Compartilhe

MPT na Escola
(Joaçaba 3/10 - Foto: Arquivo Pessoal Angelita Tedesco)

As escolas de Videira saíram com o título de campeãs no Concurso Estadual MPT na Escola 2017, etapa Santa Catarina que debateu o tema “A escola no combate ao trabalho infantil”. O prêmio é desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho. Em primeiro lugar ficaram as escolas estaduais: EEB Anísio Rachadel de Oliveira na categoria esquete teatral e na categoria musica a EEB Esther Crema Marmentini. A Escola recebeu troféu e os estudantes receberam medalha e uma bicicleta cada participante. A premiação para os professores será efetuada nas escolas, ainda em data a ser confirmada. Da regional, além dos primeiros lugares, ainda houve destaque nos segundo e terceiro lugares.

Para o secretário executivo interino, Valcir Serighelli, a premiação é reflexo do empenho e dedicação das escolas “Ficamos imensamente lisonjeados quando somos informados desses concursos, com professores e estudantes nossos sendo reconhecidos. Além de uma valorização ao trabalho é um reconhecimento as belíssimas ações desenvolvidas no âmbito escolar” afirmou Serighelli.

O Prêmio MPT na Escola consistiu na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos com o tema trabalho infantil. O Prêmio tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil, reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, e a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção e combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

mpt na escola
(Joaçaba, 3/10, Foto: Arquivo Pessoal / Silvia Lippert)

O prêmio contou com seis categorias: Conto, Curta-Metragem, Desenho, Esquete Teatral, Música e Poesia. Na categoria Esquete Teatral, o trabalho que deu o título para a EEB Anísio Rachadel de Oliveira foi intitulado “Diga não ao trabalho infantil, diga sim à educação” dos alunos: Ana L. Z. Dallo, Cauã S. Garcia, Julia Gemelli, Laryssa Zago, Mateus G. Zago, Leonardo C. Ribeiro E Vitor Ferranti Gemelli. A coordenador do projeto foi Francisca Angelita Tedesco  e  professora orientadora foi Scheila do Nascimento.

Da EEB Esther Crema Marmentini o trabalho campeão na categoria música foi o “Trabalhar não é coisa de criança” dos alunos: Teodora Bonatto, Gabriela Schultz, Amanda Feltrin e Ana Oliveira. O coordenador foi Camilo Pasqual e a professora orientadora foi Silvia R. Lippert e Fabiane Jardim.

Na categoria Canto, a região ainda foi representada com o segundo lugar com o trabalho “O Egito e o trabalho infantil” da EEB Inspetor Eurico Rauen. Essa categoria ainda contou com o segundo colocado municipal de Videira, com a EEBM Fidelis Antônio Fantin, com o trabalho “Os quatro amigos”.

Na Poesia, o segundo lugar ficou com o trabalho “Um homem me contou” da EEB Madre Terezinha Leoni; e o terceiro lugar com o trabalho “Criança quer brincar” da EEBM Fidélis Antônio Fantin. A categoria ainda contou com o terceiro colocado da etapa municipal, a EEB Padre Bruno Pokolm, com o trabalho “O que a criança precisa”.

Na categoria Desenho, a região contou com a representação no segundo lugar com o trabalho “Exploração do trabalho infantil e o Estatuto da Criança” da EEBM Professor Joaquim Amarante e o terceiro lugar com a EEBM Criança do Futuro (CAIC) com o trabalho “Os direitos da criança e o trabalho infantil”. Os demais participantes dessa categoria foram o terceiro lugar da etapa municipal com o trabalho “Diga não ao trabalho infantil” da EEB Esther Crema Marmentini.

Para a gerente de Educação, Girlene Borsoi, os estudantes ficaram muito contentes com a premiação “Essa é uma forma de atrair os jovens para a discussão do tema. Os trabalhos foram muito bem produzidos e mereceram o reconhecimento. Parabéns a todos os envolvidos” finalizou Girlene. 

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira