Compartilhe

União do Oeste - Ônibus itinerante da campanha “Mulher, viver sem violência” chega à região de Quilombo

O município de União do Oeste recebeu nesta segunda-feira, 10, a unidade móvel de atendimento à mulher da campanha “Mulher, viver sem violência”. A atividade foi realizada na comunidade de linha Parafusinho e contou a participação de 120 mulheres, entre a manhã e a tarde.

A ação é organizada pela Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, em parceria com as Agências de Desenvolvimento Regional, governo federal e prefeituras.

O ônibus lilás é preparado para transitar em áreas rurais e está equipado para profissionais prestarem orientações sobre os direitos da mulher e violência doméstica e para divulgar os serviços públicos existentes para proteção social. Ele possui salas com divisórias para garantir um atendimento privativo e humanizado.

“As mulheres que participaram tiveram orientação em relação ao pacto nacional pelo enfrentamento da violência contra a mulher, orientação com nutricionista, orientação jurídica, foram atendidas por uma equipe da saúde, fizeram testes rápidos, degustações, a equipe da Epagri orientou em relação à horta e distribuiu sementes. Elas puderam participar de uma série de atividades não apenas voltadas à violência, mas também de orientação”, explica a assistente social de União do Oeste, Lucivane Matiello.

União do Oeste - Ônibus itinerante da campanha “Mulher, viver sem violência” chega à região de Quilombo

A ação continua em União do Oeste nesta terça-feira, 11, pela manhã na linha Adolfo Konder, envolvendo também as mulheres da linha Bonita e à tarde o ônibus vai para Santo Antônio do Meio, onde também participam mulheres de Linha Santa Terezinha.

Na quarta-feira a ação prossegue em Formosa do Sul e termina a semana com dois dias em Quilombo.