Compartilhe

Mafra - Epagri intensifica trabalho com produtores de leite
Foto: Epagri de Mafra

O município de Mafra possui grande potencial para aumentar a produtividade de leite e reduzir os custos, inclusive com o aumento de renda por meio da adoção de sistemas de produção a base de pasto. Divulgar estas perspectivas é a principal meta do trabalho realizado pelo Escritório Municipal da Epagri de Mafra junto aos produtores de leite do município.

O sistema a base de pasto é a alternativa que melhor se encaixa no perfil do produtor familiar e pode elevar a produtividade de leite no município, gerando maior lucratividade, principalmente por proporcionar maior competitividade e flexibilidade para o produtor. Desta forma, ele pode controlar seu custo de produção e reduzi-lo de acordo com o preço do leite e dos insumos, permitindo ainda redução na mão-de-obra pós-instalação. Este sistema, preconizado pela Epagri, é um dos responsáveis pela transformação que ocorreu, nos últimos anos, na pecuária leiteria em Santa Catarina - hoje o quarto maior produtor de leite do país.

Seguindo este modelo de produção é possível manter os produtores familiares (mais de 75% das propriedades catarinenses) na atividade leiteira. E com a possibilidade de alcançar alta rentabilidade por hectare e, desta forma, melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade ambiental.

A equipe do Escritório Municipal da Epagri de Mafra vem trabalhando neste sentido, empenhada na formação de grupos em comunidades próximas, atendendo assim o maior número possível de produtores. Nos meses de abril e maio já foram realizadas seis reuniões, com a presença de mais de 70 produtores. Essa primeira rodada passou a motivar e conscientizar o público para as vantagens da adoção do sistema proposto. As próximas reuniões já estão marcadas e vão tratar do princípio-chave para a adoção do sistema - escolha, implantação e utilização intensiva de pastagens.

Todos os produtores de leite de Mafra, e também os interessados em conhecer o sistema de produção de leite a base de pasto, estão convidados a participar das próximas reuniões, conhecendo assim com maior profundidade o sistema que vem trazendo garantia de renda e sustentabilidade para os produtores.

Confira abaixo a lista de locais e datas das próximas reuniões:

• 23/05 - 13h45 - Comunidade do São Lourenço – Reunião na propriedade de Aristeu Witt (próximo ao parque aquático Padre Francisco);

• 24/05 - 13h45 – Comunidades de Butiá dos Taborda e Irara – Reunião na propriedade de Caroline Sampaio;

• 30/05 - 13h45 – Comunidades de Rio da Areia e Avencal de Cima – Reunião no Salão da Igreja 13 de Maio;

• 31/05 - 13h45 – Comunidades de Augusta Vitória, Avencal do Saltinho e Vila Schafachek – Reunião na propriedade Valmor Pscheidt;

• 01/06 - 13h45 – Comunidades de Campo do São Lourenço e Rio Branco I e II – Reunião na propriedade de Antônio Seidel;

• 06/06 - 13h45 – Comunidade de Avencal do São Pedro – Reunião na propriedade de Claudimar (Claudinho).

Para maiores informações entrar em contato com o Escritório Municipal da Epagri de Mafra, nos telefones (47) 3647 0361, 3647 0363 ou 3647 0360 ou pelo e-mail emmafra@epagri.sc.gov.br