Rio Negrinho - Reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da ADR Mafra
Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

Quais são os planos da região da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra para o ano de 2030? E como construir uma visão de futuro favorável para todos? Estas foram algumas das perguntas que nortearam a segunda reunião de 2017 do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), realizada no auditório do IPRERIO, em Rio Negrinho, na última quinta-feira, 22.

O conselho, presidido pelo secretário executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder, reúne os prefeitos municipais, presidentes das câmaras de vereadores e dois representantes da sociedade civil dos sete municípios que compõem a ADR Mafra (Campo Alegre, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho e São Bento do Sul). O evento contou com a participação da Secretaria de Estado do Planejamento, representada pelo gerente de Modernização e Contrato de Gestão, Luiz Carlos Pacheco, e pelo coordenador de Projetos Especiais Vicente Sandrini Pereira.

Luiz Pacheco deu início à apresentação falando do novo panorama das ADRs e dos CDRs e de suas responsabilidades no processo de planejamento do Estado. Explicou que o conselho deve discutir, de forma participativa, os rumos e potencialidades da região. Este raciocínio foi ampliado com a apresentação de Vicente Sandrini Pereira, que falou do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030. Ele explicou que o plano está na etapa de diagnóstico setorial, sendo que, ainda este ano, serão elaborados diagnósticos e workshops regionais, que vão permitir apontar desigualdades, metas e estratégias regionais para que Santa Catarina possa se consolidar como um estado diferenciado em todas as frentes e em todas as regiões.

Por fim, Sandrini apresentou, em primeira mão, o perfil socioeconômico da região da ADR Mafra, que mapeia a situação da região e oferece às lideranças a possibilidade de prospectar os desafios e as oportunidades para os próximos anos. Ao final da exposição, o presidente do CDR recebeu dos convidados cópias do perfil socioeconômico, que serão distribuídas entre as prefeituras dos sete municípios da ADR Mafra. “Tivemos hoje uma verdadeira aula sobre planejamento e desenvolvimento regional. Fica a lição de que precisamos otimizar e maximizar tudo aquilo que temos na região de forma a melhorar a vida de todos os cidadãos”, declarou Abel Schroeder ao encerrar a reunião.

 Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de comunicação
Agência de Estado de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmafra



Termina no próximo dia 30 o prazo de envio das informações para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Os dados dos municípios deverão ser inseridos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo.

Escola Jovino Lima debate a agressão à água

Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

Os alunos do 1º ano 03 do ensino médio da EEB Jovino Lima, de Mafra promoveram, na manhã de quinta-feira, 22, nas dependências da escola, uma rodada de discussões sobre o tema “Agressão à água em nosso município”. O evento faz parte do Desafio Sustentável promovido pela revista Its, com apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Trata-se uma gincana sobre assuntos relacionados com a sustentabilidade que envolve escolas de todas as regiões de Santa Catarina. Na etapa 2017 o tema que vem sendo trabalhado é a água.

Os alunos da escola criaram um Clube de Sustentabilidade, o “Bio Guardians”, para cumprir as três missões propostas pelo desafio, sendo a primeira realizar um mapeamento da situação da água na casa, escola, cidade e bacia hidrográfica da cidade. A segunda missão foi identificar ameaças aos recursos hídricos e elaborar planos de prevenção, mitigação e compensação de danos. Como parte destas missões, o clube entregou um questionário à administração municipal para ajudar na definição do panorama geral da situação da água no município.

Por fim, a terceira missão, relacionada ao empoderamento da equipe, fez com que os alunos se tornassem agentes mobilizadores, responsáveis pela promoção de uma ação capaz de mobilizar a comunidade. Foi dentro desta etapa que o clube decidiu promover a discussão sobre o tema com as lideranças locais e regionais. No debate estavam presentes representantes da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, da Casan, da prefeitura e de sindicatos, além de professores e alunos. Foram discutidos temas como o desperdício da água tratada, o descarte irregular de resíduos sólidos, o desmatamento nas margens dos rios e as ações a serem adotadas para conscientizar a população a respeito da importância da água.

Foi sugerida a criação de um conselho com a participação das várias entidades presentes no evento para expandir as discussões e propor a adoção de medidas de conservação dos rios da região. A sugestão  foi aprovada por unanimidade. Agora, com o término das missões, começa a etapa de julgamento, primeiro por uma equipe de avaliação e, posteriormente, por votação popular.

 Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de comunicação
Agência de Estado de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmafra

Mafra - Cedups de Mafra e de São Bento do Sul estão com matrículas abertas para novos cursos
Foto: Nery Nader Jr. / ADR Mafra

O Cedup de São Bento do Sul vai iniciar as suas atividades em agosto deste ano com a oferta do curso de Técnico em Qualidade. As inscrições já estão abertas e vêm sendo realizadas por meio de um cadastro de interessados. Se houver um número maior de interessados do que vagas será realizado um processo seletivo.

Onde se inscrever:
Gerência Regional de Educação de São Bento do Sul, anexa ao prédio do CEJA.
Endereço: Rua Wolfgang Amonn, 51 – Centro – São Bento do Sul
Horário: 13h às 19h
Período: de 22/06/17 a 30/06/17

Documentos necessários para cadastro:
- Cópia do comprovante de conclusão do Ensino Médio ou atestado de frequência do 3º ano do Ensino Médio em 2017;
- Cópia de comprovante de endereço.

O curso terá início em agosto, se contar com número suficiente de inscritos para formação da turma. 

Já o Cedup de Mafra recebeu, na última terça-feira, 20, a autorização para a abertura do Curso Técnico de Cuidador de Idosos, com 45 vagas. O pré-requisito é que os candidatos devem ter completado o ensino médio e a classificação será por ordem de chegada.

Onde se inscrever:
Cedup Mafra
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 484 - Centro - Mafra
Horário: 13h30 às 16h30 e 18h30 às 21h30
Período: de 22/06/17 a 02/07/17

Documentos necessários para cadastro:
- Cópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio;
- Comprovante de endereço;
- RG;
- CPF;
- Carteira de Vacinação atualizada;
- Foto 3x4;
- Certidão de Casamento (para pessoas com este estado civil).

 Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de comunicação
Agência de Estado de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmafra