Compartilhe

Mafra - Departamento Regional da Cidasc de Mafra realiza obra em posto de fiscalização com apoio da ADR
Foto: Departamento Regional CIDASC/Mafra

O Posto de Fiscalização Agropecuária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Fragosos, município de Campo Alegre, foi ampliado e reformado para melhor atuar como barreira sanitária. Localizado na divisa com o Estado do Paraná na Rodovia SC-418 (Rodovia dos Móveis), o posto realiza intensa atividade de fiscalização. A vigilância busca prevenir a introdução de doenças animais e vegetais que colocam em risco a saúde pública, a sanidade animal e vegetal e os interesses econômicos de Santa Catarina.

Há muito tempo a ampliação da estrutura do posto era discutida e, por meio do empenho e dedicação do presidente da Cidasc, Enori Barbieri, em conjunto com o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Abel Schroeder, e com o gestor regional da Cidasc de Mafra, Fabiano Franco dos Santos, a obra foi concluída.

Dentre as melhorias está a ampliação de 250 metros quadrados de asfalto, aumentando a área para fiscalização e facilitando as ações executadas pelos agentes operacionais, elevando a qualidade e eficácia do trabalho; a reforma do prédio, que envolveu pintura, interna e externa; e a aquisição de móveis e equipamentos.

Por ser uma barreira sanitária localizada em uma rodovia de grande movimento, nos próximos dias o local receberá mais cinco agentes operacionais por meio do último concurso público realizado em 2016. O sistema de fiscalização agropecuário funciona o ano inteiro, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Hoje esta barreira ainda é de rechaço, ou seja, todo veículo de carga com produto ou subproduto de origem animal deve obedecer a lei que regulamenta o trânsito destes produtos. Portanto, estas cargas devem ingressar de Estado por Corredores Sanitários. Considerando que Santa Catarina é o único Estado do Brasil com o status  de zona livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, é imperativo que seja realizado um controle sanitário rigoroso para garantir a sanidade dos rebanhos e a qualidade dos produtos.

A entrada destes produtos no Planalto Norte se dá pela BR-116 em Mafra, por ser um dos Corredores Sanitários oficiais do Estado. Com o objetivo de melhor atender as necessidades da região, a Cidasc trabalha para que a barreira de Fragosos deixe de ser de rechaço e se torne uma Barreira de Ingresso, facilitando diretamente produtores de todo o complexo comercial agropecuário das cidades de Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho e demais municípios.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra