A 1ª Conferência de Saúde da Mulher no Alto Vale do Itajaí ocorreu nesta sexta-feira, 26, na UNIDAVI, em Rio do Sul. O evento envolveu municípios das agências regionais de desenvolvimento de Rio do Sul, Taió e Ituporanga. Cada município esteve representado por 10 participantes, entre profissionais da saúde, seus gestores e membros da sociedade civil.

 Na ocasião foram eleitos os delegados que representarão os seus municípios na etapa estadual - dias 13 e 14 de junho, em Florianópolis. Esta conferência é preparatória à Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que acontecerá de 1 a 4 de agosto de 2017, em Brasília.

 A conferência, que contou com oficinas e plenária final, teve o tema: 'Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Eqüidade', e é prevista  em resolução do Conselho Nacional de Saúde para propor diretrizes à política nacional de atendimento à saúde das mulheres, reafirmar e efetivar as diretrizes do Sistema Único de Saúde, conforme é previsto por lei. Em Rio do Sul foram discutidas estratégias de enfrentamento ao machismo, ao sexismo, e à misoginia por meio de políticas públicas. Também foram reafirmados os diálogos acerca dos direitos à saúde, da divisão sexual do trabalho, das condições e jornada de trabalho, e para o enfrentamento à violência institucional.

Discutiu-se ainda o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e saúde das mulheres.  Conforme disse o gerente regional de Saúde, Everson Pedroso - da ADR de Rio do Sul, "a conferência aprofundou o debate sobre reformas para a melhoria do atendimento à saúde da mulher e as políticas públicas para sua maior participação social".

Informações adicionais:
Homero Buzzi
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3526-3014 / 98855-3946

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, acompanhado pelo secretário regional de Rio do Sul, Ítalo Goral, e a gerente de Educação, Cátia Brasil, visitou nesta quarta-feira, 24, a região de Rio do Sul, cumprindo agenda do Dia de Ação de Governo.

Os trabalhos começaram às 8h com visita à EEF Luis Ledra, no Bairro Taboão, em Rio do Sul, onde Deschamps foi saudado pela diretora do educandário, professora Elma Westphal, professores, alunos e representantes da APP da escola.  Deschamps elogiou o trabalho feito na escola, assistiu à apresentação artística do coral e recebeu flores da aluna Elis Kunz, do 3º ano das séries iniciais. Ele agradeceu e falou que o Dia de Ação de Governo dá oportunidade dos representantes dos diversos setores verem retorno, in loco, das ações governamentais em cada região, além de saber das demandas regionais prioritárias.

Após receber representantes da imprensa regional em entrevista coletiva, o secretário Deschamps reuniu-se com diretores de escolas da ADR de Rio do Sul, na sede da Gered. Desde o início da sua gestão o secretário tem percorrido as diferentes regiões do Estado para repassar informações e, principalmente, ouvir os dos diretores como está o andamento dos trabalhos nas escolas da rede pública estadual. Entre os assuntos tratados no encontro: conectividade, infraestrutura escolar, ensino médio noturno, segurança na escola.

Outro assunto destaque foi o ensino médio em tempo integral em 15 escolas catarinenses e que podem servir de exemplo para outras que queiram implantar o modelo no ano que vem. A EEB Expedicionário Mário Nardelli , de Rio do Oeste, é candidata a receber turno integral e para isso poderá pedir informações as escolas com progaram em andamento. 

O secretário ressaltou que a revisão curricular e sua implementação no ensino médio, a educação em tempo integral e a profissionalizante estão indo muito bem em todo o Estado. Semana que vem, em Brasília (DF) serão tomadas decisões para definir as bases do novo ensino, e até 2019 as inovações deverão estar totalmente implantadas.

Sobre a escolha do plano de gestão escolar feito nas escolas, o secretário da Educação disse que as comunidades, com isto, voltaram a se interessar pelas escolas e a vida escolar dos estudantes, criando ambiente para a política escolar e treinando, assim, os alunos para a cidadania.

Ao despedir-se, Deschamps elogiou o trabalho realizado na ADR de Rio do Sul e o comprometimento do secretário regional Ítalo Goral com o setor de Educação. 

Informações adicionais:
Homero Buzzi
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3526-3014 / 98855-3946

 

Nesta quarta-feira, 24, a Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul realizará mais um Dia de Ação de Governo, com a presença do secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps.

 Os trabalhos começam com visita, das 8h às 9h, à EEB Luis Ledra, na Estrada Geral Blumenau, no Bairro Taboão, em Rio do Sul. Das 9h até às 9h30, o secretário Deschamps atenderá à imprensa regional na sede da Agência de Desenvolvimento Regional, no Bairro Canoas. Após, até às 10h, haverá reunião de Deschamps com o secretário executivo da ADR de Rio do Sul, Ítalo Goral e a gerente regional de Educação, professora Cátia Brasil, também na sede da ADR de Rio do Sul. Das 10h ao meio-dia será mantida reunião com diretores das 19 unidades escolares da rede de ensino estadual pertencentes à ADR de Rio do Sul, na sede da Gerência Regional de Educação, no Bairro Sumaré, em Rio do Sul.

No primeiro Dia de Ação de Governo na ADR de Rio do Sul, em 26 de outubro de 2016, foi o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, quem visitou a regional. O Dia de Ação de Governo busca integrar equipes de governo para facilitar o debate com autoridades e a sociedade civil em todas as regiões catarinenses de modo a encaminhar procedimentos e eleger ações governamentais prioritárias.

Mais informações para a imprensa

Homero Buzzi
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3526-3014 / 98855-3946  


Fotos: James Tavares / Secom

O governador Raimundo Colombo reuniu os secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) na tarde desta sexta-feira, 12, em Lages, para tratar da promoção da segunda edição do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), uma iniciativa do Governo do Estado. O investimento previsto para esta nova edição é de R$ 700 milhões, como importante medida para dinamizar a economia catarinense.