Descanso - Seminário Regional debate a erradicação da brucelose e tuberculose
Foto: Ascom/Descanso

O município de Descanso foi sede do 1º Seminário Regional sobre Saúde Animal e Humana: possíveis impactos econômicos e sociais da brucelose e tuberculose, realizado nesta sexta-feira, 4, no Salão Paroquial. O evento reuniu cerca de 300 pessoas e seguiu até o fim da tarde.

Em uma parceria entre o município de Descanso, Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria da Agricultura e Pesca, Cidasc e Epagri, Ameosc , Unoesc e Núcleo de Médicos Veterinários do Extremo Oeste de Santa Catarina, a programação contou com palestras, trabalhos em grupos e plenária.

O objetivo, conforme o gerente regional da Cidasc de São Miguel do Oeste, Cláudio Trombetta, é buscar soluções para os problemas de brucelose e tuberculose na bovinocultura do Extremo-Oeste. “A doença pode ser transmitida para humanos e é perigosa. Hoje o Estado paga uma indenização para abater o gado infectado, mas é preciso conscientizar para os procedimentos sanitários relativos e que previnem as doenças”, afirma.

Descanso - Seminário Regional debate a erradicação da brucelose e tuberculose
O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, Airton Spies, palestrou no evento. “A brucelose e a tuberculose vem sendo registradas em todo território nacional. Dados de 2016 apontam Santa Catarina com a menor incidência de brucelose bovina no Brasil. Podemos pensar e trabalhar na erradicação da doença. O Estado pretende reduzir a incidência para menos de 0,2% do rebanho catarinense, condição definida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre da doença”, aponta.

Cidasc

Por meio da certificação das propriedades livres de brucelose e tuberculose, a Cidasc garante que o Estado mantenha um rebanho livre dessas enfermidades, que causam perdas econômicas como a diminuição da produção leiteira, abortos, perda de peso, morte de bezerros e baixos índices reprodutivos. A certificação obedece aos princípios técnicos estabelecidos pela OIE e, portanto, é reconhecida internacionalmente.

Gisele Vizzotto
Agência de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste