Compartilhe

IV Seminário de Gestão Escolar - ADR Mafra
Foto: Gerência de Educação/ADR Mafra

A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra realizou, na última quinta-feira, 23, em São Bento do Sul, o IV Seminário de Gestão Escolar - Gestão Democrática e o Papel do Gestor. O evento foi realizado no auditório da secretaria municipal de educação, que cedeu o espaço e a estrutura física, e contou com expressiva participação dos gestores das escolas estaduais de toda a região da ADR Mafra, que lotaram o auditório.

O seminário tem como objetivo a socialização das experiências pedagógicas que resultam de uma gestão participativa que envolve pais, alunos, professores e demais profissionais das unidades escolares. “Durante todo o ano, os gestores das escolas estaduais de toda a região participam de cursos de capacitação para, em seguida, colocarem tudo prática nas escolas. Nestes seminários temos a apresentação dos resultados de todo este trabalho”, destacou Marlene Vaz Luft, tutora da Formação para Gestores Escolares.

A mesa de autoridades foi composta pela gerente de Educação da ADR Mafra, Eliane Hübl, pela secretária de Educação de São Bento do Sul, Rosemari Strck Cândido, pela organizadora do evento, Marlene Vaz Luft, pela professora Cibele Vanessa Tureck Jantsch, diretora da EEB Argemiro Gonçalves, de Campo Alegre, representando os 42 diretores da regional, e pelo professor doutor Zamir Kovalski Nogueira, da Universidade do Contestado (UnC).

A abertura contou com apresentação de dança da EEB Roberto Grant, de São Bento do Sul. Em seguida, o professor Zamir apresentou a palestra “Mediação de Conflitos”, viabilizada por meio de uma parceria entre a Gerência de Educação e a UnC . Ainda pela manhã começaram a ser apresentados os Projetos Educacionais - Gestão Escolar 2017, com a participação de três escolas:

- EEB João Ropelato( São Bento do Sul) - Projeto de Integração e Inclusão;

- EEB Manoel da Nóbrega (Rio Negrinho) - Apresentação Musical;

- EEB Marta Tavares (Rio Negrinho) - Declamação de Poesia.

IV Seminário de Gestão Escolar - ADR Mafra
Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

Na parte da tarde, o secretário executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder, foi o responsável por dar continuidade ao seminário, falando aos gestores escolares sobre a importância do planejamento. “Durante muito tempo eu achava que fazer educação era simplesmente entrar em sala de aula e dar aula. Acredito que até hoje muitos ainda pensem desta forma. Mas com isso esquecemos de todos aqueles que fazem a gestão da educação, pensando e planejando todo o trabalho. Hoje estamos destacando exatamente isso: a gestão e sua importância no meio escolar”, salientou Abel.

Na sequência, outras oito apresentações completaram a programação do seminário:

- EEM Prof. Roberto Grant (São Bento do Sul) – Peça Teatral;

- EEB Irene Reva Zadorosny (Papanduva) – Vídeo;

- EEB Pedro Ribeiro (Monte Castelo) – Vídeo;

- EEB Celso Ramos Filho (São Bento do Sul) – Colagem Cultural;

- EEB Carlos Zipperer Sobrinho (São Bento do Sul) – Música;

- EEB Manoel Ribeiro (Monte Castelo) – Projeto Torta na Cara;

- EEB Celso Ramos Filho (São Bento do Sul) – Poesia;

- EEB São Bento (São Bento do Sul) – Folclore Alemão.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra