Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo reuniu o colegiado de secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional para apresentar as conquistas de Santa Catarina ao longo de 2017 e os encaminhamentos para o fechamento do ano. O encontro realizado nesta sexta-feira, 17, em Lages também contou com a participação dos secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa e da comunicação, João Debiasi e dos assessores de comunicação ADRs.

A reunião teve um tempo reservado ao debate para aprimorar estratégias e posicionamentos do Governo do Estado para o próximo ano.
"É um momento importante para trocarmos ideias, discutirmos os desafios e, principalmente, partilharmos o que deu certo, porque Santa Catarina tem bons indicadores e foi um exemplo de superação em meio à maior crise econômica e política do país", disse Colombo na abertura da reunião.

Profissionais que atuam no Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI) nas regiões das Agências de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Maravilha e Palmitos estarão reunidos nesta terça-feira, 14, no auditório da EEB São Miguel de São Miguel do Oeste, para um Fórum Regional, no qual serão apresentados cases.

O evento, organizado pela Gerência Regional de Educação (Gered) de São Miguel do Oeste, também contará com palestra da técnica da Secretaria de Estado da Educação, Sirley Damin de Medeiros, que falará sobre as projeções do EMI para os próximos anos.

A integradora da Gered de São Miguel do Oeste e coordenadora do Fórum, Beatriz Naue, explica que o objetivo é atualizar os profissionais com informações sobre o Projeto, além de compartilhar experiências exitosas. “Essa troca é muito importante, pois os profissionais saem do evento com ideias que podem ser implantadas em suas escolas”, afirma.

--
Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste

Maravilha - ADR Itapiranga participa de reunião que discute política de integração com a Argentina e o Paraguai
Foto: Vandro Welter / Ascom ADR Itapiranga

Na manhã de quinta-feira, 9, a cidade de Maravilha recebeu o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, para reunião visando aperfeiçoar o núcleo da faixa de fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC). Foi abordada conexão transfronteiriça para implantação de nova rota do milho e a importância dessa matéria prima para o fortalecimento e a expansão do agronegócio na região Oeste. Houve relato das câmaras temáticas do NFSC sobre as ações já realizadas e a discussão de iniciativas de integração fronteiriça entre Santa Catarina, Argentina e o Paraguai.

Autoridades da Argentina participaram do evento e elogiaram a atuação do Governo de Santa Catarina. Entre as autoridades internacionais estiveram o presidente do Bloco de Intendentes, prefeitos e alcades do Mercosul, Ramón Ortellado.

O secretário executivo da ADR Itapiranga, Claudir José Larentis, considera fundamental o papel das agências de desenvolvimento regionais (ADRs) nesse contexto de discussão e tomada de decisões. Segundo Larentis, a nova rota do milho é considerado um canal de oportunidades para o transporte de grãos, por meio da integração fronteiriça entre o Paraguai, Argentina e Santa Catarina.

“Entre as prioridades que irá defender está a estruturação e fluidez da passagem aduaneira de Dionísio Cerqueira, implantação de infraestrutura e funcionamento da passagem aduaneira de Paraíso (SC) a San Pedro (Província de Misiones na Argentina) e a melhoria da estrutura rodoviária do Oeste e Extremo-Oeste catarinense”, aponta o secretário da ADR.

Santa Catarina produz em torno de três milhões de toneladas de milho ao ano e o consumo é no mínimo o dobro. A diferença é comprada no Centro-Oeste do Brasil, na rgentina e no Paraguai, sendo que as distâncias representam aproximadamente o dobro do que está sendo proposto pela Rota do Milho.

Além do secretário executivo da ADR Itapiranga, a microrregião esteve representada no evento pelos gerentes da ADR, Miguel Schneider, Rudi Rasch, Marina Bianchi e Vandro Welter. Contou ainda com a participação do secretário municipal da agricultura de Itapiranga, Herval Trebién.

A rota

A nova rota inicia no departamento de Itapúa (Paraguai), na cidade de Mayor Julio Otaño, passa por Misiones (Argentina), pela cidade de Eldorado com direção a Bernardo de Irigoyen, onde ocorrerá a conexão com o Brasil no Estado de Santa Catarina, através de Dionísio Cerqueira, passando por São Miguel do Oeste.

A proposta tem o envolvimento da Secretaria de Estado do Planejamento, executiva do Núcleo Estadual de Faixa de Fronteira de Santa Catarina (NFSC), do Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para o Oeste de SC com o Bloco dos Prefeitos do Mercosul (BRIPAM), conta com apoio  do Sebrae/SC e Associações dos Municípios do Oeste de Santa Catarina. 

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga

 


Foto: Vandro Welter - Ascom ADR Itapiranga

Na segunda-feira, 6, o Governo do Estado promoveu o 2º Meeting de Turismo em São Miguel do Oeste. O secretário de Estado da cultura, turismo e esportes, Leonel Pavan, disse que o Extremo-Oeste possui grande potencial turístico, porém, pouco explorado. Pavan sugeriu maior ousadia dos empresários da região para proporcionar investimentos no setor. Ele enfatiza que o poder público deva incentivar o turismo, mas que os empreendimentos precisariam necessariamente ser administrados pela iniciativa privada. Leonel citou um exemplo da região e fez referência ao Termas São João que surgiu a partir do poder público, mas que efetivamente passou a funcionar nas mãos da iniciativa privada.   

Pavan mencionou o grande potencial inexplorado das propriedades rurais, elogiou a qualidade dos queijos e das cinco cervejarias artesanais existentes no extremo oeste. Além disso, destacou a qualidade do turismo das águas termais da região, sendo consideradas as melhores do Estado. O secretário de turismo reforçou a importância de novas ações como a fase de implantação de aplicativo de celular para difundir e facilitar o atendimento de turistas em todas as cidades catarinenses. Igualmente fez alusão ao novo SC Rural que promete investimentos no turismo rural. Também citou a importância da campanha nacional “O sul é meu destino”.      

Aproximadamente 200 pessoas participaram do evento. A ADR Itapiranga esteve representada pelo secretário executivo, Claudir Larentis, e os gerentes, Rudi Rasch, Miguel Schneider e Vandro Welter. O atrativo principal da abertura foi a apresentação da orquestra de violões de São João do Oeste, muito aplaudida pela plateia.

Durante a abertura, ainda fizeram uso da palavra o secretário executivo da ADR de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, e o prefeito anfitrião, Wilson Trevisan. O público-alvo do evento foram prefeituras, secretarias municipais de turismo, ADRs, instâncias de governança e trades turísticos.

A programação prosseguiu com a fala do secretário adjunto da secretaria de Estado da cultura, turismo e esportes, Francisco dos Anjos, que abordou sobre estruturação turística: um caminho para o desenvolvimento regional. Teve ainda a participação da diretora de projetos estruturantes, Ana Paula Cardozo dos Santos, que falou sobre a infraestrutura turística no oeste catarinense. O evento ainda contemplou a apresentação de cases da região e houve espaço para apresentação dos municípios das regiões Caminhos da Fronteira, Vale das Águas e Grande Oeste. 

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga