Compartilhe

Maravilha - ADR Itapiranga participa de reunião que discute política de integração com a Argentina e o Paraguai
Foto: Vandro Welter / Ascom ADR Itapiranga

Na manhã de quinta-feira, 9, a cidade de Maravilha recebeu o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, para reunião visando aperfeiçoar o núcleo da faixa de fronteira do Estado de Santa Catarina (NFSC). Foi abordada conexão transfronteiriça para implantação de nova rota do milho e a importância dessa matéria prima para o fortalecimento e a expansão do agronegócio na região Oeste. Houve relato das câmaras temáticas do NFSC sobre as ações já realizadas e a discussão de iniciativas de integração fronteiriça entre Santa Catarina, Argentina e o Paraguai.

Autoridades da Argentina participaram do evento e elogiaram a atuação do Governo de Santa Catarina. Entre as autoridades internacionais estiveram o presidente do Bloco de Intendentes, prefeitos e alcades do Mercosul, Ramón Ortellado.

O secretário executivo da ADR Itapiranga, Claudir José Larentis, considera fundamental o papel das agências de desenvolvimento regionais (ADRs) nesse contexto de discussão e tomada de decisões. Segundo Larentis, a nova rota do milho é considerado um canal de oportunidades para o transporte de grãos, por meio da integração fronteiriça entre o Paraguai, Argentina e Santa Catarina.

“Entre as prioridades que irá defender está a estruturação e fluidez da passagem aduaneira de Dionísio Cerqueira, implantação de infraestrutura e funcionamento da passagem aduaneira de Paraíso (SC) a San Pedro (Província de Misiones na Argentina) e a melhoria da estrutura rodoviária do Oeste e Extremo-Oeste catarinense”, aponta o secretário da ADR.

Santa Catarina produz em torno de três milhões de toneladas de milho ao ano e o consumo é no mínimo o dobro. A diferença é comprada no Centro-Oeste do Brasil, na rgentina e no Paraguai, sendo que as distâncias representam aproximadamente o dobro do que está sendo proposto pela Rota do Milho.

Além do secretário executivo da ADR Itapiranga, a microrregião esteve representada no evento pelos gerentes da ADR, Miguel Schneider, Rudi Rasch, Marina Bianchi e Vandro Welter. Contou ainda com a participação do secretário municipal da agricultura de Itapiranga, Herval Trebién.

A rota

A nova rota inicia no departamento de Itapúa (Paraguai), na cidade de Mayor Julio Otaño, passa por Misiones (Argentina), pela cidade de Eldorado com direção a Bernardo de Irigoyen, onde ocorrerá a conexão com o Brasil no Estado de Santa Catarina, através de Dionísio Cerqueira, passando por São Miguel do Oeste.

A proposta tem o envolvimento da Secretaria de Estado do Planejamento, executiva do Núcleo Estadual de Faixa de Fronteira de Santa Catarina (NFSC), do Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para o Oeste de SC com o Bloco dos Prefeitos do Mercosul (BRIPAM), conta com apoio  do Sebrae/SC e Associações dos Municípios do Oeste de Santa Catarina. 

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga