Compartilhe

A abertura da etapa dos Jasti na ADR de Rio do Sul foi realizada na Casa dos Idosos de Rio do Oeste, na manhã desta quinta-feira, 20, e teve o juramento do atleta feito pela atleta Maria Pizetta - de Rio do Oeste. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Rio do Oeste, Humberto Pessati e com os demais prefeitos e secretários de Educação dos municípios da ADR de Rio do Sul.  

O secretário regional Ítalo Goral, a Gerente Regional de Educação, Kátia Brasil e o presidente do Clube dos Idosos de Rio do Oeste, Odilo Vanderlinde também participaram da abertura. 
Em seu pronunciamento o secretário regional Ítalo Goral além de desejar boas vindas a todos, disse que em nosso país diminui o número de crianças e aumenta o de idosos e a tendência é o envelhecimento da população. Justamente para atender a população com mais de 60 anos, o Governo do Estado criou em 2008 os Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti), que estimulam a participação de idosos em atividades esportivas e recreativas.

Os Jasti fortalecem a participação de idosos, o convívio social, a troca de experiências, valorizando a prática esportiva na terceira idade, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a auto-estima para melhor convívio social.

Após as competições nas diversas modalidades, os campeões que irão à etapa estadual em 15 de maio em  Blumenau, são os seguintes: 
Dança de salão categoria 60 a 69 anos: Gersib Dickow/Márcia Dickow de Agronômica, que classificou-se também na modalidade Canastra do naipe feminino; Dança de salão 70 anos ou mais o município de Trombudo Central está direto na etapa estadual; o mesmo acontecendo com a modalidade de Dança coreográfada, ambos os naipes de Dominó em que Agrolândia está classificada direto ao Jasti estadual; no Bolão 23 e no Vôley adaptado de ambos os naipes, em Canastra, Truco e Bocha Masculino os campeões foram as equipes de Rio do Sul, e Trombudo Central que venceu na modalidade Bocha do naipe feminino.

 Os Jasti são disputados nas etapas classificatórias microrregional e estadual tendo uma média de 8  mil participantes de 222 municípios catarinenses. Na etapa regional de Rio do Sul contou com a organização do integrador esportivo regional Ademar Podgaietzky e do professor Marco Antônio 'Cabelo' Prates.