Compartilhe

Laguna - Conferência infantojuvenil pelo meio ambiente
Foto: Eduardo Zabot/ADR Tubarão

Para fortalecer a educação ambiental no meio escolar a Secretaria de Educação do Estado realiza desde segunda-feira, 7, a V Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. A conferência vai até dia 9, no Hotel Laguna Tourist.

“São temas essenciais para o país, a educação e o meio ambiente, e quando conseguimos unir essas situações fica ainda melhor. O envolvimento de jovens de 11 a 14 anos mostra a preocupação com a atualidade, mas principalmente  com o futuro da educação ambiental”, declara o secretário executivo da ADR de Tubarão, Ricardo Medeiros.

Participam da conferência 122 delegados (alunos), que foram eleitos nas conferências regionais, com os coordenadores estaduais e regionais das escolas participantes de todo o Estado. Para a aluna de São Lourenço do Oeste, Tainá Cristiane Marioti, estar na conferência é uma oportunidade única de contribuir para uma sociedade melhor.

“Nós trouxemos o projeto de limpeza, recuperação e proteção do rio Jordoni, que corta a comunidade onde moro em São Lourenço do Oeste. Isso é interessante para conscientizar a comunidade local, porque temos que preservar a água, que é o elemento da natureza mais importante”, ressalta Tainá.

De forma pedagógica e participativa, a mobilização ocorre com alunos, professores e comunidade escolar para pesquisar, dialogar e refletir sobre as questões socioambientais, a partir da utilização da água pela humanidade.  “O debate nas escolas é de suma importância, visto que o consumo depende da realidade socioeconômica e cultural das comunidades, das formas de captação, tratamento e distribuição da água”, enfatiza a coordenadora estadual da CNIJMA, Maria Benedita Prim.

Etapa nacional

Para a etapa nacional será selecionado um projeto e uma delegação com até 19 estudantes que representarão o Estado em Brasília, de 15 a 19 de junho, incluindo as m,odalidades de ensino regular, educação quilombola, indígena e de assentamento rural.

Para auxiliar a mobilização da CNIJMA foram revitalizadas ou criadas as COM-Vidas nas escolas, que puderam trabalhar com projetos de intervenção já existentes nas comunidades, além de terem a liberdade de criar novas ações, a partir de orientações publicadas periodicamente no espaço da Conferência, no site www.conferenciainfantojuvenil.mec.gov.br, e no site www.sed.sc.gov.br.

Informações adicionais para a imprensa:
Eduardo Zabot
Agência de Desenvolvimento Regional de Tubarão
E-mail: imprensa@tro.adr.sc.gov.br
Telefones: 48 361-9106 / 98843-1702 / WhatsApp 98833-1471