Compartilhe

O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a ADR de São Lourenço e municípios, realiza de 14 a 27 de maio, mais um mutirão de cirurgias de catarata na Fundação Hospitalar em São Lourenço. Custeada com recursos estaduais, a ação prevê 1,8 mil procedimentos, beneficiando mil pacientes em Chapecó (que serão atendidos nesta semana) e 800 dos demais municípios do Oeste e Extremo-Oeste (atendidos na próxima semana).

Valdevina Correia de Lima tem 67 anos. Ela é uma das 130 pessoas a realizarem o procedimento nesta segunda-feira, 14. Ela conta que há seis meses aguardava na fila de espera do SUS para garantir o restabelecimento da sua visão. Já Maria Casaril tem 73 anos e há dois aguardava pela cirurgia. Dentre as atividades que ela gostava de fazer, mas que parou por conta das limitações impostas pela catarata, ela cita o crochê e a participação no grupo de atividades físicas para a terceira idade.

Durante os 13 dias do mutirão, uma equipe de 20 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e pessoas responsáveis pelo cadastramento dos pacientes, deverão atuar das 6h às 20h na realização de aproximadamente 130 cirurgias por dia. Trata-se do segundo mutirão custeado pelo Governo do Estado em menos de um ano.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Walmor José Pederssetti e a gerente regional de Saúde, Patricia Conteratto, estão acompanhando de perto as ações durante todos os dias.

Para garantir maior comodidade especialmente aos visitantes de outras localidades, a administração municipal de São Lourenço do Oeste cedeu o espaço físico do Centro de Eventos para abrigar os pacientes e acompanhantes que aguardarão pelo procedimento na fila de espera.

O secretário Pederssetti ressalta que é motivo de muita satisfação integrar o quadro de servidores do Governo do Estado e ter a possibilidade de atuar nesta ação que possibilita o restabelecimento da visão a tantas pessoas, sem ônus para os beneficiados.

Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail: juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 98837-9273