, a EBB Higino João Pio. Com 18 salas de aula e capacidade para 2 mil alunos, a escola é a sexta unidade de ensino construída pelo Governo do Estado no município e atenderá alunos do 6º ao 9º ano, além de ofertar o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional - EMIEP em Turismo e Hospedagem. Para os alunos que desejam ingressar futuramente na nova unidade do Bairro das Nações, a orientação é que façam a matrícula a partir desta quinta-feira, 30, na secretaria da EEB Laureano Pacheco, no Bairro Pioneiros. À tarde, na programação do Dia de Ação de Governo houve reunião de alinhamento com diretores escolares, em Itajaí.

Mais informações para a imprensa
Silvia Daleffe
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Itajaí
E-mail: sdritajai@gmail.com
Fone: (47) 3398-5950 e (47) 99903-3836
Site: sc.gov.br/regionais/itajai