Workshop Regional SC 2030
Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

“O evento foi muito prestigiado pelas autoridades políticas e pela sociedade civil organizada, mostrando a importância de se planejar o desenvolvimento de Santa Catarina e, principalmente, da nossa região para o futuro.” Desta forma o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Abel Schroeder, sintetizou o Workshop Macrorregional do Plano de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina SC 2030, realizado na tarde desta quinta-feira, 14, em Mafra, na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte).

Com aproximadamente 120 inscritos dos 13 municípios que, juntos, compõem as ADRs de Mafra e Canoinhas, todos os setores da sociedade do Planalto Norte estavam presentes no workshop, seja com representantes dos diversos órgãos do Governo do Estado na região, seja com secretários e técnicos das prefeituras, vereadores, dirigentes e representantes da sociedade civil organizada.

O encontro teve  a divisão em grupos para que fossem debatidos três principais eixos. O primeiro, Desenvolvimento Econômico, foi subdividido nos temas indústria, comércio, ciência e tecnologia; agricultura e pesca; e cultura, esporte e turismo. O segundo eixo, Desenvolvimento Social, subdividiu-se em temas como educação; saúde; segurança pública; e assistência social, trabalho e habitação. E para finalizar, no terceiro eixo, foram discutidos os temas de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Workshop Regional SC 2030
Foto: Sérgio Teixeira da Silva/ADR Canoinhas

As discussões foram supervisionadas pelos professores da UFSC, que explicaram e acompanharam o processo de definição dos problemas ou obstáculos e das ações estratégicas para solucioná-los e, assim, promover o desenvolvimento. Ao final do workshop, um representante de cada grupo apresentou as constatações referentes a seus respectivos temas, que muitas vezes eram complementares a outras áreas, demonstrando assim a coesão no raciocínio, no entendimento da região e na definição das ações.

O diretor de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Planejamento explicou que os workshops macrorregionais têm objetivos muito claros. “Estamos aqui para juntos identificar os problemas que impossibilitam o desenvolvimento de cada região. Vamos construir de forma participativa esse plano, como um instrumento auxiliar nas ações governamentais de Santa Catarina”, destacou Norton Boppré.

A realização dos workshops, que aconteceram em oito macrorregiões do Estado, é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (SPG), em cooperação com a UFSC e com apoio da FAPESC.

O propósito do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 (PDSC 2030) é agregar esforços e resultados alcançados, como também aumentar a sinergia e a efetividade dos programas já realizados e em andamento pelo governo estadual. O objetivo é construir, de modo participativo, um plano para o período de 2017 - 2030 nas diversas áreas de atuação do Estado, a partir do estabelecimento de indicadores, metas, objetivos e estratégias como instrumento auxiliar para a ação governamental em Santa Catarina.

A equipe da SPG pretende entregar o relatório completo para aprovação do governador do Estado, Raimundo Colombo, até o final deste ano.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra

Mafra - Diretoria de Vigilância Sanitária realiza em Mafra treinamentos para profissionais de saúde de 13 municípios
Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

Na tarde de segunda-feira, 11, em Mafra, técnicos da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária das Gerências Regionais de Saúde das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Mafra e de Canoinhas, juntamente com técnicos dos 13 municípios de suas áreas de abrangência, participaram de três treinamentos promovidos pela Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde: Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), Dengue e Vigidesastre.

Na primeira apresentação, sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, foram explicadas as finalidades do PGRSS, que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como as ações de proteção à saúde pública e ao meio ambiente. 

Na sequência, os técnicos responsáveis pela dengue fizeram um treinamento focado na doença, tendo os vista os avanços dos casos em Santa Catarina e as necessidades de acompanhamento do desenvolvimento das ações da vigilância sanitária nos municípios;

Os profissionais receberam por fim um treinamento a respeito da Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada aos Desastres Naturais (Vigidesastres), que tem como objetivo desenvolver ações para reduzir a exposição da população aos riscos de desastres como inundações, deslizamentos, secas e incêndios florestais, assim como a redução das doenças e agravos decorrentes deles. 

O treinamento foi realizado pela chefe da Divisão de Riscos Ambientais, Denise Lopes, e pelos técnicos responsáveis pela dengue Antônio Anselmo Granzotto e Antônio Márcio da Silva.

A gerente de Saúde da ADR Mafra, Marlete Arbigaus, destacou a importância de tais treinamentos para que os profissionais possam sempre agir da forma mais eficiente e correta, além de contribuírem adequadamente no gerenciamento e destinação dos resíduos de saúde em cada município.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra


Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo esteve em Mafra, no Planalto Norte catarinense, nesta sexta-feira, 8, dia que o município recebe simbolicamente o título de Capital do Estado, em função do aniversário de 100 anos. Colombo participou da inauguração do monumento construído para marcar o centenário de Mafra e, na Praça Ferroviário Miguel Bielecki, participou da abertura oficial da festa do centenário.

"É uma data que merece ser reconhecida e comemorada com a responsabilidade de olhar para o futuro e construir um cenário de desenvolvimento, de progresso e de qualidade de vida, para as gerações que vão escrever a história dos próximos 100 anos", disse Colombo, em seu discurso na abertura da Festa do Centenário Mafrense.


Fotos: Nery Nader Jr./ADR Mafra

Na manhã de quinta-feira, 7, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Abel Schroeder, participou do desfile alusivo à independência do Brasil e aos 100 anos de Mafra. A cerimônia começou com a Revista à Tropa, realizada pelo comandante do 5º Regimento de Carros de Combate, tenente-coronel Jackson Rodrigues de Souza Junior, acompanhado dos prefeitos Wellington Bielecki, de Mafra, e Milton Paizani, de Rio Negro (PR).

>>> Galeria de fotos

Em seguida, começou o desfile com a participação de escolas de Mafra e Rio Negro, entidades, associações e grupos folclóricos. A grande maioria das escolas participantes relembrou, de forma alegórica, a colonização da cidade, os mafrenses ilustres, os ciclos produtivos, as empresas e instituições de destaque dentro do município e as conquistas em áreas como saúde, assistência social, infraestrutura e educação. Tudo apresentado de forma cronológica, abrangendo quatro períodos da história de Mafra: 1917 a 1942, 1942 a 1967, 1967 a 1992 e 1992 a 2017.

Desfile Cívico em Mafra homenageia 100 anos do município

A rainha do cinquentenário de Mafra, Arlene Schultz, que hoje reside em Florianópolis, também participou do desfile, assim como a rainha do Centenário, Jéssica Zimkovicz, e as princesas Daiana Claudia de Souza e Laura Didone Larramendi.

Ao final, foi realizado o desfile cívico do 5º Regimento de Carros de Combate e da 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea do Exército, seguido pelos bombeiros e pela Polícia Militar de Mafra e de Rio Negro e por grupos motorizados, como motociclistas, amantes de carros antigos e trilheiros.

Após a cerimônia, o secretário Abel Schroeder, que estava presente no palanque oficial junto a autoridades locais e estaduais, disse se sentir gratificado pela oportunidade de acompanhar um evento capaz de celebrar o civismo, a cultura e as tradições do povo mafrense.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra