Compartilhe

O setor de Gestão Escolar da Gerência Regional de Educação (Gered) de São Lourenço reuniu na tarde desta sexta-feira, 10, gestores, assessores e assistentes pedagógicos das escolas da rede estadual dos sete municípios da regional, para orientações complementares de avaliação da aprendizagem neste ano e orientações para matrícula em 2018.

De acordo com a supervisora Inês Sabka, no processo de avaliação, deve-se levar em consideração o percurso formativo do aluno como os avanços em relação aos estágios anteriores da aprendizagem. Por esta razão a avaliação deve ser diagnóstica, contínua e inclusiva.

Durante o encontro, foram discutidas as ações para avaliação da aprendizagem no 4º bimestre, onde ficou estabelecido mapear as disciplinas com maior incidência de reprovação. Além disso, as instituições devem atuar de forma a fortalecer a ação democrática do Conselho de Classe.

Critérios que devem ser levados em consideração quando da avaliação da aprendizagem: Avanço em relação à apropriação de conceitos durante o ano letivo; Considerar o progresso qualitativo durante o percurso formativo; Colaboração nos diversos espaços pedagógicos de forma construtiva; Capacidade de estabelecer relações entre os conhecimentos cotidianos e científicos; Autonomia na realização das diversas atividades escolares; Demonstração de pró-atividade e iniciativas de protagonismo juvenil; Participação nos processos de discussão e reflexão crítica em sala de aula; Envolvimento nas atividades interdisciplinares; Capacidade de autoavaliação em relação ao seu percurso formativo; Observação do histórico do estudante considerando distorção idade/ano/série; A avaliação não deve ser restrita aos aspectos comportamentais e disciplinares.

Orientações para as matrículas

Durante o encontro, foram repassadas orientações sobre o que deve ser levado em consideração para realização das matrículas para o próximo ano letivo, sendo: a legislação e as normas federais e estaduais da Educação Básica e Profissional; As diretrizes para a oferta de diferentes currículos na Educação Básica e Profissional, modalidades de ensino, programas e projetos; e o atendimento às diferentes situações que dizem respeito à organização curricular e administrativa da escola e aos programas e projetos que vem sendo desenvolvidos.

Período para novas matrículas

De 30/11/2017 à 11/12/2017 levantamento de demanda na Educação Profissional dos cursos técnicos concomitantes e subsequentes. Para efetivação da matrícula dos estudantes os pais/responsáveis deverão apresentar obrigatoriamente a via original e fotocópia dos seguintes documentos do estudante:

A)   Certidão de nascimento / carteira de identidade

B)   Atestado de Frequência

C)   Comprovante de Residência atualizado

D)   1 foto 3 x 4

E)   Carteira de vacinação

F)   Histórico Escolar ( no prazo de 30 dias)

Anexo fotos do encontro

Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 98837-9273