Compartilhe

Neste início de semana a gerência de Saúde contabilizou os registros de imunizados durante a campanha de vacinação contra Influenza em 2017, com reforço no dia D Vacinação.

Segundo a coordenação de Imunização da 18ª Gerência de Saúde de Laguna, foram distribuídos aos municípios de abrangência da regional de Laguna, 45.600 doses, a meta é que 90% dos grupos prioritários sejam atingidos. Entre as Regionais de Saúde do Estado, Laguna possui o quarto com melhor desempenho.

A campanha de vacinação contra a Influenza tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza. O público-alvo da vacinação é formado por pessoas com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas; portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. Ainda estão incluídos trabalhadores de saúde, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina é oferecida gratuitamente na rede pública de saúde para as pessoas pertencentes aos grupos prioritários, e está disponível até o próximo dia 26 de maio. A a relação completa das salas de vacina do estado está disponível em www.gripe.sc.gov.br.

Em Santa Catarina, mais de 115 mil receberam a vacina no Dia D. Já na Gerência de Saúde de Laguna, foi alcançada a marca de 22.797 doses aplicadas, foram imunizados 74,86% dos grupos prioritários, 80.10% dos crônicos e 35,58% dos professores nos municípios de Laguna, Paulo Lopes, Imbituba, Imaruí, Garopaba e Pescaria Brava.

A gerência alerta para baixa adesão dos professores, o grupo passou a integrar os grupos prioritários neste ano e a meta está bem abaixo do esperado, acrescentou Rosimari Rodrigues da coordenação de imunização da Gersa Laguna. Para receber a vacinação os mesmos precisam apresentar declaração da instituição que trabalham.

Confira a cobertura de vacinação por municípios na Regional de Laguna:

 

Cidades

Grupo Prioritário

Crônicos

Professores

Paulo Lopes

86,62%

74,78%

41,40%

Laguna

82,24%

70,22%

36%

Imbituba

78,61%

81%

30,41%

Imaruí

72,06%

76,80%

17,39%

Garopaba

67,89%

58%

36,29%

Pescaria Brava

66,78%

94,16%

69,51%

 

A gripe em SC

De acordo com o Informe Epidemiológico n°. 7/2017- Vigilância da Influenza, divulgado nesta quinta-feira pela DIVE, de 01 de janeiro a 06 de maio deste ano, 52 pessoas foram hospitalizadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) pelo vírus Influenza em Santa Catarina. Deste total, 46 (88,5 %) foi pelo vírus Influenza A(H3N2), três (5,8%) pelo vírus Influenza B, um (1,9%) pelo vírus Influenza A(H1N1)pdm09 e dois pelo vírus influenza A que ainda aguardam subtipagem.

É importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais e sintomas de síndrome gripal. Ao apresentar febre, tosse, falta de ar, dores musculares, dor de cabeça e dor nas articulações, ou qualquer um dos sintomas associados - deve-se procurar uma unidade de saúde, preferencialmente em até 48 horas para início do tratamento adequado. A quem estiver doente, recomenda-se, ainda, beber bastante líquido, ter uma alimentação saudável, evitar sair de casa e cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o antebraço ao tossir e espirrar.

Prevenção

Para prevenirem-se contra o vírus da gripe, as pessoas devem lavar as mãos frequentemente ou fazer uso do álcool gel, e evitar tocar o rosto com as mãos. Pois o vírus influenza é transmitido a partir das secreções respiratórias, podendo sobreviver algumas horas em diversas superfícies, de madeira, aço e tecidos. A partir do contato com um doente ou uma superfície contaminada, o vírus pode penetrar pelas vias respiratórias, causando lesões pulmonares, que podem ser graves e até fatais, se não tratadas a tempo. Outra medida importante para reduzir a circulação do vírus da gripe é manter os ambientes ventilados e evitar permanecer em locais onde haja aglomeração de pessoas.

Fonte: Gersa Laguna e Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina.

Informações adicionais para a imprensa
Fabrícia Silveira Carneiro
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna
E-mail: imprensa@lga.sdr.sc.gov.br
Fone: (48) 3647-7707 / 98843-3563
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrlaguna