Fotos: Murilo Roso/ADR Videira

A escola estadual Governador Lacerda, em Videira, realizou nesta sexta-feira, 8, a V Mostra do Conhecimento. A feira envolveu todos os 800 alunos e abordou temas variados. Durante todo o dia a escola recebeu visitantes que puderam apreciar as apresentações. A gerente regional de Educação da ADR, Rachel Calomeno Ribeiro, e a assessora Fabiana Woitko Arndt, também prestigiaram o evento.

Um dos trabalhos de destaque foi o da turma de AEE (Atendimento Educacional Especializado), que apresentou “O uso da sucata para confecção de materiais educativos”. Com jogos e brincadeiras, o projeto ganhou o público que interagiu o tempo todo na sala.

Mostra do Conhecimento EEB Governador Lacerda

Para a professora Milene Mehret Rodrigues, o objetivo do projeto foi alcançado. “Mostramos que há várias formas de brincar e aprender ao mesmo tempo. Com criatividade elaboramos os jogos que foram bem aceitos pelos visitantes da feira. São atividades que ajudam o raciocínio lógico, memória, concentração”, avalia.

Já os alunos do 8º e 9º ano apresentaram um projeto sobre imigração haitiana no Brasil. O tema vem sendo trabalhado desde o início do ano na escola e resultou na elaboração de um livro sobre os haitianos que moram em Videira. “Além do conhecimento sobre a cultura aprendemos também sobre os direitos deles. Foi uma pesquisa interessante também pelo lado humano e que através da feira pudemos compartilhar com o público, disse a aluna Ana Júlia Gaedke.

Mostra do Conhecimento EEB Governador Lacerda

A importância da alimentação saudável, tipos de solos e de plantas, horta escolar, viabilidade da energia solar, preconceito, artes plásticas e contação de histórias também foram assuntos abordados.

A gerente regional de Educação Rachel Calomeno Ribeiro, elogiou a qualidade dos projetos da Mostra do Conhecimento. “A direção, os professores e os alunos estão de parabéns pela escolha dos temas e pela dedicação. Vimos uma demonstração clara do comprometimento na qualidade da educação”, ressalta.

Murilo Rosso
Agência de Estado do Desenvolvimento Regional de Videira