Central Regional da Rede de Frio
Foto: Murilo Rosso/ADR Videira

Técnicas do Ministério da Saúde estiveram em Videira na tarde de quarta-feira, 7, para vistoriar as obras da Central Regional da Rede de Frio. O prédio, que está sendo construído junto à ADR, será um local específico para armazenamento, conservação, manipulação e distribuição de vacinas.

Reunião da Câmara Regional da Educação
Fotos: Murilo Rosso/ADR Videira

O Colégio Estadual Professora Adelina Régis (CEPAR), em Videira, sediou na tarde desta quarta-feira, 7, a última reunião do ano da Câmara Regional da Educação. O evento faz parte da agenda do Movimento SC pela Educação, da Fiesc, e abrange entidades públicas e privadas de 24 municípios da região.

O município de Pinheiro Preto viveu um momento especial na noite desta quinta-feira, 25, com a realização da 20ª Noite da Poesia. O tradicional evento é uma parceria da escola estadual Maura de Senna Pereira e o Centro Educacional Padre Trudo Plessers, com apoio da Prefeitura. Na ocasião também foi lançado o 18º livro do projeto "Poetas Rumo ao Novo Milênio", com o objetivo de valorizar as produções literárias dos alunos.

Pinheiro Preto - 20ª Noite da Poesia em Pinheiro Preto

Fotos Divulgação EEB Maura de Senna Pereira

O evento foi bastante prestigiado pela comunidade escolar e contou com a apresentação das poesias vencedoras em cada categoria e apresentações culturais. Estiveram presentes ainda os integrantes da comissão que iniciou o projeto "Poetas Rumo ao Novo Milênio" há 20 anos, em 1999.

“O projeto é motivo de orgulho para todos os envolvidos: a rede estadual, a rede municipal de ensino, professores, pais e principalmente os alunos que se dedicam produzindo poesias brilhantes”, avaliou o presidente da comissão organizadora e diretor da EEB Maura de Senna, Ademílson Antônio Einsweiler.

Pinheiro Preto - 20ª Noite da Poesia em Pinheiro Preto

Também prestigiaram o evento a secretária executiva da ADR Videira, Girlene Borsoi, o prefeito de Pinheiro Preto, Pedro Rabuske, a secretária municipal de Educação, Jussara Trevisol Einswiler, e as diretoras do Centro Educacional Padre Trudo Plessers, Veronice Fritzen e Rosana dos Santos.

 

Com o objetivo de reconhecer iniciativas diferenciadas de professores que contribuem ao desenvolvimento da educação catarinense, o Prêmio Educador Elpídio Barbosa foi entregue a 22 docentes da rede estadual e duas organizações educacionais nesta segunda-feira, 22, em Florianópolis.

Prêmio Elpídio Barbosa

Foto Osvaldo Nocetti

A iniciativa, promovida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), homenageou pela primeira vez professores com medalhas e diplomas, pois nas edições anteriores somente as escolas e entidades eram prestigiadas.

Da regional de Videira a indicada para o prêmio foi a professora Janice Aparecida Vacari Ariotti, da EEB Josefina Caldeira de Andrade. “Toda essa caminhada é construída como grupo. Estendo esse prêmio a todos meus colegas de trabalho, alunos e comunidade escolar. Foi um momento gratificante, o que nos impulsiona a acreditar sempre que a educação é o melhor caminho”, disse Janice, que atua como professora há 31 anos.

Prêmio Elpídio Barbosa

Foto Dafnée Canello/SED

Na solenidade em Florianópolis, Janice esteve acompanhada da gerente de Educação de Videira, Rachel Calomeno Ribeiro. “Agradecemos a professora pelos relevantes serviços prestados pela educação de Santa Catarina e da nossa região, e parabenizamos pelo comprometimento e dedicação que tem com o trabalho”, disse Rachel.

Na oportunidade, a secretária de Estado da Educação, Simone Schramm, representou o governador Eduardo Pinho Moreira. A cerimônia também contou com a presença do presidente do CEE, Osvaldir Ramos, o vice-presidente Gildo Volpado, conselheiros da instituição e com apresentação do Coral Vozes de Santa Catarina, formado por 150 cantores

Inclusão, tecnologia, ações de incentivo ao esporte e que envolvam à família no ambiente escolar são algumas das iniciativas que ganharam destaque para os professores serem homenageados. Foi escolhido um docente de cada Regional pela comunidade escolar junto à Gerência Regional de Educação.

Sobre o prêmio

O Prêmio Elpídio Barbosa, criado em 1992, é uma homenagem ao educador e primeiro presidente do Conselho Estadual de Educação, Elpídio Barbosa, que desempenhou importante papel em diferentes áreas de ensino do governo de Santa Catarina.

Esta 25ª edição do Prêmio tem como objetivo homenagear professores da rede pública e instituições educacionais que contribuíram significativamente com o desenvolvimento da educação catarinense.

Professores homenageados

Suzi de Cougo Souto, Instituto Estadual de Educação, Florianópolis

Silvia Poliana Eccel , Coordenadoria da Grande Florianópolis

Celina Habold da Rosa, Regional de Araranguá

Ignês Sevegnani, Regional de Blumenau

Ivanilda dos Passos Petronílio Kantovick, Regional de Campos Novos

Marineuza Savaris, Regional de Chapecó

Clarice Terezinha Bernardi Marchesan, Regional de Concórdia

Miriam Berti Salvaro, Regional de Criciúma

Celso Menegussi, Regional de Curitibanos

Moacir Zandoná Pazine, Regional de Itajaí

José Dionísio Spézia, Regional de Jaraguá do Sul

Natalino Pertile, Regional de Joaçaba

Vili José Voltolini, Regional de Joinville

Tatiana Serena Oneda, Regional de Lages

João Vicente Wolfart, Regional de Maravilha

Luiz Paterno, Regional de Rio do Sul

Dirceu Antunes Costa, Regional de São Bento do Sul

Wilmar Conte, Regional de São Lourenço do Oeste

Ivo Lauro Dill, Regional de São Miguel do Oeste

Josué Monteiro, Regional de Tubarão

Janice Aparecida Vacari Ariotti, Regional de Videira

Lourdes Helena Locatelli, Regional de Xanxerê

Instituições

Casa da criança Morro da Penitenciária

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Santa Catarina (Sebrae)