Abertura dos Jesc em Mafra. Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

Os municípios de São Bento do Sul e Rio Negrinho irão respirar os Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) no próximo final de semana. Entre sexta-feira, 18, e domingo, 20, cerca de 1,6 mil estudantes com idades entre 12 a 14 anos de 170 escolas buscarão marcar seus nomes na história da competição. 

O objetivo de cada um será conquistar a tão sonhada medalha de ouro na etapa estadual nas modalidades de badminton, ciclismo, futsal, handebol, vôlei, luta olímpica e xadrez. 

Estas modalidades em São Bento do Sul e Rio Negrinho complementarão a programação iniciada na primeira parte dos Jesc realizada em Mafra entre os dias 11 e 12, com as modalidades de atletismo e judô. Posteriormente, a etapa estadual dos Jesc finalizará entre os dias  25 e 27 de agosto, com as disputas das modalidades de basquetebol e tênis de mesa, novamente em São Bento do Sul.

Os Jesc são uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, em parceria com as prefeituras dos municípios sedes e Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs).

Erivaldo Caetano Junior, o Vadinho, presidente da Fesporte, destaca que os Jesc estão entre os eventos mais importantes da instituição. “O esporte escolar é o caminho para a descoberta não somente de novos talentos esportivos, mas também para permitir o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Os Jesc capacitam os jovens a lidarem com suas necessidades, desejos e expectativas”, disse.

>>> Confira a programação completa no site da Fesporte

Informações adicionais para a imprensa
Antônio Prado
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Esporte - Fesporte
Fone: (48) 3665-6126/ 99696-3045
E-mail: prado@fesporte.sc.gov.br
Site: www.fesporte.sc.gov.br

 

 

Aniversário Odir Zanelatto
Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

Na última sexta-feira, 11, a EEB Odir Zanelatto, de Itaiópolis, comemorou 87 anos de existência.

Na abertura do evento o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Abel Schroeder, saudou professores, servidores, alunos e toda a comunidade escolar, salientando o valor de uma instituição de ensino que atravessa oito décadas, mantendo-se sempre firme em seu objetivo de oferecer um ensino de qualidade para a comunidade local. Abel ainda destacou o trabalho da equipe coordenada pela diretora Valéria Costa.

As comemorações incluíram a apresentação e premiação dos alunos vencedores do Recital de Poesia, realizado na quarta-feira, 9, além de homenagens à escola, ao Dia do Estudante e ao Dia dos Pais. Ao final, foi servido o tradicional bolo de aniversário.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra

 


Fotos: Nery Nader Jr./ADR Mafra

No início da manhã de sexta-feira, 11, foi realizada a abertura da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) para estudantes de 12 a 14 anos e dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) na pista de atletismo da Universidade do Contestado (UnC) em Mafra. O município sediará, até sábado, 12, as competições de atletismo, judô e tênis de mesa.

Estas modalidades esportivas foram descentralizadas da sede dos Jesc e Parajesc, São Bento do Sul, em função de uma necessidade de readequação de calendário de eventos.

Estiveram presentes na abertura o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Erivaldo Nunes Caetano Júnior (Vadinho), o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Abel Schroeder, o pró-reitor da UnC de Administração e Planejamento, Luciano Bendlin, e o diretor do campus de Mafra, Tadeu David Geronasso, juntamente com os árbitros, técnicos, integradores esportivos, colaboradores e atletas de todas as regiões do estado.

Abel Schroeder agradeceu a Fesporte por confiar tão importante competição aos municípios da ADR Mafra, destacando ainda a importância do esporte e lembrando aos atletas que tão importante quanto a garra nas disputas é a lealdade em cada prova. Por fim, o secretário declarou abertos os Jesc e Parajesc.

Mafra - Abertura da etapa estadual dos Jesc e Parajesc

Pela programação, o judô (única competição disputada apenas no sábado, 12) será realizado no Ginásio Wilson Buch. O atletismo dos Jesc e Parajesc acontecem paralelamente na pista da UnC, nos dias 11 e 12. E na escola Santo Antônio, serão realizadas as competições de tênis de mesa dos Parajesc. Ao todo, mais de 1,1 mil atletas estarão competindo em Mafra ao longo da sexta-feira e do sábado.

Na semana seguinte, dia 17, chegam a São Bento do Sul e Rio Negrinho as delegações, integradores e arbitragem para as competições que acontecem entre os dias 18 e 20 de agosto - handebol, voleibol, futsal, badminton, xadrez, ciclismo e luta olímpica. Por fim, entre os dias 25 e 27 de agosto, também em São Bento do Sul, serão realizadas as disputas nas modalidades de basquete e tênis de mesa.

Os campeões por modalidade e prova dos Jesc se classificarão para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) – etapa nacional –, que ocorrem em Curitiba, de 12 a 21 de setembro. Já no paradesporto, a classificação para as Paralimpíadas Escolares Nacionais acontece por índice. São 24 vagas, divididas por categorias (A e B) e gêneros (masculino e feminino), para o atletismo, e oito para o tênis de mesa, divididas nas deficiências física e intelectual, gênero e categoria. Além disso, os atletas que não se classificarem para o atletismo ou tênis de mesa serão avaliados por classificadores para compor a delegação catarinense nas equipes de golbol e futebol de sete.

Jesc e Parajesc são eventos do Governo de Santa Catarina, promovidos por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) e prefeituras dos municípios-sede.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra

Mafra - Ações da Casan e investimentos do Estado no Planalto Norte são destaques da reunião do Colegiado Regional de Governo
Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

Na quarta-feira, 9, na sede da Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra, o secretário executivo Abel Schroeder presidiu a reunião mensal do Colegiado Regional de Governo, que contou com a participação dos gerentes da ADR e de representantes da Cidasc, Casan, Celesc de Mafra e de São Bento do Sul, Epagri, Presídio de Mafra e Polícias Militares de Mafra e de São Bento do Sul.

No início da reunião, Abel relembrou as recentes visitas do governador Raimundo Colombo a São Bento do Sul, no dia 31 de julho, e do vice-governador Eduardo Pinho Moreira a Itaiópolis, na última segunda-feira, 7. “Fomos prestigiados pelo Governo do Estado duas vezes no período de uma semana. Primeiro o governador visitou a Rodovia dos Móveis e a área onde será instalado o Presídio Industrial. Em seguida, inaugurou o Cedup Padre Afonso Robl. Mais recentemente, o vice-governador conheceu de perto as obras da rodovia SC-477, bem como a cidade de Itaiópolis. É importante destacar que são todas obras de grande vulto em nossa região, em estágios avançados de execução, e que vêm para contribuir, e muito, para o desenvolvimento do Planalto Norte”, destacou Abel Schroeder.

Na sequência, Jair Jorge Ruthes e Felipe João Cavalheiro apresentaram um panorama geral dos investimentos e ações da Casan no Estado e também aquilo que vem sendo investido e realizado em Mafra, tanto na área de tratamento de água quanto na de saneamento básico.

Por fim, a chefe regional da Epagri Bernadete Grein divulgou os eventos relacionados à Expomafra do Centenário, que vai acontecer de 14 a 17 de setembro, em Mafra, incluindo o 18º Encontro Estadual de Ovinocultura, a 40ª Exposição/Feira Agropecuária, o Encontro do Planorte Leite e o Encontro de Beneficiários do SC Rural. O evento faz parte das comemorações do centenário do município de Mafra e é promovido pelo Sindicato Rural de Mafra, juntamente com a ADR Mafra, Epagri, SC Rural, Cidasc, Senar, Faesc, Arcco, Prefeitura Municipal de Mafra e Acco.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra