O secretário executivo da ADR de Rio do Sul, Elias Souza, prestigiou a abertura da etapa microrregional dos 11º Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), no Clube dos Caminhoneiros, em Presidente Getúlio, na manhã desta quarta-feira, 26. O secretário enalteceu os presentes pela  organização, participação espontânea dos atletas nas várias modalidades da competição e pela vitalidade e alegria.

Participaram da abertura presenças o prefeito anfitrião Nélson Virtuoso, vereadores e secretários municipais de Presidente Nereu, Lontras, Ibirama, José Boiteux, Vitor Meireles, Dona Emma e Witmarsun, além de 150 atletas da terceira idade das delegações participantes dos jogos.

A etapa microrregional em Presidente Getúlio vão até sexta-feira, 27, com disputas em ambos os naipes em Dança Coreográfica, Dança Popular, Canastra, Dominó, Truco, Bolão, Bocha, Handebol e Voleibol. A etapa estadual dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), será de 22 a 27 de maio, em Rio do Sul.

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336 
sc.gov.br/regionais/riodosul

 

O secretário executivo da ADR de Rio do Sul, Elias Souza, assinou Ordem de Serviço, na tarde desta quarta-feira, 25, em seu gabinete, autorizando projeto para reforma geral de ginásio de esportes e demais dependências da EEB João Tolentino Júnior, em Presidente Nereu. O projeto foi solicitado através da extinta ADR de Ibirama, e o próximo passo é a obtenção das licenças para realizar as obras, com prazo dependente das liberações, como, por exemplo, da licença dos bombeiros, entre outras.

Conforme adiantou o secretário Elias, este prazo deve ser dentro dos próximos 90 dias, e acrescentou que após isto, ainda se deverá ver a disponibilidade financeira para, então sim, executar as obras que complementam ao todo 3.900 metros quadrados. O projeto será feito pela empresa Engenharia Eirelli-EPP, de Guaramirim, representada no ato pelo engenheiro civil Alex Sandro Boligon. O custo do projeto é de R$ 20.300,00.

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336 
sc.gov.br/regionais/riodosul

Foto: SED

Com o objetivo de auxiliar estudantes em um projeto de leitura, além de ampliar o acervo da biblioteca escolar, o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), de Ibirama, promove a campanha Doe um Livro e Transforme Vidas. Os exemplares irão beneficiar os estudantes do ensino fundamental e médio do CEJA de Ibirama.

O projeto Círculo da Leitura, desenvolvido pela professora de língua portuguesa Carolina Gomes Carradore Gonçalves foi o que motivou a criação da campanha idealizada pelos estudantes para que pudessem contemplar toda a comunidade do CEJA. “Temos bons livros, mas observei que os alunos não se interessam tanto pela literatura infanto-juvenil, pois a turma é formada por adultos e eles querem obras mais adultas”, conta.

Uma das propostas do projeto é levar à escola escritores como a visita de Margarida Lorena Zago, também presidente da Academia de Letras do Brasil-Santa Catarina, de Presidente Getúlio. Ela participou de uma roda de conversa com a turma do ensino fundamental do CEJA de Ibirama. “É um momento único estar aqui com vocês, participar da campanha do livro e do projeto Círculo da Leitura. Permaneçam sempre em busca da leitura e escrita, isso irá transformar a vida de vocês”, enfatizou.

Leitura

Segundo a professora, a cada etapa da atividade proposta, os alunos têm um momento de leitura silenciosa, depois trocam as ideias com os colegas sobre o livro. Para a conclusão do projeto, previsto para julho deste ano, os estudantes realizarão um seminário sobre o exemplar lido e a vida do autor.

A diretora da escola, Cristina Lohmeyer, acredita que o projeto é transformador. “O livro é um excelente companheiro, é a possibilidade de sonhar, viajar, ir além do horizonte sem sair do lugar. É quando podemos compartilhar daquela história que fez parte da nossa vida com outras pessoas. Podemos mudar a vida dos nossos alunos com pequenos gestos, como a nossa campanha”, diz.

Como forma colaborativa, a campanha conta com os Amigos do CEJA. Alguns dos comerciantes do município estão com uma caixa de coleta dos livros em frente dos estabelecimentos para arrecadação. Vale lembrar que a escola pede apenas livros de literatura. Interessados em doar devem entrar em contato com a equipe escolar pelo fone (47) 3357-3979.

Informações adicionais para a imprensa
Dafnée Canello
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Educação  - SED
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-0347
Site: www.sed.sc.gov.br

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) está em andamento nas escolas da Unidade de Atendimento de Taió. As reuniões para formação dos professores acontecem desde 19 de março e vão até 28 de maio deste ano.

Estudos demonstram que o número de analfabetos no Brasil é de cerca de 13 milhões, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). Além destes, 53% dos estudantes atingiram o conhecimento esperado em escrita e 56,1% em leitura para o 3º ano do Ensino Fundamental. Para melhorar este quadro o Ministério da Educação mantém desde 2012 o PNAIC, um programa com a participação da União, estados, municípios e instituições em todo o país. Seu objetivo é garantir que todas as crianças com até 8 anos de idade tenham direito à alfabetização plena. Isto significa que as crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental saibam ler, escrever e realizar as operações matemáticas fundamentais.

Neste esforço nacional, professores das redes estadual e municipal de ensino da Unidade de Atendimento de Taió, vinculada à Gerência de Educação da ADR de Rio do Sul, se unem e promovem estudos com troca de experiências, sob a  coordenação da servidora Nadir Ângelo da Silva, e que atuam em dois grupos, com suas respectivas formadoras.

Os municípios de Rio do Campo e Santa Terezinha alternam os encontros do grupo dos professores que atuam na EEB Pe João Kominek, EEF Dr Waldomiro Colautti, EEF Maestro Heitor Villa Lobos, EEB Dr Fernando Ferreira de Mello, EEF Hercílio Anderle e a EEF Roberto Heinzen. Este grupo tem como formadora a professora Deize Méri Stopa. Nos municípios de Taió e Pouso Redondo recebem os professores da EEB Prof Anair Margarida Voltolini, EEB Pref Arno Siewerdt, EEB Letícia Possamai, EEB Guilherme André Dalri, EEB Leopoldo Jacobsen, EEB Luiz Bertoli e EEF Adele Heidrich, que tem o acompanhamento da formadora Neide Dalmolin.

O supervisor de Gestão Escolar, Adriano Stolf, ressalta a importância de investir recursos e esforços na capacitação dos profissionais que atuam com os estudantes nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Stolf afirma que “a base da formação é o aspecto mais importante da vida estudantil”.

A coordenadora regional do PNAIC, Nadir Ângelo da Silva, falando dos objetivos do programa, diz que "contribuir na formação dos professores alfabetizadores para planejar e realizar ações pedagógicas e a aprendizagem de cada criança é a tarefa que assumimos e queremos alcançar”. O encerramento do PNAIC 2018 será dia 28 de maio em Taió, com o Seminário de socialização das práticas realizadas durante a formação.

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336 
www.sc.gov.br/regionais/riodosulsc.gov.br/regionais/riodosul