Centro Regional da Defesa Civil será inaugurado nesta sexta-feira em Joaçaba
Foto: Mayelle Hall / ADR Joaçaba

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inaugura em Joaçaba nesta sexta-feira, 23, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), construído no Bairro Vila Remor, ao lado da antiga Escola Oscar Rodrigues da Nova. O ato será às 15h.

Com investimento de R$ 853 mil do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil, o Cigerd de Joaçaba é um dos 20 centros regionais que estão sendo inaugurados em Santa Catarina. Todos estarão interligados com o Cigerd de Florianópolis, permitindo contato direto com a base em caso de evento adverso na região e facilitando a gestão da crise e resposta rápida ao cidadão.

O Cigerd de Joaçaba possui nove módulos metálicos e tem cerca de 160 metros quadrados. É uma estrutura autossuficiente, capaz de se manter operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, escritório, depósito, alojamento, banheiro e cozinha. O atendimento contempla 13 municípios: Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’ Oeste, Ibicaré, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Tangará, Treze Tílias e Vargem Bonita. O coordenador regional é o sargento Adair José Flamia, cedido pelo 11º Batalhão de Bombeiros Militar.

Ao lado do Cigerd de Joaçaba está instalado o Centro de Logística da Defesa Civil (Celog), com material de ajuda humanitária para atender as regiões Meio-Oeste e Oeste. As estruturas foram viabilizadas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), que cedeu o terreno.

Informações adicionais para a imprensa
Mayelle Hall
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joaçaba