Acontece no dia 27 deste mês o VII Encontro municipal de Jovens Rurais, em Jaraguá do Sul, no Parque da Malwee. Diferente dos outros anos, neste o encontro receberá jovens da microrregião de Jaraguá do Sul, tendo representantes dos municípios de Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder.

Os participantes devem se inscrever até o dia 23 de setembro, diretamente no escritório da Epagri de Jaraguá do Sul, Rua Thufie Mahfud, 155, Centro.

A programação inicia às 8 horas e segue até às 12 horas. A organização do evento é do escritório da Epagri de Jaraguá do Sul, com apoio do Programa SC Rural e parceria da prefeitura de Jaraguá do Sul.

Abaixo programação completa:

8 horas – recepção

8h30 – abertura

9 horas – Palestra “Juventude, realização profissional e sucessão”, com Ainor Lotério

10h30 – Apresentação Cultural

10h45 – Palestra “Como fazer a regularização ambiental da propriedade”, com gerente regional da Epagri, Hector Silvio Haverroth

12 horas - encerramento

Informações adicionais para a imprensa
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.adr.sc.gov.br 
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 98861-2652
Site: sc.gov.br/regionais/jaraguadosul

Figueira de Corupá ganha abraço simbólico
Foto: Ana Cenatti/ADR Jaraguá do Sul

A figueira plantada há exatamente 60 anos na Escola Teresa Ramos, de Corupá, ganhou, nesta quinta-feira, 21, uma homenagem dos professores, ex-professores, diretores, alunos e ex-alunos.

A professora Marilei Silveira de Abreu, autora do livro A Figueira, contou a história do seu livro e se emocionou ao final da apresentação. “Fui convidada a escrever um livro por meio do projeto Preservar é Amar e uma colega deu a sugestão de escrever sobre esta árvore, que já fez parte da história de muitas famílias que passaram por aqui. O livro é uma literatura infantil baseada em dados reais”, falou. Marilei é professora na Escola Municipal Aluísio Carvalho de Oliveira.

O aluno do oitavo ano Mateus Jurandir de Souza Antonieta, 14 anos, falou que, a partir de hoje, a árvore passou a ter um significado maior pra ele. “Todos da minha família estudaram aqui, mas eu não conhecia a história como conheci hoje, foi uma grande homenagem para a árvore que está estampada nas nossas camisetas”, declarou.

Todos os alunos presentes, da Escola Teresa Ramos e também de quatro escolas municipais, cantaram parabéns para a figueira e, depois, deram um abraço simbólico, representando o cuidado e preservação deste símbolo de grandeza da escola.

“Esta árvore tem um significado muito grande para todos nós, é a sua beleza, a sombra, os pássaros que ficam em seus galhos, é realmente um marco que traz beleza e vida para a escola”, finalizou o diretor Lírio Lanznaster, que trabalha na unidade há 12 anos.

A figueira é do gênero Ficus, um dos maiores do reino vegetal, e foi plantada em 1957 pelos alunos do Clube Agrícola Alberto Torres, orientados pelo professor Waldemar Schultz, cuja muda foi adquirida por Leopoldo Seidel. 

Projeto Preservar é Amar

O projeto foi criado e é mantido pelo Grupo Lunelli há 14 anos, com o apoio de parceiros, atua nas áreas de Cultura, Educação e Meio Ambiente. Os livros são distribuídos para os alunos da rede municipal em troca de material reciclável. 

Informações adicionais para a imprensa
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.adr.sc.gov.br 
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 98861-2652
Site: sc.gov.br/regionais/jaraguadosul

Acontece na próxima sexta-feira, 22, o V Seminário Regional de Bananicultura, em Massaranduba. A programação terá início às 9h, com recepção dos participantes, e encerra às 16 horas após visita de campo na propriedade do senhor Célio Jaroczinski.

A organização do evento é do escritório da Epagri de Massaranduba com apoio do Programa SC Rural, Aprobam e Cooperbam.

Abaixo programação:

9 horas – recepção

9h45 – Palestra “Como manter e melhorar a qualidade dos solos dos bananais”, com engenheiro agrônomo Dr. Rafael Cantu – pesquisador Estação Experimental de Itajaí

10h45 – Palestra “Organização e sustentabilidade econômica da bananicultura do norte catarinense”, com a diretora administrativa da Associação dos Bananicultores de Corupá, Eliane Cristina Muller.

11h40 – Lançamento boletim técnico da Epagri: Banana – Recomendações técnicas para cultivo no litoral norte de Santa Catarina.

13h30 – Visita a propriedade do senhor Célio Jaroczinski

- demonstração de áreas com práticas de manejo e conservação do solo em bananais, com o engenheiro agrônomo Dr. Rafael Cantu e engenheira agrônoma Maria Luiza Pereira.

- demonstração de páreas em renovação de bananais com engenheiro agrônomo Msc. Ricardo Negreiros da estação experimental de Itajaí e gerência regional de Itajaí.

- demonstração técnica pulverizador eletrostático – Empresa Bell.

Informações adicionais para a imprensa
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.adr.sc.gov.br 
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 98861-2652
Site: sc.gov.br/regionais/jaraguadosul


Foto: Divulgação / ADR Jaraguá do Sul

Na próxima quinta-feira, 21, Dia da Árvore, às 7h45, na escola estadual Teresa Ramos, em Corupá, serão comemorados os 60 anos da figueira plantada no centro do pátio da unidade.

Esta árvore, do gênero Ficus, um dos maiores do reino vegetal, foi plantada em 1957 pelos alunos do Clube Agrícola "Alberto Torres", orientados pelo professor Waldemar Schultz, cuja muda foi adquirida do senhor Leopoldo Seidel. Era uma muda de apenas 25 centímetros, que se tornou gigantesca. Esta árvore transformou-se no emblema (símbolo da escola), que expressa força, grandeza e desenvolvimento, segundo os coordenadores da unidade.