Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão

O lançamento do projeto piloto que vai possibilitar que um policial de cada viatura esteja com câmeras pessoais para gravação das ocorrências aconteceu nesta quinta-feira, 23, no salão nobre da Unisul. Segundo o subcomandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, que realizou o lançamento do equipamento, a tecnologia é de ponta e o Policial Militar vai portar uma câmera presa ao seu colete, sendo capaz de registrar as intervenções policiais.

“Esse projeto é desenvolvido em parceria com uma instituição não governamental, a Igarapé, com a colaboração de duas universidades internacionais, uma norte americana e outra inglesa. São muitos os ganhos dessa filmagem, primeiro melhora o comportamento do cidadão e do policial, segundo é a coleta de provas que vão servir de base para acusação e eventual condenação será mais técnica, mais precisa”, explica o coronel Araújo Gomes.

O sistema promete ser capaz de baixar as imagens num banco de dados, sendo possível fazer a busca através de um software próprio. As imagens capturas pelas câmeras poderão ser visualizadas, porém, não acessíveis ao policial ou qualquer outra pessoa. Essas imagens serão retiradas no berço que criptografado, indo direto para o servidor onde fica protegida. Tubarão inicia as atividades piloto com cinco equipamentos.

“Tubarão é uma cidade que possui um tamanho relevante para fazer uma experiência boa, mais índice de criminalidade sob controle, com um cenário mediano. Foi escolhido também pela qualidade dos relacionamentos locais entre as agências envolvidas na produção de segurança, e a cultura de inovação, suporte e apoio do batalhão local para esses tipos de projetos”, destaca o subcomandante.

No início de 2018 haverá mais investimentos para aquisição de 135 câmeras para expandir o projeto em ouras cidades do Estado, o objetivo é chegar em 2019 com pelo menos uma câmera para cada viatura em serviço.

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.sdr.sc.gov.br
Telefones: 48 3631-9106 / 98843-1702 / WhatsApp 98833-1471

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) promoverá, no dia 5 de dezembro, o 3º Meeting do Turismo – Sul Catarinense, desta vez voltado às regiões turísticas Caminho dos Canyons e Encantos do Sul. Serão abordados aspectos de gestão e sustentabilidade do turismo, visando estabelecer o diálogo com os representantes regionais e iniciativa privada.

O evento será realizado no Hotel Internacional Gravatal, com início às 9h30. O público alvo são as equipes de secretarias ou departamentos de turismo dos municípios de abrangência das Instâncias de Governança Regional Caminho dos Canyons e Encantos do Sul, além do trade turístico e profissionais do setor. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico neste link.

Já está confirmada a presença do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Leonel Pavan, para a abertura do evento. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

Mais informações pelo e-mail eventos@sol.sc.gov.br ou pelos telefones (48) 3665 - 7420/7411.

3º Meeting do Turismo – Sul Catarinense

Data: 5 de dezembro de 2017
Horário: das 9h30 às 17h
Local: Av. Pedro Zappelini, 882 – Termas – Gravatal/SC
Inscrições gratuitas

Informações adicionais para a imprensa:

Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte - SOL
Fone: (48) 3665-7436
E-mail: imprensa@sol.sc.gov.br
Site: www.sol.sc.gov.br 

Bombeiros de seis Estados Brasileiros participam de treinamento em Tubarão
Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão

Começou nesta segunda-feira, 20, no Batalhão do Corpo de Bombeiros de Tubarão o treinamento em combate a incêndio estrutural. De acordo com o tenente coronel Marcos Aurélio Barcelos, comandante em Tubarão, o foco do curso é combate com ventilação em incêndio.

“Estamos recebendo 16 bombeiros, são 10 soldados dos estados visitantes, sendo do RS, PR, GO, BA, AL e SE, além de seis aqui de Santa Catarina. Eles estão aqui para aprender a utilização desta técnica com ventilação em incêndio com maior desenvoltura. Nós vamos seguir com o curso até o dia 23 com uma prova prática onde vamos simular o combate em um residência”, ressalta Barcelos.

O treinamento ocorre em Tubarão porque o Batalhão é referência em Santa Catarina como centro de referência em combate ao incêndio. Como presidente nacional do comitê de combate a incêndio, coronel Barcelos teve a aprovação do comando-geral dos Bombeiros do Estado para fazer o treinamento em Tubarão.

“Esse foi um pedido geral dos participantes do comitê, que ocorresse um curso de ventilação, sendo assim tive a liberação do comando geral que passou a missão pra Tubarão já que somos especialista na área”, afirma o comandante.

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.sdr.sc.gov.br
Telefones: 48 3631-9106 / 98843-1702 / WhatsApp 98833-1471


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo reuniu o colegiado de secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional para apresentar as conquistas de Santa Catarina ao longo de 2017 e os encaminhamentos para o fechamento do ano. O encontro realizado nesta sexta-feira, 17, em Lages também contou com a participação dos secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa e da comunicação, João Debiasi e dos assessores de comunicação ADRs.

A reunião teve um tempo reservado ao debate para aprimorar estratégias e posicionamentos do Governo do Estado para o próximo ano.
"É um momento importante para trocarmos ideias, discutirmos os desafios e, principalmente, partilharmos o que deu certo, porque Santa Catarina tem bons indicadores e foi um exemplo de superação em meio à maior crise econômica e política do país", disse Colombo na abertura da reunião.