Será realizado na próxima quarta-feira, 28, às 8h30, o 1º Encontro de Altas Habilidades/Superdotação. Os profissionais estarão reunidos no auditório da Gerência Regional de Educação de São Miguel do Oeste. O evento é promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional.

O objetivo é debater e esclarecer sobre o atendimento educacional especializado, e promover meios e instrumentos que favoreçam a identificação dos alunos para a implantação de um Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) na região. Estará presente o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da FCEE, Pedro de Souza.

O evento reunirá secretários municipais de Educação, representantes das Apaes, escolas estaduais e particulares, intérpretes e professores do atendimento educacional especializado. “Em 2016 foram criados serviços em 7 ADRs e, neste ano, outras 10 receberão serviços de altas habilidades. São Miguel do Oeste está entre estas”, afirma o gerente de Educação, Moacir Martello.


Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste

São Miguel - Preparação técnica para a campanha do Programa Mulher Viver sem Violência
Foto: Gisele Vizzotto/Regional de São Miguel do Oeste

Representantes das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de São Miguel do Oeste, Itapiranga, Maravilha e Dionísio Cerqueira, participaram nesta segunda-feira, 19, de uma preparação técnica para a campanha permanente de unidades móveis: Mulheres e Cidadania, do Programa Mulher Viver sem Violência. O encontro foi realizado no auditório da ADR de São Miguel do Oeste.

Os ônibus itinerantes do programa estarão na região em agosto e visitam os três municípios de cada ADR com maior índice de violência contra a mulher: Bandeirante, Paraíso e São Miguel do Oeste; Flor do Sertão, Maravilha e Pinhalzinho; Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul e São José do Cedro; Iporã do Oeste, Itapiranga e São João do Oeste.

A coordenadora estadual da Mulher da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habilitação, Aretusa Larroyd, e a representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), Fabiana Lopes Ribeiro, repassaram orientações junto aos profissionais.

Conforme Aretusa, a ação tem o intuito de reforçar a importância da luta feminina. “As unidades móveis têm caráter preventivo, devendo realizar ações de assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais, sempre pautados no respeito aos direitos humanos e aos princípios do Estado Democrático de Direito e tendo por norte os eixos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, afirma.

O roteiro dos ônibus itinerantes se inicia na ADR de Maravilha de 7 a 11 de agosto. Em seguida, 14 a 18 de agosto, as Regionais de São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira recebem a ação. E de 25 a 28, a ADR de Itapiranga encerra o roteiro no Extremo-Oeste.

O programa percorrerá todos os municípios do estado de Santa Catarina através de um cronograma desenvolvido pelo Fórum de Enfrentamento á Violência das Mulheres do Campo, das Florestas, das águas e Quilombolas.

Informações adicionais:
Gisele Vizzotto
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 98837-7422

Seminário Defesa Civil
Foto: Gisele Vizzotto/Regional de São Miguel do Oeste

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina realizou o segundo Seminário Regional em São Miguel do Oeste. O evento ocorreu nesta quarta-feira, 14, no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O encontro abrange os 19 municípios da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc). Nos dias 17 e 18 de julho, o trabalho continua com reunião do colegiado de Defesa Civil e oficinas.

Ao todo, sete regiões já receberam o Seminário levando informação para quase 100 municípios. A reunião de trabalho começou em maio deste ano e abrangeu as regiões de Canoinhas, Maravilha, Chapecó, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê e agora São Miguel do Oeste. A meta da Defesa Civil SC é alcançar todo o Estado até setembro deste ano.

Seminário Defesa Civil

Com o tema "A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro", as palestras abordam a prevenção e respostas aos desastres. Neste sentido, o prefeito do município de São Miguel do Oeste, Wilson Trevisan, lembrou o vendaval que ocorreu na semana passada e atingiu quase 300 famílias. Ele agradeceu a resposta rápida da Defesa Civil Estadual. "E essa gestão de crise a gente só alcança com planejamento, debates e conhecimento que é o que estamos fazendo hoje neste Seminário", ressalta.

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, destacou que uma crise bem administrada deixa de ser um desastre. "E isso ocorreu em São Miguel do Oeste e outras regiões atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Defesa Civil não é uma fábrica de Leis, mas um sistema integrado entre os municípios, Estado, União e cidadão. Cada um tem seus deveres e responsabilidades para contribuir na prevenção", enfatiza.

No evento de hoje foram realizadas palestras com o objetivo de sensibilizar os gestores públicos municipais e profissionais. Além do secretário Moratelli que apresentou o sistema de Proteção e Defesa Civil, o diretor de Resposta aos Desastres, Anderson Ciotta, e o gerente de Monitoramento e Alerta da diretoria de Prevenção também abordaram a gestão de riscos e desastres.

Informações para imprensa:
Cleiton Ferrasso
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Defesa Civil
48 9 9185 - 3889 / 3664 - 7009
www.defesacivil.sc.gov.brTwitter @defesacivilsc
facebook.com/defesacivilsc
Instagram: @defesacivilsc

Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste


Cidasc entrega veículo
F
oto: Gisele Vizzotto/ADR SMO

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de São Miguel do Oeste repassou nesta terça-feira, 13, para o município de Descanso, um veículo seminovo para uso no trabalho de inspeção em agroindústrias. O ato de entrega foi realizado na prefeitura do município.

Descanso já tinha um veículo em cooperação técnica para inspeção. O automóvel substituído será encaminhado para Barra Bonita, por meio de convênio. “Temos três agroindústrias aqui e é preciso valorizar o trabalho destas empresas. É uma ação simples que beneficia a atuação na defesa sanitária do município”, afirma o gerente da Cidasc de São Miguel do Oeste, Claudio Trombetta.

O veículo, em Descanso, será utilizado pelo médico veterinário que atua na inspeção em matadouro frigorífico, fábrica de conservas e indústrias de pescados. A responsabilidade fica a cargo da Secretaria Municipal da Agricultura.

Informações para imprensa:
Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste