Compartilhe

Itaiópolis - Assembleia do Conselho de Desenvolvimento Regional
Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

Nesta quinta-feira, 28, às 16 horas, na Câmara de Vereadores de Itaiópolis, foi realizada a terceira assembleia ordinária de 2017 do Conselho de Desenvolvimento Regional da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra.

O conselho, presidido pelo secretário executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder, reúne os prefeitos municipais, presidentes das Câmaras de Vereadores e dois representantes da sociedade civil dos sete municípios que compõem a ADR Mafra (Campo Alegre, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho e São Bento do Sul).

Ao abrir a reunião, o secretário Abel Schroeder falou da importância das reuniões e dos desafios de se realizar gestão pública diante de um cenário que exige cada vez mais a contenção de despesas.

O evento contou ainda com uma apresentação da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental. O sargento Leonardo Joriel de Quadros e o cabo Luiz Mateus Moreschi fizeram uma exposição das ações e projetos realizados dentro da área de atuação da companhia, que inclui cinco dos sete municípios que fazem parte da ADR Mafra: Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo.

Os projetos da Polícia Militar Ambiental incluem algumas iniciativas já consolidadas na companhia, como as palestras educativas e o Protetor Ambiental, assim como novidades como a criação do PUMA (Programa Unidos pelo Meio Ambiente), baseado no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), do Projeto Educação Ambiental Itinerante, do programa de rádio Comunidade Ambiental, e do PAC (Policiamento Ambiental Comunitário). Alguns novos projetos estão em desenvolvimento, como o conceito de Polícia Administrativa nas empresas, com a instituição do Selo Verde, e o Projeto Pescador Esportivo Mirim. Com eles, a PM Ambiental pretende ampliar ainda mais o alcance das suas ações.

Ao final da reunião, o presidente da Câmara de Vereadores de Itaiópolis, Celestino Smangozeski, salientou que, antigamente, era difícil encontrar obras do Governo do Estado sendo realizadas no município e na região, sendo que agora uma das maiores, no âmbito da infraestrutura, tem grande parte de sua execução em Itaiópolis, sendo uma reinvindicação antiga de todos os munícipes.

No encontro também foi apresentada a solicitação de reforma da EEB São João Batista. Segundo o gerente de Infraestrutura da ADR, Célio Leandro Sarmento, o orçamento sintético já foi realizado e encaminhado à Secretaria de Estado da Educação para dar continuidade ao processo.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra