Termina no próximo dia 30 o prazo de envio das informações para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro. Os dados dos municípios deverão ser inseridos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo.

Na tarde desta quinta-feira, 22, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Walmor Jose Pederssetti, recebeu em seu gabinete, os vereadores mirins de São Lourenço do Oeste. Na ocasião, ele falou dos trabalhos realizados pelas ADRs, que foram implantadas em 35 regiões de Santa Catarina, com o objetivo de aproximar o cidadão do Governo do Estado e atuar como propulsoras do desenvolvimento de forma igualitária por todo o território catarinense.

O secretário também sanou dúvidas dos pequenos parlamentares e recebeu algumas reivindicações a serem realizadas na rede estadual de ensino do município. Tais reivindicações foram repassadas ao gerente regional de Educação, João Valdemir Patinho, que também participou de um momento do encontro e levou ao conhecimento dos estudantes, as leis e determinações que regem aquilo que é ou não possível implementar.  

Além das ações do Governo do Estado na região, os vereadores também ficaram a par da importância dos serviços realizados por outros órgãos governamentais catarinenses que atuam no município, como a Cidasc, Epagri e Segurança Pública.

A visita integrou um roteiro realizado pelos vereadores mirins a diversas autoridades do município.

Sobre o Parlamento Jovem

Tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares do município, a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, durante o período de um ano, em que os estudantes tomam posse e atuam como vereadores mirins.

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
SDR São Lourenço do Oeste
Fone: (49) 3372-1002 / 98832-1734
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrsaolourencodooeste

Secretários municipais de Saúde dos sete municípios da região de abrangência da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e dos responsáveis técnicos pelo agendamento de TFD (Tratamento Fora de Domicílio) nestes municípios, participaram nesta quarta-feira, 21, no anfiteatro da Gerência de Saúde em São Lourenço do Oeste, de um encontro para revisão da Programação Pactuada Integrada (PPI).

Na ocasião, os servidores: José Leonir, da Regional de Saúde de Xanxerê e Juliana Fedrigo Rucks da Regional de Saúde de São Lourenço, coordenaram a revisão da PPI e repassaram importantes informações a respeito dos agendamentos, sanando dúvidas dos participantes.

A reunião foi promovida pela Gerência Regional de Saúde da ADR e teve por objetivo proporcionar aos gestores, um momento para revisão dos serviços pactuados (assistência ambulatorial e hospitalar) e adequá-los à realidade de seus municípios, já que a última revisão foi realizada em 2008 e de lá pra cá as demandas aumentaram consideravelmente.

De acordo com  a gerente de Saúde Patricia Conteratto, a intenção é promover maior otimização dos serviços em Saúde prestados à população pelos municípios.

Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 98837-9273
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrsaolourencodooeste

A supervisora de Políticas e Planejamentos Educacionais da Gerência Regional de Educação, Joana D’Arc Sutilli, está dando ênfase à divulgação de um curso de pós-graduação, fruto da parceria entre o Governo do Estado e Unochapecó, cujas inscrições para o processo de seleção de bolsistas estão abertas.

É o curso de especialização em Desenvolvimento Regional Sustentável, oferecido pela Unochapecó, campus de São Lourenço do Oeste, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação com apoio da Agência de Desenvolvimento Regional.

Serão ofertadas 25 bolsas para candidatos que atendam aos requisitos, sendo eles: ter cursado o ensino médio em unidade escolar da rede pública ou em instituição privada com bolsa parcial ou integral; residir no mínimo há dois anos em Santa Catarina e estar prioritariamente atuando no serviço público em território catarinense.

Inscrições

As inscrições estarão abertas no período de 13 de junho a 10 de julho por meio do preenchimento de formulário online através do endereço http://uniedu.sed.sc.gov.br/pos-graduacao (link especialização direcionada). O formulário impresso deverá ser assinado pelo candidato à bolsa, carimbado e assinado pelo coordenador do curso, contendo anexo, cópia de documentos pessoais e do histórico escolar do ensino médio, comprovante de residência, cópia do Currículo Lattes impressa diretamente da Plataforma Lattes e cópia do histórico escolar do curso de graduação concluído.

As aulas

As aulas serão ministradas na modalidade presencial, na Unochapecó extensão de São Lourenço do Oeste, quinzenalmente, nas sextas à noite e aos sábados durante todo o dia. A aula inaugural está agendada para acontecer no dia 29 de julho. A especialização terá duração de 18 meses.

Valor da bolsa

O valor da bolsa de estudos a ser repassada pela Secretaria da Educação é de R$ 750,00, sendo 18 parcelas, com início em julho de 2017 e término em dezembro de 2018. Deste montante, o estudante beneficiado deverá repassar à Unochapecó, R$ 428,00.

Informações

Informações poderão ser obtidas com a supervisora Joana D’Arc, na Gerência Regional de Educação, junto à Agência de Desenvolvimento Regional em São Lourenço do Oeste.

Até o momento, a servidora apresentou o curso a prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores e representantes da sociedade civil organizada dos sete municípios que integram a região de abrangência da ADR, em reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional. Além disso, por meio de uma parceria com a Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina, levou informações a secretários municipais de Educação e Gestores Escolares.

Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.sdr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 98837-9273
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrsaolourencodooeste