Compartilhe

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) dá início às aulas de Pedagogia a distância (EAD) no polo de Quilombo na noite de 2 de agosto, quando será realizada a aula inaugural, em web conferência com todos os polos EAD da instituição, às 19h. Antes disso, às 18h, haverá uma solenidade de abertura.

Vinte e cinco alunos estão matriculados no curso, que tem duração de quatro anos e aulas nas noites de segunda-feira. O polo funciona na escola Jurema Savi Milanez, onde haverá uma secretaria durante o dia.

Segundo Andreia Trevisol Orso, servidora da Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo, que acompanhou o processo de instalação do polo, há uma preocupação em gerar oportunidades de ensino superior gratuito na região, para que os estudantes permaneçam aqui e o conhecimento adquirido por eles transformem a região.

“Boa parte das pessoas que buscam ensino superior fora não acabam voltando para a nossa região. Por isso precisamos fornecer educação de nível superior e gratuita aqui para impulsionar o nosso desenvolvimento científico e tecnológico”, explica.

O caminho para instalação do polo foi longo, começou em 2011 com os primeiros contatos com a Udesc, credenciamento do polo, adequação do ambiente e disponibilidade do Estado para custear a unidade. Após, demorou um pouco para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPESC) e o Ministério da Educação aprovarem a implantação do curso no polo de Quilombo. Futuramente, outros cursos deverão ser implantados na unidade.

Informações adicionais para a imprensa
Vinicios Antonio Ranzan
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Quilombo
E-mail: assessoriadecomunicacao@qbo.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3346-2426 / 99152-8098
Site: sc.gov.br/regionais/quilombo