Compartilhe

Colegiado Regional de Governo - Tema da reunião: Obras e desativamento de ADRS
Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

Na última reunião do Colegiado Regional de Governo, nesta quarta-feira, 28, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Abel Schroeder, falou aos membros sobre as recentes inaugurações na região, como a reabilitação da Rodovia dos Móveis, entre São Bento do Sul e Campo Alegre, a ampliação das UTIs do Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra, e a inauguração do trecho da SC-477 entre Itaiópolis e Rio Negrinho.

“Foram grandes e boas notícias que aconteceram desde o final do ano, com duas inaugurações importantes, até agora, no mês de fevereiro, com a inauguração da pavimentação da SC-477. E dentro das boas notícias, temos também as escolas que estão passando por reparos como a troca de telhados. São seis já com os trabalhos em andamento e duas que vão iniciar após correr o período de licitação. Estamos substituindo os telhados de madeira por estruturas metálicas. Ainda estamos trocando todo o forro, a rede elétrica e todo o cabeamento da rede lógica. Trabalhamos durante as férias e as obras só não foram concluídas por conta das chuvas quase intermitentes em dezembro e janeiro”, declarou o secretário Abel.

Abel falou ainda sobre a desativação de 15 ADRs, entre elas a ADR de Canoinhas. O secretário explicou que a mudança, com foco principal na contenção de despesas, é um retorno ao momento em que as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) – hoje ADRs – foram idealizadas, no ano de 2002. Na proposta inicial, as sedes das SDRs coincidiriam com as sedes das associações de municípios do estado de Santa Catarina. "Agora retorna-se à esta proposta", salientou Abel Schroeder.

Na reunião do colegiado estavam presentes, além dos gerentes da ADRs, os representantes da Cidasc, Epagri, Celesc de São Bento do Sul, Defesa Civil, Secretaria de Estado da Fazenda, Delegacia Regional de Mafra, Bombeiros Militares de São Bento do Sul e IGP de Mafra.

Os Colegiados Regionais de Governo foram criados juntamente com a instituição das ADRs e têm como objetivo assessorar os secretários executivos e as agências nos assuntos relacionados à implementação e andamento dos planos, programas e ações sob suas responsabilidades, integrando e convergindo esforços com vistas à racionalização de recursos e meios, sempre buscando garantir maior efetividade e abrangência na prestação de serviços públicos.