Ciretran realiza mudança para o complexo da Polícia Civil
Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão

O complexo da Polícia Civil de Tubarão, que fica na Rua Altamiro Guimarães, no Bairro Oficinas, receberá até sexta-feira, 18, a unidade da 5ª Ciretran. Devido à mudança, que se iniciou na última segunda-feira, o atendimento ocorre até às 18h desta quinta-feira, 17. “O complexo é realmente uma estrutura enorme e inovadora da nossa região. A mudança da 5ª Ciretran só não será mais complexa porque nós temos a Central de Plantão Policial (CPP), embora a Ciretran seja o departamento que gera maior fluxo de pessoas. Por isso, atendemos até quinta-feira às 18h no atual endereço, e vamos trabalhar no complexo para voltar com atendimento no dia 21 a partir das 9h”, explica a delegada regional Vivian Garcia Selig.

Ciretran realiza mudança para o complexo da Polícia Civil

Por atender diretamente o público com os serviços de documentação de veículo e carteira de habilitação (CNH), a movimentação é muito grande. Segundo a delegada Vivian, são atendidas mais de oito mil pessoas por mês. “A Ciretran de Tubarão tem uma movimentação de sete a dez mil pessoas por mês. Nós temos uma frota bastante grande. Muitos dos serviços prestados no complexo englobam a Ciretran, como documentos de veículos, CNH, impostação de penalidade e multas”, explica.

Hoje, já estão funcionando no complexo os demais departamentos da Polícia Civil de Tubarão. “Temos funcionando normalmente a Delegacia Regional, Delegacia de Trânsito e Crimes Ambientais e a Divisão de Investigação Criminal. Na próxima semana, inicia-se a mudança da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI). O ritmo está bem acelerado e acredito que até o fim de setembro, com a mudança da CPP, nós estejamos com todos os departamentos no complexo", afirmou.

O atendimento de carteira de identidade, vinculado ao Instituto Geral de Perícia (IGP), continuará até a próxima semana funcionando em frente ao Angeloni. A mudança deste departamento será após a transferência da DPCAMI.

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3631-9125 / 98843-1702
Site: sc.gov.br/regionais/tubarao


Foto: Cigerd Regional Tubarão

O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Tubarão (Cigerd - Regional) foi instalado nesta segunda-feira, 14. O trabalho se iniciou pela manhã e, à tarde, os nove módulos já estavam montados. A estrutura contém cerca de 150m² e atenderá 18 municípios da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel).

A empresa ainda trabalha na finalização, que está localizada na Rua Padre Roberto Landell de Moura, próximo ao 5°Batalhão de Polícia Militar. O próximo passo é mobiliar o centro, o que deve ocorrer nos próximos dias. Até agora já foram instalados em São Miguel do Oeste, Maravilha, Chapecó, Lages, Curitibanos, Canoinhas, Joaçaba, Concórdia, Xanxerê e Tubarão. Os próximos serão implantados em Criciúma, Araranguá, Joinville e Jaraguá, Taio, Rio do Sul, Blumenau, Itajaí e Caçador.

Os centros fazem parte da estruturação da Defesa Civil de Santa Catarina. Eles estarão interligados com o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) em Florianópolis, por meio de videoconferência. Essa ferramenta poderá ser usada durante um desastre natural, por exemplo, para que os gestores locais possam conversar com o secretário ou o governador em Florianópolis sem precisar se deslocar. A estrutura regional também conta com gerador de energia próprio capaz de manter a atividade mesmo sem energia elétrica na cidade. Contém ainda garagem, depósito, recepção, sala do coordenador regional, sala de reunião, sala de situação, banheiro e cozinha.

Cigerd Florianópolis

Em Florianópolis, o prédio do Cigerd vai contar com o Centro de Monitoramento e Alerta, Meteorologia, Sistema de Hidrometeorologia, Geologia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência, Planos de Ações Emergenciais, Gestão de Crise e Respostas a Desastres.

Informações adicionais para a imprensa
Cleiton Ferrasso
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil - SDS
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br

 

 

 

Na próxima quinta-feira, 17, em Criciúma estarão reunidas instituições públicas e privadas, órgãos do governo e as estruturas das Agências de Desenvolvimento Regional de Laguna, Tubarão, Criciúma, Braço do Norte e Araranguá para etapa regional do processo de construção participativa do Plano de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina 2030.

O workshopp regional terá como objetivo o envolvimento dos presentes no conhecimento dos indicadores, identificação de desafios e proposição de ações estratégicas para o desenvolvimento regional dos 47 municípios, que integram a macrorregião do Litoral Sul catarinense.

O evento é coordenado pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, e possui apoio técnico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Confira a programação:

13h às 13h:30min: Credenciamento e abertura

13h:30min às 13h:45min: Apresentação do Plano (metodologia, visão, valores, cenários e tendências)

13h45min. Às 14h:45min: Onde estamos? Estado e Mesorregião (resultados dos workshops setoriais e indicadores macrorregionais)

14h45min às 15h: Coffee break

15h às 17h: Atividades em salas por Dimensão (Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Social) Desafios e ações estratégicas para o desenvolvimento regional.

17h às 18h: Plenária

18h às 18h30min: Encerramento

Serviço:

Quando? 17 de agosto, às 13h

Onde? Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), localizada na Rua Ernesto Biachini Goés, 91, bairro Próspera.

Mais informações para a imprensa
Maykon Adriano Flor
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Planejamento - SPG
Fone: (48) 3665-3319 / 99186-9740
E-mail: maykon@spg.sc.gov.br
www.spg.sc.gov.br

Reparos na Ponte de Congonhas
Foto: Eduardo Zabot / ADR Tubarão

Há cerca de 40 dias uma rachadura na pavimentação da ponte Sírio José Domingos, na divisa entre Tubarão e Jaguaruna, no Bairro Congonhas, vem sendo monitorada pelo gerente de infraestrutura da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Tubarão, Eduardo Blasius de Almeida. Nesta segunda-feira, 7, em uma vistoria in loco, o secretário executivo, Nilton de Campos, e o proprietário da empresa Engeton, Luiz Tomasi, e o engenheiro da empresa Alessandro Peres de Matos, e o gerente Eduardo, ficou definida a forma de resolver a situação.

“Nos próximos dias a empresa iniciará os reparos. Será removida, no eixo transversal uma faixa de aproximadamente um metro de extensão da pavimentação asfáltica. Na sequência será realizada a complementação da base que cedeu. A partir disso haverá um monitoramento semanal para acompanhar o desempenho do aterro. Desta forma, assim que que ficar visível a compactação final, será executada a nova pavimentação no trecho ”, explica Eduardo Blasius.

De acordo com o secretário Nilton, essa maneira é mais coerente de resolver a situação, sem gerar prejuízos aos motoristas. “Aquele terreno não é firme, e por isso ocorreu essa rachadura, se colocarmos asfalto o problema vai ocorrer novamente. Esse trabalho e posteriormente, a nova camada de asfalto, não terá nenhum custo para o Estado”, ressalta. 

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.adr.sc.gov.br
Telefone: (48) 3631-9125 / 98843-1702
Site: sc.gov.br/regionais/tubarao