São Joaquim - ADR E IFSC discutem parceria para ofertar cursos técnicos
Foto: Elenise Melo Nunes/ADR São Joaquim

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Joaquim e o Instituto Federal de Santa Catarina, câmpus de Urupema, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, 10, para discutir uma parceria visando oferecer cursos técnicos nas escolas estaduais na abrangência da ADR.

Estiveram presentes o diretor do câmpus Urupema, professor doutor Marcos Roberto Dobler Stroschein; o chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor doutor Wilson Castello Branco Neto; a secretária executiva da ADR, Solange Scortegagna Pagani, e os gerentes de educação, Murilo Fontanella Vieira, e de Planejamento Regional, Valéria Bleyer Zanette. “Visando o desenvolvimento regional, pensamos em expandir nossos cursos e levar nossa estrutura para possibilitar mais conhecimento aos jovens da região”, destacou o diretor do Câmpus, Marcos Stroschein.

Foi discutida a possibilidade de ofertar cursos técnicos nas escolas estaduais, onde o aluno frequenta o Ensino Médio Regular em um período e no contraturno escolar, frequenta um curso técnico. A secretária executiva da ADR São Joaquim, Solange Scortegnagna Pagani, explica que a Gerência Regional de Educação vai levar a proposta de um convênio entres as duas instituições para a avaliação da Secretaria de Estado da Educação. “A partir do encaminhamento positivo da SED, poderemos realizar o levantamento de demandas e com isso, oferecer novas oportunidades para os jovens da Serra”, ressaltou.

Entre outros assuntos, também foi abordado a possibilidade de implantação de cursos de formação continuada para profissionais de educação e outros cursos voltados para a economia regional, como fruticultura, vitivinicultura e agroindústria, além de cursos de qualificação na área de turismo e gastronomia.

Elenise Melo Nunes
Agência de Desenvolvimento Regional de São Joaquim