Atualização em Legislações de Vigilância Sanitária
Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

Nos dias 19 e 20 de abril, no auditório da Amplanorte, em Mafra, fiscais das Vigilâncias Sanitárias dos municípios que compõem a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra participaram de atualização em legislação de Vigilância Sanitária.

Na abertura do evento, na quinta-feira, 19, o secretário executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder, destacou o valor da preparação e da atualização por parte dos fiscais da região. “Quando se trata de saúde pública, o importante é prevenir. Por isso este evento, que veio tratar da Vigilância em Saúde, com foco no meio ambiente, especialmente a água, e também nos desastres climáticos, se revela tão fundamental”, salientou.

Os palestrantes Antônio Anselmo Granzotto e Fernando da Silva Santos iniciaram o encontro trazendo a todos os participantes os cumprimentos da diretora de Vigilância Sanitária de Santa Catarina, Raquel Ribeira Bittencourt.

Na sequência, Fernando da Silva Santos falou sobre a atualização do SISAGUA - Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano.

No dia seguinte, 20, Antônio Anselmo Granzotto falou sobre o Programa da Dengue e também sobre o Programa Vigidesastres, que consiste em um conjunto de ações continuadas para reduzir a exposição da população aos riscos de desastres, com ênfase nos desastres naturais, inundações, deslizamentos, secas e incêndios florestais, assim como a redução das doenças e agravos decorrentes deles.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra

Mafra - Reuniões buscam efetivar a criação de uma região de saúde única entre municípios fronteiriços de Santa Catarina e Paraná
Foto: Gerência de Saúde/ADR Mafra

Na última quarta-feira, 18, reuniram-se com o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, o coordenador da Comissão Intergestores Regionais (CIR) Planalto Norte, Manuel Rodriguez Del Olmo, a gerente de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Marlete Arbigaus, os representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS-SC), Geraldo Azzolini e Edson Luiz Medeiros, o apoiador do COSEMS/Planalto Norte, Ricardo Nestor de Paula, e os secretários municipais de saúde de Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras. O objetivo do encontro foi avançar a discussão na busca da efetivação da pactuação entre os municípios fronteiriços de Santa Catarina e do Paraná, a fim de estabelecer uma região de saúde única.

A proposta foi prontamente apoiada pelo secretário Acélio. Em março, a ex-secretária de Saúde do Paraná, Michelle Caputo Neto, também já tinha externado o seu apoio.

No dia seguinte, 19, o tema foi discutido na reunião da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, sendo aprovado de forma unânime. Desta maneira, será levantada a documentação necessária para o trâmite da solicitação, que será encaminhada ao Ministério da Saúde para a apresentação da última instância para a operacionalização: a Comissão Intergestores Tripartite – CIT.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra

Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Canoinhas
Fotos: Nery Nader Jr./ADR Mafra

A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra promoveu, nos dias 17 e 18 de abril, dois polos da V Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, com o tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”, que contou com a participação de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 11 e 14 anos.

A iniciativa é do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), sendo que as etapas regionais no estado de Santa Catarina estão sob a responsabilidade das Gerências de Educação das ADRs.

A conferência é uma estratégia de mobilização da comunidade escolar para a realização de processos educativos por meio da participação social, abordando a dimensão socioambiental da água, com o objetivo de fortalecer a educação ambiental na educação básica e propiciar a atitude responsável e comprometida com as questões locais e globais, e com os processos voltados para a melhoria da relação ensino-aprendizagem.

Canoinhas - Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A etapa regional de Canoinhas, realizada na EEB Santa Cruz, no dia 17, teve a coordenação da Unidade de Atendimento de Canoinhas da Gerência de Educação da ADR Mafra e contou com a participação das escolas da rede municipal e estadual da região.

Os delegados, eleitos nas 26 escolas participantes, apresentaram os seus projetos e também escolheram os dois vencedores desta etapa: a EEB Horário Nunes, de Irineópolis, com o projeto da delegada Eduarda Rutenski Anton; e a EBM João Eduardo Pacheco de Miranda Lima, de Três Barras, do delegado Eduardo dos Santos.

Já a etapa regional de Mafra aconteceu no dia 18, na EEB Francisco Izabel, com a participação de 26 escolas da região, sendo seis da rede municipal e vinte da rede estadual.

Mafra - Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Os quatro delegados classificados foram Álvaro da Cruz Chagas, da EMEB Professora Aurora Siqueira Jablonski, de Rio Negrinho; Vitória Helena Bertincello, da EEB Manoel Ribeiro, de Monte Castelo; Jesse Inácio dos Santos, da EEM Rodolfo Berti, de São Bento do Sul; e Eduarda Zemf, da EEB Alinor Vieira Corte, de Papanduva.

Os vencedores das duas etapas regionais, de Mafra e Canoinhas, irão participar da etapa estadual, que acontece em Laguna, entre os dias 7 e 9 de maio.

Mafra - Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Mafra

“É de suma importância preparar nossas crianças e jovens para defender o meio ambiente com o intuito de melhorar ainda mais a qualidade de vida de todos nós”, destacou o secretário executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder, no segundo dia da conferência.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra

Sorry, you have not enough rights to view this image.
Foto: Gered/ADR Mafra

Realizado pelas alunas Aline Franke e Carla Roberta Detroz Vieira, do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Lebon Régis, o projeto “Identificação de fungos liquenizados presentes nos troncos de Araucaria angustifolia da região de Campo Alegre - Santa Catarina” está representando a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra e o Estado de Santa Catarina no 3º Acampamento Científico do Nordeste Brasileiro (ACAMCINOBR), entre os dias 18 e 20 de abril de 2018, na cidade de Portalegre, Rio Grande do Norte.

O trabalho científico, orientado pelos professores Luana Pachechne, de química, e Thiago Alex Dreveck, de Biologia, recebeu o apoio do diretor escolar Paulo Meister e o suporte e parceria da ADR Mafra, por meio da Gerência de Educação e do Núcleo de Tecnologia Educacional de São Bento do Sul.

O ACAMCINOBR é um espaço para estudantes apresentarem ideias criativas e inovadoras na forma de projetos científicos. O acampamento visa ainda promover a cultura científica, a experimentação, a disseminação e a popularização do método científico e o convívio harmônico com a natureza.

Atividades como a que foi desenvolvida são promissoras para que os estudantes e professores envolvidos desenvolvam competências, habilidades e vivências atreladas à elaboração de projetos como a resolução de problemas cotidianos, a escrita científica, o uso de tecnologias para pesquisa, a gestão e execução de projetos, a elaboração de banners científicos, a socialização e oralização de resultados e a trocas de ideias voltadas a intercâmbios científicos e culturais.

A partir dos saberes e vivências adquiridos durante a construção do projeto e com a participação no evento potiguar, o trabalho será semeado em outras escolas da região.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra