Compartilhe

As escolas da rede estadual de ensino dos municípios que pertencem à Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul recebem nesta quinta-feira, 15, cerca de 10 mil alunos para o início do ano letivo de 2018.

Conforme a gerente regional de Educação, Cátia Brasil, uma das 17 escolas estaduais da região, a EEB Willy Hering, no Bairro Bela Aliança, está recebendo melhorias em suas estruturas e passa por uma reforma, no entanto as obras não interferem nas atividades letivas. Também o corpo docente está participando de capacitação. “Os reparos em unidades escolares da rede estadual de ensino e o aprimoramento dos profissionais da Educação são ações importantes para melhor receber os estudantes e auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos durante o ano”.

Neste ano, os alunos do ensino médio optaram por diferentes modalidades, entre elas: Regular, Inovador, Integrado, Educação Profissional e Integral em Tempo Integral. O Programa Ensino Médio Inovador amplia o tempo escolar, garantindo formação com currículo integrado, conteúdos organizados interdisciplinarmente e construídos coletivamente. São 145 escolas com este modelo atualmente no Estado. Na ADR de Rio do Sul são duas escolas, a EEB Professor Henrique da Silva Fontes - em Rio do Sul, e a EEB Expedicionário Mário Nardelli - em Rio do Oeste.

O Ensino Médio em Tempo Integral foi implantado em 2017 e oferece oportunidades de construção conjunta e valoriza o aprendizado de conteúdos tradicionais, mas também desenvolve competências para a vida profissional e pessoal de professores e estudantes.

O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional enfoca a formação humana, tendo o trabalho como princípio educativo,  integra todas as dimensões da vida, visando à formação total. A proposta é integrar as disciplinas técnicas às grandes áreas do conhecimento, não sendo apenas uma justaposição de disciplinas.

O ensino médio é a etapa final da educação básica, por isso além do tradicional ensino regular a Secretaria de Estado da Educação tem investido em outros modelos. O jovem que quiser seguir para a universidade pode escolher que modelo seguir, e o jovem que quer trabalhar opta pela formação profissional já neste etapa. 

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.adr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 99905-6336 
sc.gov.br/regionais/riodosul