Compartilhe

Itapiranga - ADR organiza evento da Cidasc para entrega de certificados a propriedades agrícolas
Foto: Vandro Welter - Ascom ADR Itapiranga

O Governo do Estado por meio da Cidasc prossegue com a entrega de certificados de propriedades livres de brucelose e tuberculose na regional de Itapiranga. Na tarde de quarta-feira, 9, a ADR e a Cidasc entregaram mais certificados. O evento aconteceu no auditório da Agencia de Desenvolvimento Regional de Itapiranga.

Estiveram presentes nove produtores rurais que receberam pela segunda vez a certificação livre de brucelose e tuberculose. Eles integram o condomínio agropecuário Boa Fé. A associação conta com agricultores das comunidades de Presidente Becker e Coqueiro desde 2012 e surgiu a partir do Programa SC Rural por meio de apoio financeiro e disponibilização do Médico Veterinário, Alex Lengert. O mesmo havia iniciado o trabalho para a primeira certificação e encaminhou os exames para a segunda certificação das propriedades.

Conforme o gerente de políticas socioeconômicas, rurais e urbanas da ADR, Miguel Schneider, entre as vantagens desta certificação está a comercialização de leite com até cinco centavos a mais por litro vendido, além da questão de saúde pública, pois, tuberculose e brucelose são zoonoses que podem ser passadas dos animais para as pessoas.

De acordo com o gerente da ADR, este trabalho é executado pelo Governo do Estado por meio da Cidasc em parceria com os agricultores. “O Governo do Estado desenvolve várias atividades que visam a melhoria da sanidade animal que já é exemplo para muitos estados, destacando sempre a importância da parceria da Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária e da Pesca, Cidasc, Epagri, agroindústrias, cooperativas, sindicatos, faculdades, universidades, secretarias municipais de agricultura e os agricultores que são verdadeiros empreendedores rurais”.

O evento de certificação de propriedades agrícolas de Itapiranga teve a participação do secretário executivo da ADR, Claudir José Larentis, o gerente regional da Cidasc, Cláudio Trombetta, dos médico-veterinários, João Schuerne, Diogo Gadotti e Luan Paludo, do gerente de políticas socioeconômicas da ADR, Miguel Schneider, e do assessor parlamentar e ex-gerente de agricultura da ADR, Zaclir Stolarski. 

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga