Compartilhe

Técnicos da Empresa Pesquisa Agropecuária Extensão Rural  (Epagri) de Santa Catarina que atuam nos municípios do Alto Vale do Itajaí, foram capacitados pelo engenheiro Agrônomo Júlio Melim,  responsável pelo Crédito Rural e Políticas Públicas da empresa, nesta quinta-feira, 4, no Centro de Treinamento de Agronômica.

O treinamento tratou de programas de fomento à produção agropecuária, como o Plano Nacional de Crédito Fundiário, e das políticas públicas de Santa Catarina no setor, especialmente aqueles destinados às associações de produtores e aos agricultores familiares ou aos beneficiários nos projetos estruturantes apoiados pelo SC Rural.

Foram detalhadas as disposições técnicas, informados os limites de financiamento e  modos de pagamento, além dos dados para habilitar agricultores que queiram formar pomares ou viveiros, construir ou ampliar  pequenas indústrias, comprar kits de informática para filhos de agricultores familiares, adquirir matrizes para reforço do plantel leiteiro, ou produtores que melhorem os rebanhos de gado de corte. Também são contemplados projetos de irrigação e formação de lagoas para incremento do desenvolvimento da piscicultura, ou incentivo ao armazenamento de água em barramentos para irrigação.

Falou-se também na diversificação de culturas em propriedades fumageiras, que estão, gradativamente, diminuindo de área do cultivo de fumo e aumentando a de outras culturas, conforme o plano de reconversão de propriedades em que se cultiva o tabaco, sempre levando-se em conta a sustentabilidade ambiental, social e econômica.   

Informações adicionais para a imprensa:
Homero Buzzi
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul
E-mail: imprensa@rsl.sdr.sc.gov.br
Telefones: (47) 3526-3014 / 98855-3946