Compartilhe

Videira - Reunião do Colegiado Regional de Governo
Foto: Josiane Zago / ADR  Videira

A 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR Videira) apresentou seus indicadores na reunião do Colegiado Regional do Governo. Na oportunidade foram informados desde as ações até os indicadores de desempenho. A iniciativa faz parte de uma sugestão levantada pelo Colegiado, a fim de ampliar o conhecimento dos integrantes sobre as ações e iniciativas realizadas na regional. A reunião do Colegiado Regional foi realizada nesta terça-feira, dia 8, às 14 horas, no auditório da Epagri de Videira, com a presença dos representantes da Cidasc, Epagri, Fatma, Celesc, Casan, Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Receita Estadual.

Segundo o secretário executivo, Euro Vieceli, a iniciativa foi muito positiva. “Temos uma gestão muito efetiva e eficiente. Na área da saúde e educação, por exemplo, são inúmeros os benefícios desse braço do Estado na região, bem como, na administração e demais setores da ADR que primam por alternativas e caminhos para o desenvolvimento, evidenciando a economia e uso consciente dos recursos públicos” afirmou.

Durante a apresentação foi evidenciado o trabalho continuo no contingenciamento de recursos. Somente neste ano de 2017, foi economizado mais de 58% dos recursos previstos com ações como dedetização escolar, manutenção veicular, roçadas e tapa buracos, entre outros. A economia também é perceptível no aluguel dos espaços, a exemplo do Ceja que estava em uma unidade que apresentava um custo mensal de 6600 reais de aluguel e que passou a custar com a locação, somente diurna, de uma sala no valor de R$ 1,5 mil.

A quantidade de recursos investidos em medicamentos disponibilizados para os municípios da regional também foram apresentados. O volume mensal já ultrapassa os R$ 450 mil. A viabilização de uma rede de frio, por meio do trabalho pro-ativo da equipe da Gerência de Saúde da ADR Videira também foi relatado. São mais de um milhão investidos pelo Governo Federal na construção dessa unidade que atenderá toda a macrorregional.

Para o gerente de Planejamento Regional e Apoio as Políticas Públicas, Alcidir Felchilcher, os números evidenciam a importância dessa unidade na regional, seja pelo resultado do seu trabalho, seja pela articulação e acompanhamento. “Há várias vertentes informando os altos custos para manutenção das ADRs, no entanto, o que é real é que os custos do Estado computados nesses critérios avaliam investimentos que existiriam, independente da estruturação das ADRs, como é o caso do transporte escolar, salário de professores, entre outros”, destacou Alcidir evidenciando que a regionalização do atendimento do Estado permite um acompanhamento, uma articulação e um resultado muito positivo.

A ADR Videira ainda apresentou o volume de recursos descentralizados mensalmente aos municípios da regional, bem como, o número de pessoas atendidas e processos que tramitam mensalmente. Em média, mensalmente são atendidas 45 pessoas na ADR Videira e mais de 200 processos tramitam por mês. “A ADR Videira está de portas abertas para atender todas as pessoas que queiram mais informações sobre a nossa gestão. No site também é possível saber mais sobre os trabalhos desenvolvidos”, finalizou o secretário Euro Vieceli.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira