SED
Crédito: Dafnée Canello/Ascom SED

Para tornar o processo de contagem da alimentação escolar mais ágil, econômico e transparente a Secretaria de Estado da Educação (SED) desenvolveu um aplicativo de contagem automática das refeições servidas aos alunos. Serão 270 escolas da rede estadual que começarão a utilizar o novo método para contabilizar a merenda nas escolas. A estimativa é economizar em até 10% em 2017, sendo que, em 2016, o investimento em alimentação escolar foi de R$ 130 milhões. Profissionais da ADR Palmitos participaram do treinamento como novo sistema de operação.

“Cada estudante terá a própria Carteira de Identificação Estudantil emitida pelo Sistema de Gestão Escolar de Santa Catarina (Sigesc) o que garante precisão na contagem”, explica o diretor de Articulação com os Municípios, Osmar Matiola. 

Cerca de 180 mil estudantes terão acesso ao aplicativo no momento das refeições. Os dados computadorizados serão transferidos para o sistema de registros da alimentação escolar, repassando a quantidade de refeições a serem pagas por estudante em cada escola. “Em algum momento nós teríamos que dar esse passo para informatizar o sistema da alimentação e colocar ele dentro de uma tendência atual mundial”, frisa o coordenador da Gerência de Tecnologia da SED, Luiz Alberto Rosa.

Para o domínio do aplicativo, 320 profissionais das escolas entre gestores, assistentes de Educação e profissionais das Gerências de Educação estão passando por uma formação no mês de maio a setembro para conhecer o novo sistema e aperfeiçoar o uso dos tablets.

O supervisor de articulação com os municípios da Gered de Palmitos, Agostinho Nos, participou do treinamento. “O novo sistema vai aumentar as possibilidades de avaliação dos dados e amplia em muito o controle da operação. A informatização dessa área é um passo importante na evolução dos procedimentos que são utilizados na educação do Estado. A informatização é uma tendência global que gera grande facilidade no monitoramento dos números, entre outros benefícios”, disse 

Informações adicionais para a imprensa:
Tiago Spezzatto
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos
E-mail: imprensasdrpal@pli.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 9146-4952

O Governo do Estado lançou em Chapecó o SC Bem+Simples, um programa que visa facilitar o processo de abertura e fechamento de empresas no Estado. A atividade econômica ou o imóvel que for enquadrado como baixo grau de risco sanitário, baixo potencial poluidor ou baixa complexidade receberá automaticamente o documento de liberação e poderá seguir com o processo de autorização para o funcionamento da empresa.

O secretário executivo da ADR Palmitos, Adilar Carlesso, participou do lançamento. “Esse programa é muito bom porque diminui os entraves burocráticos e cria um ambiente favorável ao empreendedorismo. Santa Catarina está sendo pioneira no Brasil nesse tipo de iniciativa”, finaliza Carlesso.

Informações adicionais para a imprensa:
Tiago Spezzatto
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos
E-mail: imprensasdrpal@pli.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 9146-4952


Secretário Carlesso (à frente) e Hessmann (ao fundo). Foto: Tiago Spezzatto/ADR Palmitos

O Governo de Santa Catarina realizou mais uma edição do Dia de Ação de Governo, na Agência de Desenvolvimento Regional de Palmitos. O projeto busca aproximar o governo das demais regiões por meio de encontros que visam disseminar a descentralização e compartilhar informações com moradores e entidades municipais. A programação contou com palestra, bate-papo e visitas técnicas, na última quinta-feira, 25.


Foto: Tiago Spezzatto/ADR Palmitos

O município de Caibi recebe desde a última segunda-feira, 22, a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). Os jogos envolvem atletas de 12 a 14 anos das escolas dos oito municípios da região da ADR Palmitos, que está promovendo o evento.

Os participantes competem nas modalidades de atletismo, futsal, voleibol, xadrez, badminton e tênis de mesa. Os campeões nas várias provas que fazem parte do atletismo vão direto para a etapa estadual do JESC, o mesmo vale para o xadrez, badminton, e tênis de mesa. Já no futsal e voleibol os campeões são classificados para uma próxima etapa seletiva.

O secretário executivo da ADR Palmitos valoriza o evento. “Nossas competições esportivas estão a todo vapor neste ano. Recentemente tivemos os Joguinhos Abertos em Cunha Porã, e agora mais essa competição que valoriza o esporte para nossos adolescentes e jovens. Temos certeza que esse investimento trará bons frutos.” 

Informações adicionais para a imprensa:
Tiago Spezzatto
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos
E-mail: imprensasdrpal@pli.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 9146-4952