Hoje, segunda-feira, 19, inicia o período de matrículas da rede estadual de ensino para o ano letivo 2019. O prazo irá até 23 de novembro. A escola deve ser escolhida pelos critérios de zoneamento, sendo a mais próxima da residência do aluno ou do trabalho dos responsáveis legais.

A expectativa é receber cerca de 100 mil novos alunos nas 1.073 unidades escolares em todas as modalidades no ensino fundamental e médio ofertadas pela rede. Haverá um segundo momento para a realização das matrículas, entre 4 e 7 de fevereiro.

"É muito importante que as matrículas sejam realizadas no primeiro período devido ao planejamento das escolas, bem como a organização do quadro de profissionais para o próximo ano letivo", reforça a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene da Silva Pacheco.

O processo deverá ser feito somente presencialmente munido dos documentos:

  • Certidão de Nascimento;
  • Carteira de Identidade;
  • Atestado de Frequência com indicação da etapa/ano em 2018 ou histórico escolar;
  • Comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula);
  • 1 foto 3x4; (opcional)
  • Carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental
  • Fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis

Para realizar a matrícula no ensino fundamental é necessário a criança ter 6 anos de idade até 31 de março de 2019. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o interessado para o ensino fundamental deverá ter 15 anos completos até o ato da matrícula e 18 anos para o ensino médio.

 

Educação prorroga prazo de rematrícula
Foto: James Tavares/Secom

Encerra nesta segunda-feira, 22, o prazo para a rematrícula nas escolas públicas estaduais. O processo pode ser feito pela internet ao acessar o endereço: rematricula.sed.sc.gov.br. Basta preencher o número da matrícula e a data de nascimento do aluno, e a tela apresentará um formulário para confirmar as informaçõs do estudante ou atualizá-las.



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação, emitiu – em 25 de maio de 2018 – a Instrução Normativa nº 001/2018. A Instrução dispõe sobre a suspensão da publicidade dos órgãos e das entidades da administração pública estadual direta e indireta no período eleitoral de 2018, e pode ser lida na íntegra neste link.

Em atendimento à legislação eleitoral, a Secretaria de Estado da Comunicação informa que as áreas de notícias das páginas de internet de todos os órgãos estaduais, incluindo postagens em redes sociais e sites de programas específicos, devem ser interrompidas.

A suspensão também se aplica a perfis de programas, projetos e ações desenvolvidas pelos órgãos estaduais. O mesmo vale para os perfis de departamentos, diretorias, setores, coordenadorias regionais e a toda e qualquer subdivisão vinculada a órgãos estaduais.

Os websites das instituições públicas ligadas ao Executivo deverão destacar, em sua página inicial, a seguinte mensagem informando a suspensão de atualizações: "Em atendimento à legislação eleitoral, a partir do dia 7 de julho e até o final do período eleitoral, estão suspensas as atualizações deste site. Para mais informações, consulte o site www.sc.gov.br".

A divulgação das informações de interesse público e dos serviços de todos os órgãos estaduais caberá apenas ao portal do Governo do Estado, acessado no endereço www.sc.gov.br. Este será o único site de governo que permanecerá com atualizações em sua área de notícias. As notícias serão publicadas após análise da Diretoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Comunicação. Em casos específicos, caberá à Secretaria de Estado da Comunicação consultar a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para garantir a legalidade da publicação.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul, Elias Souza, acompanhado do engenheiro da ADR de Rio do Sul, Cassiano Giacomini, acompanhou as obras de reforma geral, inclusive da cobertura, da Escola Willy Hering, no Bairro Bela Aliança, em Rio do Sul.

A vistoria compreendeu toda a escola, que está sendo totalmente reformada, em área de 1.908 metros quadrados ao custo de R$ 684.788,00. Ela receberá cobertura com isolante térmico e acústico em nove salas de aula, sala de diretoria e de professores, secretaria, laboratório de informática, sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra de esportes coberta, quadra de esportes descoberta, cozinha, biblioteca, banheiros, refeitório e pátios coberto e descoberto, além de área de estacionamento.

As obras de reforma geral da escola começaram em 5 de janeiro deste ano e o prazo para o término é 3 de setembro, restando ainda a colocação de piso em algumas salas de aula. Os trabalhos são necessários porque a escola já sofreu prejuízos com enchentes na região. Conforme a diretora da escola, professora Alice Boing, o andamento das obras está seguindo o cronograma e não há prejuízo dos alunos com relação à perda de aulas, pois as turmas foram deslocadas para salas de aula em que as obras não estão sendo executadas, e, agora, nas salas de aula em que as obras já foram realizadas.

 O secretário Elias garantiu à diretora da escola e à assessora de direção Neusa Girardi , que também acompanhou a vistoria, que as obras de reforma serão entregues no prazo em setembro.

 Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336 
sc.gov.br/regionais/riodosul