Compartilhe

Não é apenas o consumidor final que busca leite de qualidade. Toda a cadeia produtiva, desde os pequenos produtores até os grandes laticínios, tem como objetivo maximizar a qualidade do leite, o que resulta em maior lucro por litro e aumento no rendimento de derivados lácteos. Por essa razão, o leite deve ser produzido por animais sadios e não conter bactérias patogênicas (baixa CCS e CBT) nem resíduos químicos, além de possuir uma composição adequada (teor de proteínas, gordura, lactose). Para alcançar tais características é necessário estabelecer um controle efetivo da mastite no rebanho, apresentar boas práticas de ordenha e higiene, realizar a manutenção preventiva e a limpeza correta dos equipamentos, fornecer resfriamento adequado ao leite e garantir o transporte adequado, atendendo as exigências da legislação. 

Na constante busca para impulsionar o desenvolvimento da pecuária leiteira, contribuindo para a melhoria da qualidade de leite no município, a Epagri e o Sindicato dos Produtores Rurais de Papanduva se uniram para realizar um treinamento, via SENAR, sobre Operação e Manutenção de Ordenhadeiras. O evento aconteceu na comunidade Campina Jungles, nos dias 5 e 6 de abril, com a participação de 13 agricultores.

Durante o treinamento eles puderam aprender, na prática, como produzir leite de qualidade, com a devida atenção à higiene e operação dos equipamentos. Além disso, foram abordados temas como exigências do mercado e indicadores de qualidade. “O mercado, ano após ano, está mais exigente em relação à qualidade dos produtos, e o agricultor necessita adequar-se caso queira continuar tendo acesso a estes mercados. Para isso, é necessário apoio técnico para tomadas de decisões e identificação dos pontos que podem ser melhorados dentro da realidade de cada propriedade”, declarou o engenheiro-agrônomo da Epagri, André Yvan da Costa, um dos idealizadores do treinamento.

Mais informações: Escritório Municipal da Epagri - empapanduva@epagri.sc.gov.br

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.Assessoria de comunicação
Agência de Estado de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmafra