Compartilhe

Reunião do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina é realizada em Maravilha
Fotos: Suzana Francieli Ferrari/ADR Maravilha

Na manhã desta quinta-feira 9, Maravilha foi sede da segunda reunião do ano de 2017 do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado.  O evento foi coordenado pela Secretária de Estado do Planejamento e conduzido pelo secretário de Estado Murilo Flores. A região da faixa de fronteira abrange 82 municípios catarinenses, a partir da linha divisória com a Argentina, com aproximadamente um milhão de habitantes.

O tema principal abordado na reunião foi a “Conexão Transfronteiriça – A Nova Rota do Milho”. O coordenador Regional Oeste do Sebrae, Enio Parmeggianni, e o sub-coordenador da NFSC, Flavio Berté, relataram os encaminhamentos da reunião realizada em Encarnación (Paraguai) referente a esse tema.  De acordo com Berté, a primeira etapa foi realizada, que é a autorização da concessão da entrada do produto paraguaio pela argentina.

“Esse corredor do milho possibilita e viabiliza o crescimento e a produção em torno do agronegócio, para tanto, a participação das Agências de Desenvolvimento Regionais é de extrema importância”. Parmeggiani ressalta que a apresentação apontou a trajetória de estruturação do Núcleo de Fronteira.

O secretário de Estado do Planejamento e Coordenador Geral do NFSC, Murilo Flores,  comemorou oa avanços já conseguidos nas articulações, como o acordo com o Paraguai e Argentina para trazer o milho do Paraguai e suprir a necessidade da agroindústria do Oeste. “É um resultado concreto, fruto do esforço que nasce dos trabalhos das Câmaras Temáticas, foi uma reunião de alcance estratégico para o futuro da economia do Oeste de Santa Catarina”.

Reunião do Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado de Santa Catarina é realizada em Maravilha

 

De acordo com secretário executivo Jonas Dall´Agnol, foi uma honra a Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha (ADR), sediar este encontro que contou com a presença de um grande número de lideranças do governo estadual, setor produtivo, entidades, e representantes do governo argentino.  “O fortalecimento do Mercosul  é uma grande oportunidade econômica, onde a região Oeste tem a possibilidade de ser protagonista deste cenário econômico”, afirma o secretário.

Estiveram presentes na reunião cerca de 150 pessoas. Participaram as ADRs de São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Itapiranga, Palmitos, Chapecó, Xanxerê, prefeitos, vereadores, representantes dos municípios, órgãos estaduais, federais e representante do governo da república Argentina.  

Informações adicionais para a imprensa
Suzana Francieli Ferrari
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha
E-mail: imprensa@mvh.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3664-6532 / (49) 98839-1117
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrmaravilha
Facebook: https://www.facebook.com/regional.maravilha