Compartilhe


Fotos: ADR Joinville/Arquivo

Nesta quinta-feira, 7 de setembro, 14 escolas da rede estadual de ensino mais os órgãos de segurança do Governo do Estado participarão do desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil. O evento contará com a participação de cerca de 40 entidades da sociedade civil organizada e movimentos sociais. O desfile inicia às 9h, na avenida Beira-Rio, caso chova, será cancelado.

A EEB Professor Germano Timm é a responsável por abrir a participação da rede estadual no desfile. Seus alunos são destaques tanto no esporte, quanto nas artes, principalmente na dança. A segunda escola a desfilar é a Engenheiro Annes Gualberto, trazendo a sua banda de percussão com músicas nacionais e o Hino da Independência. A EEB Professora Jandira D’Ávila levará para avenida a discussão sobre a necessidade de uma educação para diversidade, tendo o respeito como ponto de partida para uma transformação social, a igualdade de direitos e o exercício da cidadania.

Outra escola a levar uma banda para o desfile será a EEB Professor João Rocha, contando com professor instrutor, instrumentalistas, bandeiras e corpo coreográfico. A quinta escola a desfilar é a EEB João Colin, que apresentará o projeto literatura infantil. Do Bairro Costa e Silva vem a EEB Arnaldo Moreira Douat com objetivo de formar cidadãos com uma consciência crítica desenvolvida. O próximo pelotão a pisar na avenida é o da EEB Doutor Jorge Lacerda, que, além de desenvolver vários projetos e feiras, também oferece o Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (Pnoa) e o atendimento educacional especializado.

Em Joinville, órgãos estaduais participam de desfile em comemoração a Independência

Em 2017, será a primeira vez que a banda de percussão da EEB Professora Nair da Silva Pinheiro desfilará. A nona escola a participar do desfile será a EEB Doutor Georg Keller trazendo um pelotão formado por alunos das séries iniciais, anos finais e ensino médio. A EEB Dr. Tufi Dippe, que tem como missão a preparação dos estudantes para o exercício da cidadania e a construção de uma sociedade justa e democrática, também comparecerá ao desfile. Outra escola que participará da comemoração é a EEB Albano Schmidt, que atende alunos das séries iniciais e finais do ensino fundamental.

Com 52 anos de atuação, a EEB Professora Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos se destaca pela consolidação do ensino inclusivo, tendo até um projeto de Fanfarra de Inclusão Social. A penúltima instituição de ensino a desfilar é o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), alguns dos projetos desenvolvidos é alfabetização dos haitianos, o projeto despertar na leitura, realizada na Penitenciária Industrial de Joinville e projeto cultural literário. O pelotão do Centro de Educação Profissional Dario Geraldo Salles (Cedup) é o responsável por encerrar a participação da rede estadual de ensino no desfile.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Paula Keller
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville
E-mail: anakeller@jve.adr.sc.gov.br / imprensa@jve.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3461-1225 / 99240-8064
Site: sc.gov.br/regionais/joinville

Próximos eventos