Compartilhe

Workshop Regional SC 2030
Foto: Nery Nader Jr./ADR Mafra

“O evento foi muito prestigiado pelas autoridades políticas e pela sociedade civil organizada, mostrando a importância de se planejar o desenvolvimento de Santa Catarina e, principalmente, da nossa região para o futuro.” Desta forma o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra, Abel Schroeder, sintetizou o Workshop Macrorregional do Plano de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina SC 2030, realizado na tarde desta quinta-feira, 14, em Mafra, na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte).

Com aproximadamente 120 inscritos dos 13 municípios que, juntos, compõem as ADRs de Mafra e Canoinhas, todos os setores da sociedade do Planalto Norte estavam presentes no workshop, seja com representantes dos diversos órgãos do Governo do Estado na região, seja com secretários e técnicos das prefeituras, vereadores, dirigentes e representantes da sociedade civil organizada.

O encontro teve  a divisão em grupos para que fossem debatidos três principais eixos. O primeiro, Desenvolvimento Econômico, foi subdividido nos temas indústria, comércio, ciência e tecnologia; agricultura e pesca; e cultura, esporte e turismo. O segundo eixo, Desenvolvimento Social, subdividiu-se em temas como educação; saúde; segurança pública; e assistência social, trabalho e habitação. E para finalizar, no terceiro eixo, foram discutidos os temas de Infraestrutura e Meio Ambiente.

Workshop Regional SC 2030
Foto: Sérgio Teixeira da Silva/ADR Canoinhas

As discussões foram supervisionadas pelos professores da UFSC, que explicaram e acompanharam o processo de definição dos problemas ou obstáculos e das ações estratégicas para solucioná-los e, assim, promover o desenvolvimento. Ao final do workshop, um representante de cada grupo apresentou as constatações referentes a seus respectivos temas, que muitas vezes eram complementares a outras áreas, demonstrando assim a coesão no raciocínio, no entendimento da região e na definição das ações.

O diretor de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Estado de Planejamento explicou que os workshops macrorregionais têm objetivos muito claros. “Estamos aqui para juntos identificar os problemas que impossibilitam o desenvolvimento de cada região. Vamos construir de forma participativa esse plano, como um instrumento auxiliar nas ações governamentais de Santa Catarina”, destacou Norton Boppré.

A realização dos workshops, que aconteceram em oito macrorregiões do Estado, é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (SPG), em cooperação com a UFSC e com apoio da FAPESC.

O propósito do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 (PDSC 2030) é agregar esforços e resultados alcançados, como também aumentar a sinergia e a efetividade dos programas já realizados e em andamento pelo governo estadual. O objetivo é construir, de modo participativo, um plano para o período de 2017 - 2030 nas diversas áreas de atuação do Estado, a partir do estabelecimento de indicadores, metas, objetivos e estratégias como instrumento auxiliar para a ação governamental em Santa Catarina.

A equipe da SPG pretende entregar o relatório completo para aprovação do governador do Estado, Raimundo Colombo, até o final deste ano.

Mais informações para a imprensa:
Nery Nader Jr.
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra
E-mail: imprensa@mfa.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3647-0017 / 99240-5668
Site: sc.gov.br/regionais/mafra