Fotos: Paulo Roberto Dalla Valle / ADR Seara

Mais de 400 dançarinos participaram da etapa microrregional de Seara do Festival Escolar Dança Catarina realizado nesta segunda-feira, 18, em Arvoredo. Muito brilho, maquiagem, penteados, figurinos elaborados e muita criatividade na composição das coreografias marcaram o evento que foi acompanhado por 1,5 mil pessoas.

A secretária executiva da ADR Seara, Gládis Regina Bizolo dos Santos, destaca a grande participação das escolas com 27 grupos de sete municípios da Regional. “São mais de 400 bailarinos com idades entre 6 e 17 anos. E a qualidade dos trabalhos vem crescendo muito. É um verdadeiro espetáculo”, afirma.

Dança Catarina 2017

O integrador educacional Paulo Roberto Dalla Valle ressalta que esta é a etapa microrregional com maior número de participantes. “Desde 2008, quando realizamos o primeiro festival, o número de participantes foi notável e agora que o Dança Catarina já está consolidado entre as escolas, conseguimos ser um dos melhores festivais escolares do Estado”, declara.

As coreografias e casais classificados vão representar a Regional de Seara na etapa regional Oeste que será realizada em Xanxerê nos dias 28 e 29 de outubro de 2017.

Dança Catarina 2017

O Festival Escolar Dança Catarina é promovido pelo Governo do Estado, através da Fesporte, por intermédio das ADRS e em parceria e com o apoio das Escolas Prefeituras Municipais

CATEGORIA MIRIM – DANÇA LIVRE

1º Lugar: EEF Pinhal Preto (Xavantina) com a coreografia “Valentia”;

2º Lugar: EM Deolindo Zílio (Seara) com a coreografia “As Crianças e a Tecnologia”;

3º Lugar: EEF Pinhal Preto (Xavantina) com a coreografia “Entre Pirulitos e Bonecos

 

CATEGORIA JUVENIL – DANÇA LIVRE

1º Lugar: EEB Prof. Luiz Sanches Bezerra da Trindade (Xavantina) com a coreografia “Carimbó” – CLASSIFICADO PARA ETAPA REGIONAL;

2º Lugar: EEB Benta Cardoso (Arvoredo) com a coreografia “Filhos da Terra” – CLASSIFICADO PARA ETAPA REGIONAL;

 

CATEGORIA INFANTIL – DANÇA POPULAR

1º Lugar: EEB Arabutã (Arabutã) com a coreografia “Centopeia” – CLASSIFICADO PARA ETAPA REGIONAL;

2º Lugar: EEB Marcolino Pedroso (Arabutã) com a coreografia “Italianos em Festa” – CLASSIFICADO PARA ETAPA REGIONAL;

3º Lugar: EEB Prof. Luiz Sanches Bezerra da Trindade (Xavantina) com a coreografia “Louvação”;

 

CATEGORIA INFANTIL – DANÇA LIVRE

1º Lugar: EEB Arabutã (Arabutã) com a coreografia “A Notícia” – CLASSIFICADO PARA ETAPA REGIONAL;

2º Lugar: EM João Henrique Pille (Itá) com a coreografia “Pulsação” – CLASSIFICADO PARA ETAPA REGIONAL;

3º Lugar: EEB Prof. Luiz Sanches Bezerra da Trindade (Xavantina) com a coreografia “Tempo”;

 

CATEGORIA INFANTIL – DANÇA DE SALÃO

1º Lugar: Ana Maria de Oliveira e Clayver Picolli da EEB Benta Cardoso (Arvoredo) – CLASSIFICADO PARA ETAPA REGIONAL;

2º Lugar: Carla Pizzato e Cesar Seghetto da EEB Pe. Izidoro Benjamim Moro (Lindóia do Sul) – CLASSIFICADO PARA ETAPA REGIONAL;

 

CATEGORIA JUVENIL – DANÇA DE SALÃO

1º Lugar: Fernanda Lodi e Victor Venancio da EEB Pe. Izidoro Benjamim Moro de (Lindóia do Sul) – CLASSIFICADO PARA ETAPA REGIONAL;

2º Lugar: Danieli Daneli e Dalvan Oliveira da EEB Prof. Luiz Sanches Bezerra da Trindade (Xavantina) – CLASSIFICADO PARA ETAPA REGIONAL;

Mais informações para a imprensa:
Glauco Benetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Seara
E-mail: comunicacao@sar.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3452-8600 / 98837-7430
Site: sc.gov.br/regionais/seara

Seara - Contorno Viário
Foto: Glauco Benetti/ADR Seara 

Nesta segunda-feira, 18, o secretário adjunto da infraestrutura, Paulo Roberto Tesserolli França, e o diretor de infraestrutura José Abel da Silva estiveram na Regional de Seara para conferir o andamento das obras do Contorno Viário. Acompanhado pela secretária executiva, Gládis Regina Bizolo dos Santos, o prefeito de Seara Kiko Canale, a gerente de infraestrutura Jordana Marafon os representantes do consórcio Terramax/Britter, Eduardo Lari Rosetto e Jean Pier Vacheleski e Carlos Eduardo Cavali da empresa Prosul.

A obra está na fase de detonações em rocha entre os quilômetros 3 e 3,3. Até o momento foram concluídos 50% da obra. “Este Contorno é uma obra bastante aguardada pela comunidade, por isso queremos agilizar o máximo. Por isso também que estamos aqui conhecendo a realidade da obra. Nossa expectativa é de concluir toda a parte de terraplanagem até o final do ano. Para que no próximo já possamos iniciar a pavimentação”, explica o secretário adjunto.

Seara - Contorno Viário

França ressalta que a obra está andando em um ritmo muito bom pela complexidade. “Praticamente um terço da terraplenagem é em rocha e precisa de detonação e isso causa uma série de dificuldades. Mas já estamos no final dessa fase que vai nos colocar um fluxo bom de obra, pra que a gente tenha a conclusão do Contorno Viário de Seara até o final do próximo ano”.

O Contorno Viário, de 9,42 quilômetros, começa próximo ao trevo de acesso a Xavantina na SC-283 (em Seara) e termina na SC-155 (antiga SC-466, acesso Itá).

Mais informações para a imprensa:
Glauco Benetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Seara
E-mail: comunicacao@sar.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3452-8600 / 98837-7430
Site: sc.gov.br/regionais/seara

Nesta quinta-feira, 14, a ADR Seara realizou mais uma reunião do Colegiado Regional de Governo (CGO). Foram discutidas as ações desenvolvidas ao longo do mês de agosto em cada setor. Participam do CGO, os gerentes da ADR, a Defesa Civil, a Fazenda Estadual, a Polícia Civil, a Polícia Militar, os Bombeiros Militares, a Cidasc, a Epagri, a Fatma, a Casan e a Celesc.

Dados apresentados pela Casan mostram que foram realizados 1.031 atendimentos no mês de agosto e foram sanados os problemas de abastecimento relatados em Xavantina e Seara no mês anterior. Outro assunto de destaque foi a conclusão da reforma e deslocamento do traçado da rede elétrica de Seara até Linha São Paulo, que atende parte do interior do município, além de Arvoredo e Paial.

A Defesa Civil Regional está coordenando a execução dos Planos Municipais de Contingência, principalmente na orientação aos municípios que estão definindo os cenários de risco e cadastrando recursos disponíveis em caso de alguma ocorrência. O encontro contou ainda com a presença do presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessemann, que destacou os avanços da agropecuária catarinense. “Santa Catarina é hoje exemplo de modernidade no campo, sendo o quinto produtor de alimentos do Brasil, apesar de ocupar apenas 1,13% do território nacional. O Estado é destaque na produção de cebola, maçã, suínos, moluscos, arroz, frango e banana”, ressalta.

Os programas da Epagri buscam aumentar a competitividade da agricultura catarinense, ao mesmo tempo que promovem a sustentabilidade e melhoria na qualidade de vida dos produtores. “Nós trabalhamos com programas de gestão ambiental, com proteção de fontes de água e nascentes, mas também com maneiras de incentivar a produção e agregar valor aos produtos. O fator humano é muito importante, por isso também temos o curso de formação de lideranças no campo para contribuir com a formação humana e sucessão familiar na atividade”, explica o presidente.

A secretária executiva Gládis Regina Bizolo dos Santos destaca o suporte que a Epagri vem dando aos produtores na parte de pesquisa e extensão rural. “Precisamos ressaltar este importante trabalho da Epagri, dos técnicos, de toda a Secretaria de Estado de Agricultura para proteger, apoiar, incentivar, aprimorar a produção e a qualidade de vida dos catarinenses”, afirma.

Mais informações para a imprensa:
Glauco Benetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Seara
E-mail: comunicacao@sar.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3452-8600 / 98837-7430
Site: sc.gov.br/regionais/seara

Seara - Primeira aula do curso de Bombeiros Mirins é realizada
Foto: Glauco Benetti / ADR Seara

Os Bombeiros Militares de Seara realizaram nesta quarta-feira, 13, a primeira aula do curso de Bombeiros Mirins. Foram selecionados 30 jovens com idades de 10 a 14 anos por meio de redações nas escolas municipais e estaduais de Seara.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Seara, tenente CBM Ismael Piva, explica que estão programadas aulas teóricas e práticas com conteúdo técnico e educacional. “Vamos abordar as atividades dos bombeiros que envolvem primeiros socorros, combate a incêndios, resgate veicular e noções de salvamento aquático. Mas também tem uma parte sobre cidadania, onde se fala sobre trânsito, respeito, educação e até o combate ao uso de drogas”, destaca Piva.

A secretária executiva da ADR de Seara, Gládis Bizolo dos Santos, ressalta que a corporação está instalada no município há apenas dois anos e atua em sintonia com a comunidade. “Esta é uma atividade que demonstra o trabalho social e os valores do Corpo de Bombeiros Militares. Quem muda o mundo são as pessoas e vocês estão todos de parabéns, tanto a corporação pela realização do curso, como as crianças que se interessaram no curso e os pais que apoiaram os seus filhos”, afirma.

O curso é ministrado durante o ano letivo com atividades planejadas para um encontro semanal, em horário inverso ao das atividades escolares.

Mais informações para a imprensa:
Glauco Benetti
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Seara
E-mail: comunicacao@sar.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3452-8600 / 98837-7430
Site: sc.gov.br/regionais/seara