A Secretaria de Estado da Saúde (SES) continua, nesta quinta-feira, 23, a agenda de encontros com prefeitos para intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em Santa Catarina. Desta vez a equipe da SES passará por três municípios do Litoral e do Norte catarinense, todos infestados pelo mosquito. Os encontros iniciarão em Itapema, às 14h, seguindo para Balneário Camboriú às 15h30, e finalizando em Joinville, às 17h30.

O objetivo é buscar o compromisso do gestor municipal, alertando para o aumento expressivo no número de focos e de municípios infestados nessa região. A comitiva contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, o superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi, e o diretor da Vigilância Epidemiológica (Dive), Eduardo Macário.

O grupo esteve na região Oeste, na última quinta-feira, 16, onde realizou reuniões com prefeitos de Dionísio Cerqueira, São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Xaxim – que também estão entre os 61 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti no estado.

Até o dia 11 de novembro deste ano, foram identificados 9.953 focos do mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina, em 142 municípios. Esse volume é 53,2% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 6.498 focos foram identificados, em 133 municípios. Do total, 61 municípios são considerados infestados, 22% a mais do que o mesmo período de 2016, que registrou 50 municípios nessa condição.

Informações adicionais para a imprensa:
Letícia Wilson e Patrícia Pozzo
Núcleo de Comunicação
Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br

 

Barra Velha - Obras do molhe Sul na barra do Rio Itapocu
Fotos: ADR Joinville

Aguardada há mais de uma década pela população de Barra Velha, a fixação da boca da barra do Rio Itapocu está sendo concretizada. As obras do molhe Sul avançam com um investimento de R$ 2 milhões do Governo do Estado. Ao todo, são 163m de enrocamento, sendo 90m concluídos neste ano.

>>> Galeria de fotos

Entre as melhorias, no aspecto ambiental, tende a melhorar significativamente a circulação das águas doces e facilita a entrada dos peixes do mar que se reproduzirem na lagoa e no rio. Também favorece na macrodrenagem dos riachos da mesma bacia hidrográfica. Outro aspecto positivo será o turismo náutico porque facilita a entrada e saída de barcos para passeios.

Barra Velha - Obras do molhe Sul na barra do Rio Itapocu

O governador Raimundo Colombo autorizou o repasse dos R$ 2 milhões durante solenidade na Câmara de Vereadores de Barra Velha, em junho do ano passado. O convênio foi celebrado entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville e o munícipio. Depois, a prefeitura fez a licitação; as obras começaram no dia 6 de novembro e estão sendo executadas pela Empreiteira Adrimar Ltda.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville

Duas unidades da rede estadual de ensino de Joinville dedicam essa semana para debater sobre a igualdade racial. Com uma programação extensa de palestras, oficinas e apresentações artísticas, estudantes da Escola de Educação Básica João Colin e EEB Professor João Rocha ocuparão horas com a discussão das conquistas dos negros ao longo da historia bem como o racismo existente.

Na EEB João Colin, no Bairro Itaum, estão previstas palestras, oficinas e apresentações de teatro e coral para a Semana da Consciência Negra. O objetivo do evento com término no dia 24 é mostrar as consequências do preconceito e apresentar as vitórias dos negros. O público alvo são alunos do quinto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do médio, porém o convite se estende a comunidade. Uma das atividades confirmadas é a confecção de abayomis, bonecas símbolo de resistência.

Nos dias 23 e 24, a EEB Professor João Rocha, no Bairro Aventureiro, receberá a 6ª Mostra Cultural Africanidade 2017. Toda a comunidade é convidada a prestigiar as apresentações teatrais e de dança, exposições, seminários e desfiles típicos. O tema deste aborda as personalidades que fizeram diferença na história. As atividades têm início às 8h.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville


Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo e o secretário de Educação, Eduardo Deschamps, entregaram 10 ônibus escolares nesta terça-feira, 21, em Florianópolis. Os veículos fazem parte do Programa Caminho da Escola e serão usados para o transporte de estudantes em Ascurra, Caçador, Garuva, José Boiteaux, Lages, Luis Alves, Rio Rufino, Salete, Santa Rosa do Sul e Santa Terezinha do Progresso. A prefeita de Salete,  Solange Aparecida Bitencourt Schlichting, representou os prefeitos dos municípios beneficiados no ato simbólico de entrega da chave do veículo, realizado Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.