Compartilhe


Foto: Josiane Zago / ADR VIdeira

Uma safra dentro da média dos últimos anos. Essa é a expectativa dos produtores de maçã de Fraiburgo apontada durante evento que marcou a abertura oficial da safra no Estado. A cerimônia teve início nos pomares da empresa Pomagri e encerrou em um ato solene no Restaurante Fraiburguense.

O secretário executivo da 9ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Euro Vieceli, representou o governador Raimundo Colombo. Na oportunidade ele mencionou toda a cadeia que acaba sendo beneficiada com a atividade da maçã, além da criação de empregos diretos. “Além da indústria, tem o setor de transportes, o turismo e muitas outras áreas que acabam sendo beneficiadas e Fraiburgo está de parabéns pela brilhante condução nesse processo”, afirmou.

A produção de maçãs movimentou em 2017 mais de 6 bilhões em riqueza para o país, gerando mais de 150 mil empregos diretos e indiretos. Santa Catarina representa 60% da produção nacional, enquanto Fraiburgo fica com mais de 20% dessa produção com uma área plantada superior a 1660 hectares, comercializando um volume superior a 200 mil toneladas.

O presidente da Santur, Valdir Rubens Walendowsky, esteve presente na oportunidade e destacou que além da atividade econômica da fruticultura, outro setor fortemente influenciado pela prática, é o turismo. Ele lembrou que anualmente centenas de pessoas se deslocam a Fraiburgo para colher do pé a própria maçã e se encantar com as belezas naturais dos pomares.

A prefeita Claudete Gheller Matias agradeceu a presença de todos e destacou a importância da união em prol da expansão da atividade. “Tanto na expansão como na defesa da atividade o apoio de todos é essencial. Neste ano, demos um salto muito importante na proteção com a ampliação do sistema antigranizo, mas precisamos fazer cada vez mais“, finalizou.

Estiveram participando do evento o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Maçã, Pierre Nicolas Pérès, deputados federais e estaduais e demais autoridades locais e regionais.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira