Videira - Campanha de trânsito vira projeto escolar e vai selecionar vídeos feitos por alunos da ADR
Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 24, os professores de  artes das escolas da rede estadual de ensino da área de abrangência da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), fizeram, no Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), uma oficina de capacitação sobre a técnica de vídeo: stop motion. O objetivo foi repassar informações para posterior a participação das escolas na campanha “Mude o trânsito, antes que ele mude a sua história”, desenvolvido pelo Colegiado Regional de Governo.

A capacitação foi desenvolvida durante todo o dia e foi ministrada pela professora Lucia Leidens Mayer, da EEB João Jorge Campos, de Tangará. Foi apresentado um pouco da história e técnicas desenvolvidas. Sobre a campanha foram abordados objetivos e pilares principais.

Com base em ambas as informações, cada escola desenvolverá uma produção referente ao tema: conscientização no trânsito. Os vídeos serão divulgados na Fan Page da ADR de Videira no www.facebook.com/regional.videira. Para o secretário executivo, Euro Vieceli, a proposta vem despertar um novo olhar nesses jovens.

Videira - Campanha de trânsito vira projeto escolar e vai selecionar vídeos feitos por alunos da ADR

“A campanha é contínua e visa sensibilizar os motoristas, motociclistas, enfim, os usuários de um modo geral. Com essa iniciativa, nas nossas escolas, nossa expectativa é mobilizar também as crianças e adolescentes, contribuindo na formação de uma ideia mais responsável do trânsito”, finalizou.

Censo Escolar - reunião de capacitação

Foto: Josiane Zago/ ADR Videira

Na tarde desta terça-feira, dia 23, no auditório da Biblioteca Pública de Videira, foi desenvolvida uma capacitação sobre o censo escolar. A iniciativa mobilizou diretores e secretários das Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil de Videira. O objetivo foi esclarecer e orientar sobre os procedimentos.

Para o secretário executivo da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Euro Vieceli, a proposta atende uma demanda do município. “O censo escolar é uma atividade que demanda muita responsabilidade. O objetivo dessa capacitação é embasar o profissional para que o mesmo execute com segurança esse procedimento”, afirmou.

Durante o encontro foram repassadas orientações sobre o Censo Escolar, os objetivos e a essência do mesmo, bem como, esclarecido sobre os procedimentos de complemento de informação, a plataforma utilizada, entre outros. O Censo Escolar acontece em regime de colaboração: é coordenado pelo INEP, órgão vinculado ao Ministério da Educação, que atua em parceria com secretarias estaduais e municipais. Em SC, cada ADR tem em seu quadro de profissionais uma Coordenação Regional, que auxilia na capacitação das coordenações municipais.

O Censo Escolar conta com duas etapas de coleta: a matrícula inicial e a situação do aluno em quatro momentos durante o ano que são: período de coleta, publicação preliminar, período de retificação e publicação final. Escolas públicas e particulares têm obrigação de informar dados e a coleta é realizada todos os anos.

Para a gerente de educação, Girlene Borsoi, o Censo é muito importante pois define uma série de diretrizes. “Por meio dos dados do censo escolar que o Governo Federal define as políticas públicas na área da Educação, como recursos para transporte escolar, alimentação escolar, livro didático, entre outras”, destacou.

Como instrumento de coleta de informações da educação básica, o Censo Escolar é um importante levantamento estatístico educacional brasileiro. Nele são informados dados quantitativos e também individuais, onde constam desde dados estruturais de cada uma das escolas até nome e dados de alunos e professores. Na Gerência de Educação, o Censo faz parte da Supervisão de Políticas Públicas e Planejamento Educacional, de responsabilidade da supervisora, Rita de Cássia Soares, e a Coordenadora Regional do Censo Escolar é Gislaine Gonzalez Moura.

“Foram aproximadamente 30 profissionais da Rede Municipal de Ensino de Videira que receberam informações pertinentes ao Censo Escolar com o objetivo de apresentar a plataforma Educacenso e que consigam preencher de forma mais correta possível os dados necessários”, finalizou a supervisora Rita de Cássia Soares.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
SDR Videira
E-mail: imprensa@vii.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrvideira

Videira - ADR promove reunião sobre Programa Viver sem Violência
Foto: Josiane Zago/ ADR Videira

Na manhã desta quarta-feira, dia 24, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Videira fez uma reunião preparatória do programa Viver sem Violência: Mulheres e Cidadania, que contará com uma unidade móvel circulando nos municípios de Videira, Fraiburgo, Tangará e Arroio Trinta, dos dias 5 a 9 de junho.

O programa  é uma parceria entre o Governo Federal, Estadual e Municipal, para combater os vários tipos de violência contra as mulheres. Para a coordenadora Estadual da Mulher, da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Aretusa Larroit, o projeto leva informação ao acesso das mulheres.

“O projeto contempla uma unidade móvel, identificado por meio de um ônibus lilás, equipado, para levar informação e práticas de inclusão e combate a violência. Esse é um projeto federal, que tem o apoio do Governo do Estado e a execução por meio de uma programação que será definida pelos municípios”, explicou.

Durante  reunião, além da apresentação do projeto, foram definidos as lideranças de cada município que definirão a programação nos dias que a unidade móvel estará no município. A programação poderá contar com rodada de conversas, debates, iniciativas sociais e culturais, entre outras. A partir do dia 2 de junho a programação oficial será apresentada.

A unidade móvel estará em Videira nos dias 5 e 6 de junho, em Fraiburgo nos dias 7 e 8 e em Tangará e Arroio Trinta, no dia 9 de junho. Para a logística do deslocamento do ônibus e combustível a ADR será responsável. Para o secretário executivo, Euro Vieceli, a reunião foi muito produtiva. “Por meio de análise de dados do IBGE foram definidos os municípios que serão atendidos nessa etapa na regional e ficamos muito satisfeitos com o engajamento e participação dos mesmos nessa reunião preparatória. Temos certeza que o evento será um grande sucesso”, finalizou.

O vice-prefeito de Fraiburgo e secretário de Ação Social, Julio Santos, elogiou a iniciativa. Segundo ele, todas as iniciativas voltadas ao acesso a informação e ao combate a violência são importantes. “É muito positivo poder promover iniciativas como essas que geram debate e promover a orientação” destacou.

Participaram da reunião representantes dos municípios de Videira, Fraiburgo, Tangará e Arroio Trinta, por meio dos Centros de Atendimento da Assistência Social (CRAS), Secretarias de Saúde e Ação Social, representantes dos Sindicatos dos Produtores Rurais, Delegacia de Proteção a Criança, Mulher e Idoso (DPECAMI), além da equipe da ADR de Videira.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
SDR Videira
E-mail: imprensa@vii.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrvideira

Videira - Regional realiza Conferência sobre Saúde da Mulher
FOTO: Josiane Zago /ADR Videira

Abordar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. Esse foi um dos objetivos da Conferência Regional da Saúde da Mulher, desenvolvido nesta sexta-feira, 19, no Auditório do IFC Videira. O encontro foi organizado pelos municípios de Fraiburgo, Videira, Iomerê, Arroio Trinta, Salto Veloso, Pinheiro Preto, Tangará, Ibiam, Macieira, Timbó Grande, Caçador, Rio das Antas, Lebon Régis e Calmon.

A conferência começou às 8h com o credenciamento e prosseguiu com a abertura oficial. A vice-prefeita da cidade sede do evento, Claudete Vavassori, enalteceu a importância da discussão em prol do tema. A gerente de saúde da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional, Fabiana Moraes, destacou a retomada da discussão.

“Depois de mais de 30 anos, voltar a tratar, em conferência, a saúde da mulher é muito significativo. Nós da regional de saúde da ADR de Videira nos sentimos honrosos em integrar um evento dessa natureza, e, especialmente, trabalhar na articulação e realização deste evento” afirmou.

A conferência contou ainda com duas importantes palestras. A primeira abordando a “Implementação da Política Nacional de atenção integral à saúde das mulheres”, proferida pela mestre em educação, Clarinda da Luz Durigon. E a segunda abordando “Bem Estar –Conceito e Aplicação” ministrada pela mestranda em Biociências e Saúde, Magda Gemelli.

Com base nas palestras foram promovidos debates e elencadas as pautas principais da conferência, que serão levadas para a fase estadual. As delegadas que levarão os pleitos também foram eleitas.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
SDR Videira
E-mail: imprensa@vii.sdr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sdrs.sc.gov.br/sdrvideira