Compartilhe

Alunos da Gered da 34ª ADR desenvolvem atividade em parceria com Beto Carrero World

Foto: Gered/ADR Timbó

Uma atividade que envolve Física, estudo ao ar livre, diversão, brinquedos radicais e muito aprendizado. Assim é o projeto “Física no Parque”, desenvolvido pelo professor Fábio Gomes Miranda, em parceria com o Beto Carrero World e com os alunos do 1º ano do Ensino Médio da EEB Professor Júlio Scheidemantel, de Timbó e EEB Osvaldo Cruz, de Rodeio, ambas escolas pertencentes à Gerência Regional de Educação (Gered) da 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó.

>>>Mais imagens na galeria

“As viagens de estudo são uma tendência na Educação e têm como objetivo contribuir no processo de ensino, por meio de atividades práticas que estimulem a interação com o ambiente visitado, contribuindo também para a socialização dos alunos e facilitando a aprendizagem. É preciso motivar os alunos a estudarem, promovendo estratégias didáticas atraentes”, relatou o professor Fábio.

Foi pensando nisto que surgiu a ideia do projeto “Física no Parque”, que tem como proposta levar os alunos para conhecerem o parque temático Beto Carrero World, instalado na cidade de Penha, e trabalhar ao ar livre as disciplinas de Física, Matemática e Sociologia.

“Essa viagem de estudo permitiu aos alunos um intercâmbio cultural, no qual amplia horizontes, enriquece experiências e proporciona a interação entre teoria e prática, não apenas com diversão, mas com análise científica e técnica”, disse o professor.

Durante a visita ao Beto Carrero World, os alunos da EEB Professor Júlio Scheidemantel e EEB Osvaldo Cruz participaram de uma palestra com os engenheiros do parque, que apresentaram informações técnicas e curiosidades a respeito do funcionamento dos principais brinquedos, bem como esclareceram dúvidas dos jovens.

Após a apresentação, os estudantes foram divididos em grupos e cada um estudou um brinquedo, desenvolvendo na prática os cálculos da mecânica cinemática e dinâmica, como velocidade e tipos de força que atuam no brinquedo, bem como nas pessoas que estão nele.

Todo o estudo feito durante a viagem foi levado para a sala de aula, onde os alunos debateram sobre o aprendizado, elaboraram apresentações, fizeram maquetes e puderam explanar sobre o trabalho para toda a comunidade escolar.

Algumas apresentações contaram com a presença de profissionais do Beto Carrero World, que visitaram as escolas para acompanhar o trabalho executado pelos alunos.

“Nós temos outros projetos que são desenvolvidos no parque com os alunos, mas este é diferente. Nós mobilizamos nossa equipe de engenheiros, que se preparou para receber os jovens e repassar as informações referente ao conceito de física mecânica que estava aplicado nos brinquedos. Quando visitamos as escolas, foi emocionante ver o resultado desse trabalho e o que os alunos absorveram. Com esse projeto, ficou mais fácil aprender Física. Parabéns aos alunos e ao professor Fábio pela iniciativa”, ressaltou Alex Bonareti, gerente comercial do Beto Carrero World.

Para a gerente regional de Educação da ADR de Timbó, Claudete de Fátima Bauer, o que mais chamou a atenção quando o professor Fábio apresentou o projeto à Gered, foi o envolvimento entre o aprendizado e a diversão. “A atividade proporcionou aos nossos alunos o ensinamento além da sala de aula. Nos alegra saber que os professores de nossas escolas estão inovando e buscando oferece às crianças e aos jovens uma maneira diferente e mais divertida de aprender”, destacou Claudete.

Informações adicionais para a imprensa:
Bruna Laline Ramos
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Timbó
E-mail: comunicacao.adr34@tio.adr.sc.gov.br
Telefone: (47) 3399-3023 / (47) 99240-5217
Site: sc.gov.br/regionais/timbo