Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo reuniu o colegiado de secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional para apresentar as conquistas de Santa Catarina ao longo de 2017 e os encaminhamentos para o fechamento do ano. O encontro realizado nesta sexta-feira, 17, em Lages também contou com a participação dos secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa e da comunicação, João Debiasi e dos assessores de comunicação ADRs.

A reunião teve um tempo reservado ao debate para aprimorar estratégias e posicionamentos do Governo do Estado para o próximo ano.
"É um momento importante para trocarmos ideias, discutirmos os desafios e, principalmente, partilharmos o que deu certo, porque Santa Catarina tem bons indicadores e foi um exemplo de superação em meio à maior crise econômica e política do país", disse Colombo na abertura da reunião.

Profissionais que atuam no Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI) nas regiões das Agências de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Maravilha e Palmitos estarão reunidos nesta terça-feira, 14, no auditório da EEB São Miguel de São Miguel do Oeste, para um Fórum Regional, no qual serão apresentados cases.

O evento, organizado pela Gerência Regional de Educação (Gered) de São Miguel do Oeste, também contará com palestra da técnica da Secretaria de Estado da Educação, Sirley Damin de Medeiros, que falará sobre as projeções do EMI para os próximos anos.

A integradora da Gered de São Miguel do Oeste e coordenadora do Fórum, Beatriz Naue, explica que o objetivo é atualizar os profissionais com informações sobre o Projeto, além de compartilhar experiências exitosas. “Essa troca é muito importante, pois os profissionais saem do evento com ideias que podem ser implantadas em suas escolas”, afirma.

--
Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste

Reunião Rota do Milho
Foto: Andréia Oliveira/ADR Chapecó

As Agências de Desenvolvimento Regional (ADR) do Oeste unem os objetivos para viabilizar a Rota do Milho, considerada um canal de oportunidades para o transporte de grãos, por meio da integração fronteiriça entre o Paraguai, Argentina e Santa Catarina. A ADR Chapecó promoveu reunião nesta segunda-feira, 30, que contou com a participação de 10 ADRs e Sebrae. Como resultado, foi formada uma comissão que irá trabalhar por uma agenda conjunta de ações para defender a efetivação desta rota.

A comissão é composta por representantes das ADRs de São Miguel do Oeste, Xanxerê e Dionísio Cerqueira, com a coordenação de Chapecó. Entre as prioridades que irá defender estão a estruturação e fluidez da passagem aduaneira de Dionísio Cerqueira, implantação de infraestrutura e funcionamento da passagem aduaneira de Paraíso (SC) a San Pedro (Província de Misiones, na Argentina) e a melhoria da estrutura rodoviária do Oeste e Extremo-Oeste catarinense.

A reunião contou com a participação de representantes das ADRs de Concórdia, Itapiranga, Maravilha, Quilombo, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Seara, Xanxerê, Palmitos e Chapecó. Esta articulação visa a importação principalmente de milho dos países vizinhos para uso na alimentação de aves, suínos e gado leiteiro.

Atualmente, Santa Catarina produz em torno de três milhões de toneladas de milho ao ano e o consumo é no mínimo o dobro. A diferença é adquirida no Centro-Oeste do Brasil, Argentina e Paraguai, sendo que as distâncias representam aproximadamente o dobro do que está sendo proposto pela Rota do Milho.

A secretária executiva de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Astrit Savaris Tozzo, está acompanhando este processo. “Nossas agroindústrias não tiveram aumento significativo na produção de suínos e aves na última década, estamos unindo esforços para manutenção desta matriz econômica regional, por isso temos que somar forças. Esta rota também será um canal de desenvolvimento para outros setores, entre eles, o turismo”, afirma a secretária.

O coordenador regional Oeste do Sebrae, Enio Alberto Parmegiani, apresentou dados sobre a produção e a importância da viabilização da rota. “É necessária uma ação contundente que envolva os governos do Estado e Federal na evolução do atendimento dessa demanda, porque muitos pequenos negócios dependem do êxito dessas ações”, explica.

Segundo o gerente de Políticas Econômicas Rurais e Urbanas da ADR Chapecó, Mauro Zandavalli, é preciso constância no abastecimento para manter a atividade econômica. “Tem que ficar bem claro que não há prejuízo algum para o nosso produtor regional, pois o que determina o valor do preço pago ao milho na nossa região é a agroindústria. Sendo assim, é fundamental a manutenção desta atividade para o desenvolvimento regional”, destaca.

A rota

A nova rota se inicia no departamento de Itapúa (Paraguai), na cidade de Mayor Julio Otaño, passa por Misiones (Argentina), pela cidade de Eldorado com direção a Bernardo de Irigoyen, onde ocorrerá a conexão com o Brasil no Estado de Santa Catarina, através de Dionísio Cerqueira, passando por São Miguel do Oeste.

A proposta tem o envolvimento da Secretaria de Estado do Planejamento, executiva do Núcleo Estadual de Faixa de Fronteira de Santa Catarina (NFSC), do Fórum de Competitividade e Desenvolvimento para o Oeste de SC com o Bloco dos Prefeitos do Mercosul (Bripam), conta com apoio do Sebrae/SC e Associações dos Municípios do Oeste de Santa Catarina.

Mais informações para a imprensa:
Andréia Cristina Oliveira
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó
Fone: (49) 2049-7427 / 99938-6966
E-mail: imprensasdrcco@gmail.com
Site: sc.gov.br/regionais/chapeco

São Carlos - ADR Palmitos realiza etapa microrregional Moleque Bom de Bola

A Agência de Desenvolvimento Regional de Palmitos promoveu, na última semana, a etapa microrregional do Moleque Bom de Bola, no município de São Carlos. Participaram escolas dos municípios de toda a região da ADR Palmitos. Os vencedores avançam para a próxima fase da competição.

O secretário executivo da ADR Palmitos, Adilar Carlesso, acompanhou as atividades. “O Governo do Estado, por meio da ADR Palmitos, está investindo bastante no esporte da região. Nos últimos dias tivemos torneios de bolão, bocha, o JASC, enfim, diversas competições e modalidades. Além disso, temos Campeonato do Cinquentões, que é uma referência no Estado e mobiliza muitas pessoas na região.”  

Confira a classificação
 
Masculino
1º Lugar: EEB Cardeal Arcoverde - São Carlos 
2º Lugar: EEB Dom Pedro II - Caibi 
3º Lugar: EEB Irineu Bornhausen - Águas de Chapecó

Feminino
1º Lugar: EEB Nicolau Schoenberger - Cunhataí 
2º Lugar: EEB Irineu Bornhausen - Aguas de Chapeco 
3º Lugar: EEB Dom Pedro II - Caibi

Informações adicionais para a imprensa
Tiago Spezzatto
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos
E-mail: imprensasdrpal@pli.adr.sc.gov.br / adrpalmitos@gmail.com
Telefone: (49) 3462-4044 / 99146-4952
sc.gov.br/regionais/palmitos