Foto: Homero Buzzi / ADR Rio do Sul

A 11ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) começaram na noite de quarta-feira, 23, no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, em Rio do Sul, reunindo atletas de 172 delegações municipais, além de autoridades, comunidade e imprensa. Antes mesmo da solenidade de abertura, os atletas aproveitaram para dançar.

O fogo simbólico foi conduzido pelo atleta Frederico Goral, campeão rio-sulense dos Jasc na modalidade bocha, que acendeu a pira. O juramento do atleta foi feito por Armelindo Schlüpp, detentor de 47 ouros, com 10 títulos estaduais, inclusive nos Jasc, e cinco títulos brasileiros.

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Tufi Michreff Neto, destacou em seu discurso que os Jasti proporcionam confraternização aos participantes, lembrando que esta edição, levando em conta as fases microrregionais, envolveu 222 municípios e reuniu 8 mil atletas com mais de 60 anos.

O prefeito rio-sulense José Thomé, além de agradecer ao empenho de todos os envolvidos nos jogos, ressaltou que sediar uma competição de âmbito estadual, além da confraternização dos participantes, dá retorno econômico a municípios da região, com toda a rede hoteleira ocupada e com o aumento nas vendas no comércio.

A competição, de acordo com a presidente da Fesporte, Natália Petry, é um modo do Governo do Estado contribuir para a melhoraria da qualidade de vida da população catarinense. “Os Jasti valorizam quem não teve oportunidade de competir na juventude, muitas vezes devido aos afazeres dedicados às suas comunidades, em suas várias atividades e, portanto, uma maneira de agradecermos pelo que fizeram por todos nós e por nosso Estado”, disse.

Após o desfile das delegações, houve apresentação artística de grupos folclóricos regionais, um alemão - Die Rossel Freund, e outro italiano - Bel Recordo. Para o secretário executivo da ADR de Rio do Sul, Elias Souza, presente no evento, os Jasti são uma forma do Governo do Estrado reconhecer o esforço de quem é em parte responsável pelos bons índices socioeconômicos de Santa Catarina.

Os Jasti vão até domingo, 27, com disputas em nove modalidades: bocha, bolão 23, canastra, dança de salão, dança coreografada, dança folclórica, dominó, handebol adaptado e voleibol. A 11ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade é promovida pelo  Governo do Estado através da Fesporte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio do Sul e a Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul.

Homero Buzzi
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul