Curso de formação continuada na ADR de Palmitos

 

Foto: Tiago Spezzatto/ ADR Palmitos

Iniciou nesta segunda-feira, 5, em Palmitos, o Curso de Formação Continuada Descentralizada de Professores: Planejamento e Gestão Pedagógica. Essa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, por meio da Gerência Regional de Educação da ADR Palmitos. Serão cinco dias de curso no período vespertino e matutino, com a participação dos mais de 500 profissionais da rede estadual de educação que atuam na região da ADR Palmitos.

O evento tem como objetivo subsidiar a discussão e organização dos aspectos pedagógicos das escolas e principalmente o planejamento de ações para a melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Estão envolvidos nas atividades professores, assistentes técnicos pedagógicos, especialistas, assistentes de educação, assessores, diretores das dezenove escolas estaduais e Casas Familiares Rurais, além dos servidores da Gered de Palmitos.

O secretário executivo participou da solenidade de abertura e acompanhou as atividades no primeiro dia. “Grande parte da nossa ADR é dedicada à educação, isso faz com que nosso trabalho seja muito voltado para essa área que é tão importante. Queremos que este ano seja de muitos avanços no que tange ao processo de ensino aprendizagem. Contamos com o apoio de todos os profissionais e também estamos sempre à disposição.”

O gerente de educação Clairton Bernardo deixou uma mensagem aos educadores. “Sabemos que a educação é a ferramenta para mudar as coisas, para avançar. Precisamos fazer a diferença primeiramente em nossa região, deixar o nosso legado.”

A coordenadora do evento e supervisora de gestão escolar, Franciele Lazzari, aponta para benefícios da realização. “É um momento de troca de conhecimento entre todo o grupo da rede estadual da nossa região, são centenas de profissionais, o que vai enriquecer o trabalho de cada um e de cada escola da região.”

Dentre as atividades estão as palestras:

- O olhar diferenciado do professor e suas especificidades fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, com a Alzira Cândido Lopes;

- Cidades inteligentes: desafios e soluções tecnológicas, com Ramicés dos Santos Silva

- O professor no contexto atual, com Jeferson Sacol Ferreira

- Avaliação, com Elcio Cecchetti

Informações adicionais para a imprensa
Tiago Spezzatto
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos
E-mail: imprensasdrpal@pli.adr.sc.gov.br / adrpalmitos@gmail.com
Telefone: (49) 3462-4044 / 99146-4952
sc.gov.br/regionais/palmitos


Foto: Kenia Pereira/ADR Palmitos

A ADR de Palmitos está promovendo diversas reformas e ampliações nas escolas da região. Investimentos em acessibilidade, pinturas, preventivo contra incêndios e melhorias gerais devem somar R$ 500 mil e beneficiar mais de 16 escolas nos oito municípios da região. Algumas obras já foram iniciadas no final de 2017 e outras estão previstas para os próximos dias.

O secretário executivo da ADR Palmitos, Adilar Carlesso, trabalhou na conquista dos recursos para a região. “São reformas que vão trazer muito mais qualidade para os alunos e profissionais da educação. Além disso, também podemos atender a certas demandas legais que são necessárias, como nos casos de acessibilidade e preventivos de incêndio. Nos dedicamos muito a isso e estamos felizes ao vermos que estão saindo do papel”, disse.

A gerente de Infraestrutura da ADR Palmitos, Kenia Pereira, acompanha as obras. “As melhorias em escolas de São Carlos, Cunha Porã, Mondaí e Riqueza já estão em andamento. Nos próximos dias, devem ser instalados os kits preventivos contra incêndio em 16 escolas, e também iniciada reforma da Gered, em Palmitos. Estamos trabalhando nos prazos e previsão orçamentária corretos”, disse.

Informações adicionais para a imprensa
Tiago Spezzatto
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos
E-mail: imprensasdrpal@pli.adr.sc.gov.br / adrpalmitos@gmail.com
Telefone: (49) 3462-4044 / 99146-4952
sc.gov.br/regionais/palmitos


Foto: James Tavares / Secom

Neste fim de ano, o período de recesso do Governo do Estado começa na sexta-feira, 22, com retorno das atividades normais no dia 8 de janeiro de 2018. O decreto Nº 1.389, de 30 de novembro de 2017, determina que serão nove dias úteis de recesso, descontando fim de semana e feriados de Natal e Ano-Novo. O decreto vale para todos os órgãos e entidades da administração direta, autarquias e fundações do Poder Executivo Estadual. Os serviços e as atividades consideradas de natureza essencial, especialmente nas áreas da Saúde e Segurança Pública serão mantidos por meio de escalas ou plantão.

Segurança

Durante todo o período de recesso, estarão disponíveis os seguintes serviços: Delegacias de Polícia Civil (181), Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193). Órgãos como o Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Instituto Médico Legal (IML) funcionarão todos os dias em esquema de plantão.

No Instituto de Identificação, que atende a população no processo de confecção da carteira de identidade, o atendimento segue normal até o dia 21 de dezembro (7h30 às 17h30). Nos dias 22 (sexta-feira), 23, 24, 25 e 26 não haverá expediente. Nos dias 27, 28 e 29, o atendimento será em horário reduzido: 13h às 18h. Nos dias 30, 31, 1 e 2, não haverá funcionamento. De 3 a 5 de janeiro, o Instituto de Identificação também atenderá em horário reduzido: 13h às 18h. O atendimento normal volta no dia 8 de janeiro.

Vale lembrar que também é possível registrar Boletim de Ocorrência no site da Polícia CivilPolícia Civil.

Saúde

Os atendimentos nos hospitais públicos e no Cepon serão mantidos em esquema de plantão durante todos os dias.

A rede do Hemosc não funcionará nos dias 23 a 25 de dezembro e 30 de dezembro a 1º de janeiro, sendo que haverá rotina de sobreaviso. A partir do dia 2 de janeiro, toda a rede abre normalmente. Exceto a unidade de coleta de Jaraguá do Sul que estará de férias coletivas do dia 27 de dezembro a 31 de janeiro.

Para casos de intoxicações e envenenamentos, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox) faz atendimento 24 horas todos os dias do ano pelo telefone 0800-643-5252 (ligação gratuita). Imagens do agente tóxico e/ou local da lesão podem ser enviadas através do aplicativo WhatsApp - (48) 99902-2683 - após contato prévio com a equipe de plantão.

Casan

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informa que não haverá atendimento presencial em suas agências nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro. As equipes de consertos, porém, estarão de plantão permanente neste período, com contingente reforçado. Ocorrências emergenciais devem ser comunicadas à Central de Atendimento pelo telefone 0800-643-0195, assim como pelo chat que funciona 24 horas no site www.casan.com.br.

Celesc

A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) manterá expediente normal, sem atendimento interno somente na segunda-feira, dia 25 de dezembro e dia 1º de janeiro. Os endereços e horários de funcionamento das lojas presenciais estão disponíveis na Agência Web do portal www.celesc.com.br (opção Consultas - Lojas de atendimento) Outras informações também podem ser obtidas a qualquer tempo por esse mesmo canal, que também conta com atendimento online.

O contato com a empresa pode ser feito ainda pelo Contact Center, pelos números gratuitos 0800-48-0120 (serviços comerciais) e 0800-48-0196 (emergências na rede elétrica). Para informar sobre falta de energia, a opção mais rápida e prática é o SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ + número da unidade consumidora (UC) ou CPF do titular da conta.

Procon

O Procon só estará fechado nos dias 25 e 26 e dia 1° e 2 de dezembro. Nos demais dias, o Procon estadual atenderá no período de recesso, sempre de segunda-feira à sexta-feira, das 12h às 18h, considerando que é um período de compras e trocas de presentes, onde o consumidor pode ter dúvidas. Saiba qual a unidade do Procon mais próxima neste link.

Defesa Civil

A Secretaria de Estado da Defesa Civil orienta a população, em caso de emergência, que comunique à coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. O cidadão também pode entrar em contato com a Defesa Civil do Estado, no plantão 24 horas, que conta com equipes de prontidão. O telefone é o (48) 3664-7000.

Detran, Ciretrans e Citrans

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran), as Ciretrans e Citrans não terão atendimento nos dias 25 e 26 de dezembro. Entre os dias 27 e 29, o expediente será em horário normal, das 9h às 17h.

Os departamentos fecham novamente nos dias 1° e 2 de janeiro, reabrindo no dia 3 de janeiro e nos outros dias, com expediente das 9h às 17h. Mais informações também no site do Detran-SC.

Comunicação

A Secretaria de Estado da Comunicação estará de plantão para atendimento à imprensa, atualização do Portal do Governo do Estado e das redes sociais durante o período do recesso. Acesse aqui a lista completa dos assessores de todas as secretarias e órgãos do Governo do Estado.

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3014 / 98843-5460
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo reuniu o colegiado de secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional para apresentar as conquistas de Santa Catarina ao longo de 2017 e os encaminhamentos para o fechamento do ano. O encontro realizado nesta sexta-feira, 17, em Lages também contou com a participação dos secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa e da comunicação, João Debiasi e dos assessores de comunicação ADRs.

A reunião teve um tempo reservado ao debate para aprimorar estratégias e posicionamentos do Governo do Estado para o próximo ano.
"É um momento importante para trocarmos ideias, discutirmos os desafios e, principalmente, partilharmos o que deu certo, porque Santa Catarina tem bons indicadores e foi um exemplo de superação em meio à maior crise econômica e política do país", disse Colombo na abertura da reunião.