A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Taió vai promover uma caminhada nesta quinta-feira, 21. A iniciativa faz parte da campanha Setembro Amarelo, que objetiva conscientizar a população sobre a importância do combate às causas do suicídio. A caminhada terá início no Posto Sandri, às 16h e irá até a Câmara de Vereadores. Estudantes de escolas de Taió vão participar do movimento.

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro, desde 2014, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um milhão de pessoas morrem por suicídio anualmente, o equivalente a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil ocorrem, em média, 32 mortes por suicídio a cada dia. Em Santa Catarina, em 2015, foram 637 casos, contra 587, em 2014.

Informações adicionais para a imprensa:
Estela Stange Purnhagen
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3562-8411 / 98801-6642
Site: sc.gov.br/regionais/taio

Taió - ADR assina convênio com Santa Terezinha para Exposição e Feira da Agricultura Familiar
Foto: Estela Stange Purnhagen/ADR Taió

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Taió, autorizou a liberação de recursos financeiros no valor de R$ 28 mil, para a 1ª Exposição e Feira da Agricultura Familiar de Santa Terezinha. O secretário executivo Jardel Fronza e a prefeita Valquíria Schwarz assinaram o convênio na tarde desta quarta-feira, 20. “O governo estadual prioriza investimentos que fortalecem e incentivam a agricultura, trazendo benefícios para as famílias rurais”, destacou o secretário.

Conforme a prefeita, o evento vai promover e fortalecer a agricultura familiar de Santa Terezinha. “É uma oportunidade de divulgar o potencial da nossa agricultura e buscar maior conhecimento para o aumento da produtividade e incremento da renda familiar”, disse Valquíria.

A abertura da Exposição e Feira da Agricultura Familiar será realizada no dia 29 de setembro, às 13h30. O evento integra a programação da 11ª edição da Festa Regional do Mel e 26º Aniversário de Santa Terezinha. As comemorações acontecem de 28 de setembro a 1º de outubro, no Parque Mata Nativa.  

Festa Regional do Mel

Entre as atrações da festa está o encontro das famílias de apicultores; seminário de grãos; apresentações culturais; tarde dançante; bailes; show nacional; rodeio; trilhas; passeio ciclístico; encontro de voo livre e cavalgada. A abertura oficial com a presença de autoridades acontece na sexta-feira, 29, às 19h, no palco principal.

Informações adicionais para a imprensa:
Estela Stange Purnhagen
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3562-8411 / 98801-6642
Site: sc.gov.br/regionais/taio

Curitiba - Atleta de Pouso Redondo conquista quatro medalhas no tênis de mesa nos Jogos da Juventude
Foto: Antonio Prado/Fesporte

A atleta Maria Eduarda Magagnin, a Mariazinha, da EEB Professora Anair Margarida Voltolini, de Pouso Redondo, conquistou duas medalhas de prata e duas de bronze nos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), em Curitiba. 

“Por meio de projetos esportivos podemos descobrir grandes talentos, como a mesatenista Mariazinha, que tão bem representou sua escola, seu município, a Regional de Taió e o Governo do Estado. As conquistas da atleta são uma referência para que outros estudantes também despertem interesse pela modalidade”, afirmou o gerente de Educação da ADR Taió, Moacir de Melo

A delegação catarinense nos Jogos da Juventude foi gerenciada pelo Governo do Estado por meio da Fesporte e foi composta por 162 jovens competidores de 77 escolas de 37 municípios. A equipe de Santa Catarina fechou sua participação com um saldo positivo de 30 medalhas sendo 6 de ouro, 9 de prata e 15 de bronze.

Os JEJs são uma promoção do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e tem a participação de mais de 4 mil atletas. 

Informações adicionais para a imprensa:
Estela Stange Purnhagen
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Taió
E-mail: informacao@tao.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3562-8411 / 98801-6642
Site: sc.gov.br/regionais/taio


Foto: Helena Marquardt/ADR Ibirama

As Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Rio do Sul, Taió, Ituporanga e Ibirama, realizaram na tarde desta segunda-feira, dia 18,  a primeira reunião conjunta do Colegiado Regional de Governo.  O objetivo do novo modelo é economizar recursos, já que a maioria dos gerentes regionais de diversos órgãos precisavam se deslocar para quatro encontros diferentes no mês, além de garantir mais eficiência nas discussões e busca de soluções para problemas locais.

O secretário da ADR de Rio do Sul, Ítalo Goral, anfitrião do encontro, abriu os trabalhos e destacou que  que as reuniões em conjunto serão muito mais produtivas. “Afinal os interesses, na maioria dos casos são coletivos e buscaremos soluções em prol de todo o Alto Vale”, disse.

O gestor ainda falou sobre as metas conjuntas para todas as regionais como é o caso da duplicação da BR-470 no Alto Vale. “A partir de agora vamos unir ainda mais forças para que a duplicação saia do papel já que hoje ela é um entrave para o desenvolvimento da região  e cobrar do Governo Federal. Vamos mostrar que as regionais estão fazendo a diferença em diversos aspectos.”  

No encontro o os gerentes regionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), de Rio do Sul, Raul Imhof Junior, e de Blumenau, Gilmar Nolli falaram sobre o trabalho do órgão e sobre as principais conquistas como o fato de Santa Catarina completar 10 anos sem registro de Febre Aftosa. “Isso se reflete na economia, somos um estado totalmente confiável no que diz respeito à sanidade animal e por isso temos cada vez mais a abertura de novos mercados para a carne”, comentou Raul.

O comandante do 13º Batalhão de Policia Militar, Renato Abreu, falou sobre o problema enfrentado  pelos policiais civis e militares devido a interdição do presídio regional por causa da superlotação e defendeu a busca conjunta de soluções. “Antes era uma solução tirar um cidadão que cometeu algum crime do seio da sociedade, agora é um problema”, salientou.

Reuniões itinerantes

O gerente de Planejamento Regional e Apoio às Politicas Públicas da ADR de Ibirama, Egon Gabriel Junior, que representou o secretário da ADR de Ibirama, Jamir Marcelo Schmidt, que não pode comparecer por uma viagem previamente agendada, explica que as reuniões conjuntas do Colegiado serão itinerantes de agora em diante e falou sobre os próximos encontros. “A cada mês vamos visitar uma Regional e depois de Rio do Sul já ficou definido que vamos a Taió, Ituporanga e Ibirama em dezembro”.

Mais informações para a imprensa:
Helena Marquardt
Assessoria de comunicação 
ADR Ibirama
Fone (47) 3357-8908 / (47) 98819-9350
E-mail: imprensa@iir.adr.sc.gov.br
Site: sc.gov.br/regionais/ibirama
Facebook: www.facebook.com/regional.ibirama