Por meio do Fundam, o Governo do Estado repassou aproximadamente R$ 9 milhões aos sete municípios da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço. Trata-se de um recurso que possibilitou melhorias significativas na região, implicando diretamente na qualidade de vida da população.

De acordo com o secretário executivo da ADR, Walmor José Pederssetti, o programa é uma forma de ajudar cada município a realizar obras promovendo melhorias na infraestrutura de todo o Estado. Na região de São Lourenço do Oeste, a maior parte dos recursos do Fundam foram destinados para a pavimentação de ruas.

“Quando um cidadão vê sua rua sendo pavimentada, se sente valorizado e motivado”, salienta o secretário. Além da pavimentação, os municípios também puderam adquirir veículos, máquinas e equipamentos. A população de Galvão também foi contemplada com a construção de uma unidade municipal de Saúde.

O prefeito de São Lourenço do Oeste e presidente da Amnoroeste, Rafael Caleffi, destaca que a região é rota de escoamento da produção agrícola até os portos do Estado e que o apoio do governo é fundamental para a realização de obras estruturais com foco nas principais demandas das comunidades.

Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 98837-9273

Nesta terça-feira, 12, às 20h no Auditório do Sicoob em São Lourenço do Oeste, haverá o ato solene de entrega de certificados aos participantes do curso Crescendo e Empreendendo realizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de São Lourenço do Oeste. Trata-se de um projeto fruto da parceria entre o Governo do Estado, por meio da ADR e Gered, SEBRAE/Chapecó e instituição financeira Sicoob.  

De acordo com o gerente regional de Educação, João Patinho, o curso Crescendo e Empreendendo tem por objetivo provocar uma discussão com jovens sobre trabalho, negócio e empreendedorismo através de disciplinas inseridas para serem trabalhadas juntamente com as do curso regular. 

Patinho salienta ainda que saber empreender não é apenas saber abrir e gerenciar negócios, mas sobretudo, adotar atitudes que contribuam para o alcance de bons resultados no cotidiano da vida. Para isso não basta ser bom de negócios, é necessário ser bom no desempenho escolar, nas relações familiares e nas ações sociais como um todo. “Por meio deste, curso pretende-se que os jovens conheçam esse universo e se predisponham a identificar oportunidades por meio da adoção de atitudes empreendedoras” – afirma o gerente. 

Através do Projeto Crescendo e Empreendendo, a Gerência Regional de Educação tem a intenção de proporcionar aos estudantes, a identificação de novas oportunidades para o desenvolvimento regional.

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.adr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1003 / 98832-9273
Site: sc.gov.br/index.php/regionais/saolourencodooeste 

 

Os estudantes do Ensino Médio da Escola de Educação Básica São Bernardino fizeram uma viagem de conhecimento. O grupo visitou a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, onde esteve na Usina Hidrelétrica Itaipu, no Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves e Aeroporto Internacional de Foz.

A ação foi organizada pelo professor Jocler Faenello e contou com o apoio de outros profissionais da educação que atuam no município. A viagem teve por objetivo aprimorar os conteúdos trabalhados em sala de aula nas turmas de 1º e 2º ano do Ensino Médio.

Os estudantes aprenderam mais sobre diversos assuntos como fontes de energia, sustentabilidade, preservação do meio ambiente, vantagens do uso da energia hidrelétrica, transporte aéreo e bacias hidrográficas.

Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 98837-9273

De fevereiro a novembro de 2017, foram servidas aproximadamente 370 mil refeições na rede estadual de ensino dos sete municípios compreendidos pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste. Isso representa um investimento em torno de R$ 1,2 milhões por parte do Governo do Estado.

O setor de Articulação com os municípios da Gerência Regional de Educação, representado pelas servidoras Denize Comunello Ranzan e Sandra Diavon Alvez, coordena o processo de alimentação na rede pública estadual da região. As profissionais ressaltam ainda que, cumprindo com o que prevê a legislação, 30% da alimentação servida nas instituições vêm da agricultura familiar, garantindo qualidade no que é servido e impulso à economia da região.

Além de alimentos saudáveis e dieta balanceada, outro diferencial do Governo do Estado no que se refere à merenda, é a implantação, neste ano, do novo sistema de contagem das refeições servidas.

O novo sistema, agora digital, veio para facilitar o controle das refeições servidas, garantindo agilidade nos trabalhos, maior economia e transparência de recursos. 

Neste novo método, cada estudante tem a própria Carteira de Identificação Estudantil emitida pelo Sistema de Gestão Escolar de Santa Catarina (Sigesc), o que garante precisão na contagem. Os estudantes têm acesso a um aplicativo no momento das refeições. Os dados computadorizados são transferidos para o sistema de registros da alimentação escolar, repassando a quantidade de refeições a serem pagas por estudante em cada escola.

Para as servidoras Denize e Sandra, trata-se de uma forma de legitimar a quantidade e garantir a qualidade do que é servido. No modelo antigo, os estudantes entregavam uma fichinha de papel para a profissional responsável pelo acesso do aluno ao refeitório.  Já a nova ferramenta, veio para facilitar e otimizar o tempo de trabalho. Além de fatores como os relatórios finais diários emitidos, a análise nutricional é outro destaque, pois o sistema possibilita identificar os estudantes que acabam se interessando por alimentos mais calóricos e acabam não ingerindo nos dias que é oferecido salada, frutas e verduras por exemplo.

Juliana Balotin

Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 98837-9273