Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Raimundo Colombo reuniu o colegiado de secretários executivos das Agências de Desenvolvimento Regional para apresentar as conquistas de Santa Catarina ao longo de 2017 e os encaminhamentos para o fechamento do ano. O encontro realizado nesta sexta-feira, 17, em Lages também contou com a participação dos secretários de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa e da comunicação, João Debiasi e dos assessores de comunicação ADRs.

A reunião teve um tempo reservado ao debate para aprimorar estratégias e posicionamentos do Governo do Estado para o próximo ano.
"É um momento importante para trocarmos ideias, discutirmos os desafios e, principalmente, partilharmos o que deu certo, porque Santa Catarina tem bons indicadores e foi um exemplo de superação em meio à maior crise econômica e política do país", disse Colombo na abertura da reunião.

Videira - Evento sobre evasão escolar e uso de drogas
Foto: Josiane Zago/ ADR VIdeira

Teve início na manhã desta quinta-feira, 16, o evento organizado pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Videira, por meio da Gerência de Educação, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Tutelar, com foco, na evasão escolar e no uso e tráfico de drogas nas escolas. O objetivo é debater o assunto e criar padrões únicos de atendimento que otimizem e diminuam os casos.

Para o secretário executivo da ADR Videira, Euro Vieceli, que esteve presente na abertura, o evento tem grande importância. “Quero parabenizar a todos os organizadores por trazerem importantes discussões e por buscarem, de forma coletiva, alternativas para esses problemas comuns em todos os municípios”, afirmou.

O evento teve início com a fala dos promotores do evento e seguiu para os primeiros debates. O Conselho Tutelar iniciou os trabalhos falando sobre a ação que deve ser tomada nas escolas em caso de evasão escolar. O apoio dado pelo Conselho Tutelar também no combate ao uso e tráfico de drogas também foi explanado.

Ainda no período da manhã, a promotora Maria Regina Lakus Forlin falou sobre os atendimentos efetuados pelo Ministério Público e como cada ente participativo pode colaborar no processo. O evento ainda contou com a explanação do diretor de escola Roberto Maraschin Primo, dos conselheiros Luiz Carlos Spanholi e Juliana Weber, do delegado Giovani Angelo Dameto, do comandante da PM, Ricardo Silva de Souza, e do secretário Municipal de Educação, Gean Carlos Farinon Flores de Matias.

O secretário enalteceu a importância de estimular os estudantes a frequentarem as aulas. “Precisamos desmistificar a ideia de que no Brasil as coisas acontecem somente obrigadas. Se for somente uma obrigação o aluno frequentar a aula, quando ele tiver a oportunidade, ele não frequentará, porém, se ele for estimulado, se for criado valor nesse processo, as realidades serão modificadas. Esse é o grande desafio”, afirmou.

A gerente de Educação Girlene Borsoi enalteceu que esse será o primeiro trabalho neste sentido. Segundo ela, o objetivo é voltar com essa pauta em discussão, criando padrões e trabalhando em conjunto. “Ao final do encontro, iremos criar uma agenda para definir esse protocolo único”, finalizou.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira

Colegiado Regional de Governo
Arquivo Foto: Josiane Zago/ ADR VIdeira

O Colegiado do Governo da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional, da ADR Videira, composto pelos órgãos do Governo do Estado presentes na região: Polícia Civil, Polícia Militar, Epagri, Cidasc, Receita Estadual, Defesa Civil, Casan, Celesc e ADR Videira, estará reunido nesta terça-feira, dia 14, para a realização da penúltima reunião do ano. O objetivo será debater de forma regionalizada as situações de cada órgão presente. A reunião acontecerá às 14h, no auditório da Epagri Videira.

O secretário executivo da ADR Videira, Euro Vieceli, que preside o encontro, destaca que a reunião também é uma devolutiva dos assuntos já tratados em outros encontros. "Primamos por uma reunião prática e objetiva, onde temos a oportunidade de acompanhar o trabalho desenvolvido por cada instituição, seus projetos, conquistas e desafios, e de forma unida, ampliarmos os benefícios e encontrar alternativas comuns”, afirmou.

 O encontro acontece de forma mensal. Além da reunião, a ADR Videira ainda compila os dados regionais quanto ao desempenho de cada órgão. A presença e os assuntos debatidos são relatados em relatório circunstanciado, que juntamente com a ata do encontro, é encaminhado para a Secretaria de Estado da Casa Civil e do Planejamento.

A última reunião do ano do Colegiado Regional está programada para o dia 12 de dezembro. A formatação do Colegiado Regional surgiu em 2016, por meio do decreto de número 856, de 6 de setembro de 2016. 

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira

Videira - 50 anos da Coopervil
Foto: Suzana Patricio / ASCOM Coopervil

As comemorações da Cooperativa Agropecuária Videirense (Coopervil) contaram com a presença do Estado, por meio do presidente da Cidasc, Enori Barbieri, e o gerente de planejamento regional, Alcidir Felchilcher, representando o secretário executivo, Euro Vieceli, da Agência de Desenvolvimento Regional  (ADR) Videira.

O evento aconteceu nesta quarta-feira, 8, na comunidade de Aparecida, interior de Videira, onde foi apresentado um pouco da história e os produtos e serviços desenvolvidos pela cooperativa. O presidente da entidade, Luiz Vicente Suzin, agradeceu o empenho de todos na construção da história.

Segundo o presidente da Cidasc, Enori Barbieri, esse modelo de economia tem trazido resultados surpreendentes. “O agronegócio é uma das mais eficientes alternativas de desenvolvimento. Temos que elogiar e parabenizar a iniciativa de todos os cooperados e as pessoas que fazem parte desse modelo econômico de sucesso, onde a prioridade é o crescimento coletivo e unido”, afirmou.

A Coopervil tem mais de 1.700 cooperados, contando com o apoio diário de 240 colaboradores, 28 filiais em nove municípios: Videira, Tangará, Iomerê, Arroio Trinta, Salto Veloso, Caçador, Rio das Antas, Fraiburgo e Lebon Regis. A Coopervil conta com lojas agropecuária, materiais para construção, indústria de sucos, vinhos e espumantes, postos de combustíveis, mercado, fábrica de ração, suinocultura, deposito de leite, armazéns e central de inseminação.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira