Compartilhe

Dia de Campo
Foto: Arquivo Epagri

O tradicional Dia de Campo, realizado pela Epagri de Descanso, contou com uma parceria na edição desta quarta-feira, 19 e levou cerca de 80 alunos do Centro de Educação Profissional (Cedup) Getúlio Vargas de São Miguel do Oeste para uma propriedade na comunidade Linha Gaúcha, interior de Descanso. A Epagri Regional de São Miguel do Oeste, a prefeitura municipal de Descanso e o Cedup organizaram o evento que tratou do manejo e conservação do solo e água.

A propriedade da família de Gelson Luiz Giombelli recebeu o Dia de Campo. Foram quatro estações que abordaram importância da análise, coleta e amostragem de solo; qualidade e desafios do manejo do solo e água; fertilidade, biologia do solo e tomada de decisão sobre adubações; e prática de manejo da cobertura verde e plantio direto.

Eduardo Rossatto, de 17 anos, está cursando o segundo ano do ensino médio técnico e aprendeu no Dia de Campo, soluções que poderá implantar na propriedade de seus pais, no interior de Cunha Porã. “Achei muito interessante e aprendi coisas práticas, como quantos milímetros cada planta precisa, sobre o plantio direto e a importância da cobertura verde no solo”, disse.

Dia de Campo

O extensionista da Epagri, Vilmar Milani, destaca que a parceria deve ser repetida. O objetivo, segundo ele, foi mostrar para os alunos, que são futuros profissionais que estarão no mercado de trabalho, as técnicas de conservação de solo e da água. “Essa é a base para uma boa agricultura. Hoje, busca-se mais produtividade, mas de nada adianta grandes tecnologias se não tivermos um solo cuidado e estruturado. Esse conhecimento é fundamental para esses alunos que têm chances de serem sucessores de seus pais”,

O diretor do Cedup, Wilson Antonio Wronski, lembra que a ideia do Dia de Campo surgiu quando a Epagri procurou o Cedup, buscando auxílio na realização da atividade. “É importante para os alunos mantermos essa parceria com o homem do campo. Muitos levam o conhecimento para suas propriedades e a aplicação da teoria na realidade dá uma percepção maior para eles”, constata.

Além dos estudantes do segundo e terceiro ano do curso técnico em agropecuária e ensino médio, também participaram agricultores e profissionais da área.

--
Gisele Vizzotto
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste
E-mail: imprensa@sge.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3631-2900
Site: www.sc.gov.br/regionais/saomigueldooeste
Facebook: www.facebook.com/regional.saomigueldooeste

Próximos eventos