Compartilhe

Videira - Capacitação de atenção a pessoas em situação de violência sexual
Foto: Josiane Zago/ ADR Videira

Com a indagação “gritar pra quem?”, o grupo de teatro municipal de Videira abriu a Capacitação Intersetorial na Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, organizado pela ADR Videira, por meio da Gerência de Saúde, e Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), de Videira. O evento teve início na manhã desta terça-feira, dia 3, no auditório da Unoesc Videira, e seguirá até a tarde desta quarta-feira, dia 4.

Para a gerente de Saúde da ADR Videira, Fabiana Moraes, o evento é recoberto de muita importância. “O objetivo principal dessa capacitação é trabalhar com dois pilares essenciais quando o foco é lidar com pessoas: informação e atendimento humanizado. Parabéns a todos os participantes pelo engajamento com a causa”, afirmou Fabiana, parabenizando a organização efetuada pelas coordenadoras Caroline Pedrollo e Claudiana Cruz da Silva.

Durante os dois dias, diversos temas são abordados. Nesta terça-feira, palestrou a coordenadora de Políticas de Saúde e da Violência Doméstica e Sexual da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Carmem Delziovo, abordando o protocolo e a pactuação estadual na atenção às pessoas em situação de violência sexual. Gladis Helena Silva, gerente de Vigilância de Agravos, atuante na Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, também participou da capacitação abordando as Notificações de Violências.

No período da tarde, o delegado de polícia Giovani Angelo Dametto abordou os crimes e o atendimento em delegacia nos casos de violência sexual. O psicólogo da DPCAMI de Caçador, Renato Jesus da Silva, falou sobre a escuta especializada nos casos de violência sexual. Ainda foram abordados o papel da assistência social com a gerente de Planejamento Regional da ADR de Joaçaba, Joviane Colombelli, e Carmem Delziovo encerrou a tarde de trabalhos falando sobre a Atenção Básica.

A capacitação retornará nesta quarta-feira, a partir das 8h30, com diversos outros temas. O evento contou com a participação da juíza de direito da Comarca de Videira, Marta Regina Jahnel; da promotora Maria Regina Dexheimer Lakus Forlin, da vice-prefeita Claudete Nardi Vavassori, do delegado Giovani Angelo Dametto, do comandante da PM de Videira, Ricardo Silva de Souza, do perito médico e legista  do Instituto Geral de Perícias de Videira, Carlos Henrique De Lima Winck, além de diversos secretários municipais de Saúde, professores, conselheiros tutelares e comunidade em geral.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira