Compartilhe

ADR Videira participa de oficina do Mapa Turístico Brasileiro
Foto: Divulgação

A 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), por meio do gerente de Políticas Socioeconômicas Urbanas e Rurais, Ademir Perin, participou, na última semana, da oficina de atualização do Mapa do Turismo, realizada na Casa Polaski, em Itaiópolis. A reunião contou com a presença do Conselho Regional de Turismo do Vale do Contestado e Instância de Governança Regional da Região Turística.

Para o secretário executivo da 9º Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Euro Vieceli, essa participação integra o planejamento enquanto regional. “Nossa gerência esteve em contato com os municípios e se fez presente nesse encontro a fim de receber informações e poder ampliá-la na região. Uma importante função de articulação em prol dos benefícios para os nossos municípios”, afirmou.

Durante o encontro, foram esclarecidos os requisitos necessários para a participação dos municípios do Mapa do Turismo Brasileiro, a fim de atender aos critérios exigidos para aprovação de projetos em âmbito federal e estadual. Aproximadamente 35 municípios da região Meio-Oeste participaram. Da área de abrangência da 9ª ADR, a maioria das cidades estiveram sendo representadas.

Para participar do Mapa do Turismo Brasileiro, os municípios interessados deverão possuir órgão responsável de turismo, bem como ter um fundo com dotação orçamentária e um termo de compromisso com o Ministério do Turismo assinado entre as partes. Segundo Perin, os municípios devem ficar atentos a essa situação a fim de não serem prejudicados no futuro pela não adesão.

“Foi uma importante reunião de alinhamento. Acreditamos no potencial turístico da nossa região, e por isso, estaremos acompanhando essa tramitação, a fim de que ninguém seja prejudicado pela não inclusão nesse mapa”, destacou Perin, complementando que Santa Catarina conta com mais de 184 municípios inclusos.